Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pinga-fogo com as mulheres que serão candidatas em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Elas serão protagonistas nas eleições à prefeitura da Capital, em 2016. As pré-candidatas Socorro Nery (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB) e Marfisa Galvão (PSD) se encontraram no final de semana no Boi Cagão. Tanto Eliane quanto Socorro, na realidade, se articulam para conseguirem o apoio do PSD. Marfisa, suplente de deputada federal, será, portanto, cortejada pelo PMDB e o PSDB. Mas o importante é constatar como cresceu a participação das mulheres na política do Acre.


Assista ao vídeo com Socorro Nery, Eliane Sinhasique e Marfisa Galvão sobre a disputa na Capital em 2016.

Anúncios


video
play-sharp-fill


Queimação da Casa dos Artistas
O PT tinha dois bons nomes para disputar as eleições à prefeitura de Cruzeiro do Sul, o professor Marcelo Siqueira (PT) e o ex-vereador Zequinha Lima (PP). Queimaram os dois por vaidades pessoais de membros da Casa dos Artistas, que dizem não existir, mas que atua como se existisse.


Não se improvisa
Conheço o suficiente a política de Cruzeiro do Sul. Não há como inventar um candidato do dia pra noite. Mas acho que o PT deveria testar o nome do ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Itamar de Sá (PT). Ele é o homem mais poderoso do Governo do PT, no Juruá. Assim o governador saberia quantos votos Itamar têm e o nível do seu verdadeiro prestígio junto a população.


Léo aos leões
As declarações do senador Jorge Viana (PT) sobre o companheiro deputado federal Léo Brito (PT), ao Globo, comprometem a carreira do jovem político. Afinal, foi pública a reprimenda pelo fato do deputado não ter participado da Sessão de Ética da Câmara dos Deputados, na quinta, 19.


Estratégia
Apesar de Jorge ressaltar que o companheiro petista é ético, a totalidade das declarações, jogam a “batata quente” na mão do deputado. Mas para opinião pública nacional o senador acreano saiu bem da história pedindo aquilo que o país inteiro quer, a cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).


Jogando para a torcida
Jorge Viana é um político competente passado na “casca do alho”. Sabe bem que o momento do PT é terrível para a opinião pública do Acre e do Brasil. Por isso, fica à margem do petismo desenfreado criticando as falhas dos “companheiros”. Não vai enterrar a sua carreira política por “fanatismo partidário”.


Léo rebate Jorge no Globo
Ao mesmo jornal Léo Brito deu a seguinte declaração nesta segunda, 23. “Causa-me estranheza e perplexidade as declarações do Senador Jorge Viana. Ele é uma das poucas pessoas com quem conversei sobre o caso Eduardo Cunha, uma demonstração de respeito, confiança e lealdade. Sabe que vou votar pela admissibilidade. Sabe que haveria reunião do Conselho de Ética e que haveria pedido de vistas, portanto, não haveria votação. Sabe que fui ao Acre na mesma agenda do ministro do Turismo que ele participou, pré-agendada desde o início da semana,” afirmou.


O criador e a criatura
Léo Brito é cria do Jorge Viana. Foi seu secretário de juventude nos seus dois governos do Acre, entre 99 e 2006. Depois o presidente mais jovem do PT acreano. O rapaz foi preparado para se tornar uma liderança política no Estado justamente por Jorge Viana.


Distanciamento
Existe explicitamente vários grupos do PT no Acre. O pessoal ligado ao atual governador Tião Viana (PT) não reza mais a cartilha de Jorge Viana. E Léo, nos mais recentes anos, se alinhou mais ao Tião do que ao Jorge. A fatura chegou…


Minha opinião
Não acredito que o deputado Léo Brito, advogado e professor de direito, irá dar um voto na Comissão de Ética por conveniência política. Ainda mais depois de toda a repercussão nacional pelo fato de fazer parte da Comissão. Portanto, pedir a sua destituição ou fazer ilações antecipadas não é correto.


Bola na arquibancada
Por falar em governo do PT, totalmente desnecessária a reprimenda que o porta-voz de Tião Viana passou no presidente da Fecomércio, Leandro Domingos. Pior ainda afirmar que o modelo econômico do Acre é um exemplo para outros estados. De fato o governador do Piauí elogiou recentemente o modelo acreano. Como o Piauí é um exemplo de progresso social e econômico no cenário nacional os petistas do Acre têm motivos de sobra para comemorarem.


Linchamento público
Se li direito o post de Leandro Domingos estava escrito que o Governo irá pagar o décimo terceiro. Imaginem se o empresário tivesse feito uma crítica verdadeira ao atual Governo? Imagino que poderia ser executado publicamente pelas redes sociais.


Não é preciso tanto
Acho que o atual Governo do Acre erra ao querer ser o protagonista da vida econômica do Estado. Deveria se preocupar mais com a infraestrutura e os segmentos sociais. Melhorar a saúde, a educação, a segurança, as estradas. Deixar a questão da industrialização aos empresários. Essa mistura de capital privado com público é muito estranha. O Governo não deveria se envolver nessas questões.


Debandada
Tem alguns políticos do PT não muito ideológicos. Estão ali por conveniências momentâneas. Acredito que haverá uma debandada da sigla depois das eleições de 2016 se a oposição no Acre se sair melhor. O poder fala sempre mais alto. Quem vai querer ficar se desgastando e perder os cargos? A noite das facas longas se aproxima dessa terra equatorial. Quem viver verá!

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido