Menu

Marcus Viana lança ordem de serviço para construção de galeria em concreto no Igarapé Batista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Alexandre lançou nesta quarta-feira, 25, a ordem de serviço autorizando a construção da galeria modelo BTCC (bueiro triplo celular de concreto) no Igarapé Batista na divisa dos bairros Novo Calafate e Laélia Alcântara. Quando pronta, a galeria terá doze metros de extensão (quatro vezes maior que a ponte de madeira atual) e duas pistas (ida/vinda) e sua instalação não vem exigindo interrupção do trânsito. As obras já começaram e estão em fase bem avançadas. “Queríamos aproveitar o verão”, explicou o prefeito em explanação da obra à comunidade. A execução da obra se dá com recursos obtidos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) somados à contrapartida da prefeitura de Rio Branco.


5ad7f0cc-44f6-41e6-a491-c3c6e4bc235f

Publicidade

O projeto da galeria conta com intervenções acessórias como a pavimentação com CBUQ; iluminação no trecho compreendido entre as rua Nossa Senhora de Fátima e Jerusalém; sinalização viária; passeio público; rampa de acessibilidade, além de guarda-corpo.


Para que o trânsito não fosse interrompido durante a construção da galeria, Marcus Alexandre determinou reforço na ponte de madeira existente no local, uma ação emergencial para garantir o tráfego com segurança entre os bairros Laélia Alcântara, Novo Calafate e Polo Geraldo Mesquita. Todo o trabalho é acompanhado pelo engenheiro responsável pelo projeto, Joselito Nóbrega, da Secretaria de Obras Públicas, assessores da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS) e lideranças comunitárias como presidente da Associação de Moradores do Bairro Laélia Alcântara, o professor Abud Costa.


Presente ao ato, os vereadores Roger Correia e Antônio Morais fizeram referência à estratégica localização da galeria, numa região que sempre foi importante ligação entre os bairros Novo Calafate, Laélia Alcântara e o Polo Geraldo Mesquita, além de outros adjacentes. “A comunidade e nós, que lutamos muito por essa obra, estamos bastante felizes”, disse Morais.


Antes de iniciar a galeria, a Prefeitura fez reparos no madeiramento da ponte para garantir a acessibilidade e segurança dos moradores e motoristas. Além do reforço na madeira, as obras iniciais do acesso definitivo demandaram estudo topográfico para elaboração do projeto.


A ponte do Igarapé Batista é uma das cinco de madeira em que a prefeitura de Rio Branco vai substituir por pontes ou galerias de concreto. “Trata-se de uma obra definitiva, que se junta a outras intervenções importantes nesta região”, disse o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido