Menu

Acre é o 6º estado menos transparente do Brasil, aponta Controladoria-Geral da União

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estado do Acre foi taxado como o 6º estado menos transparente do país. Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU), e fazem parte da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI). Em maio, uma edição semelhante foi apresentada pelo órgão federal.


Nesta edição, segundo a CGU, a pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos, entre eles estados e municípios. A pesquisa contempla todos os estados e suas respectivas capitais, os entes já avaliados na primeira edição da Escala, além de novos municípios selecionados por meio de amostra probabilística definida por sorteio eletrônico. Vale destacar que, do total de municípios desta edição, 105 demonstraram interesse voluntário para serem avaliados pela Controladoria.

Publicidade

A pesquisa apontou que o estado do Acre ficou à frente apenas dos estados do Amapá (zero), Amazonas (1,39), Sergipe (2,08), Roraima e Mato Grosso do Sul (2,5 cada um), tendo nota 3,3% quanto o assunto é transparência das contas públicas. Na contramão, os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal, são os mais transparentes do país.


O ministro-chefe da CGU, Valdir Simão creditou certamente à preocupação de estados e municípios em terem uma “fotografia melhor” na avaliação que a controladoria vem fazendo. “Essa avaliação tem exatamente este objetivo: estimular estados municípios a cumprirem a lei de acesso à informação de forma plena, garantindo para o cidadão e para a imprensa que as respostas sejam dadas num prazo adequado e que sejam satisfatórias”, disse.


Ainda pelo levantamento, na região Norte, o Poder Executivo de 212 cidades passou pela avaliação de transparência. Rio Branco (AC) foi o único município a obter nota 10, enquanto 122 tiraram nota zero. A nota média foi de 1,91. No estado acreano, 17 municípios tiraram nota menor que 2,0.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido