Menu

Briga entre juízes e advogados no Acre deve parar no CNJ

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Advogado repudia conteúdo e diz que iria imprimir nota pública da Asmac antes de ir ao banheiro; Magistrado responde que “esperava mais elegância” da OAB e afirma que  caso pode ir para no CNJ.


Marcos Venicios, da redação ac24horas
Rio Branco, AC

Publicidade

Foi só uma nota pública da Associação dos Magistrados do Acre ser disponibilizada no ac24horas que uma “verdadeira guerra fria” tomou conta das redes sociais na noite desta quinta-feira, 5.


Ao tomar conhecimento do conteúdo em que Asmac afirma que a OAB/AC faltou com a verdade ao sair em defesa de uma advogada que não teria sido recebida por um juiz no mês passado, o advogado André Neri, Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado da OAB, usou a sua página no facebook para dizer que iria “imprimir uma via antes de ir ao banheiro”, enfatizando ainda que o pronunciamento era no “estilo não me toque senão dou chilique”.


Minutos após o comentário, o presidente da Asmac, juiz Giordane Dourado, respondeu a alfinetada do advogado afirmando que “esperava mais elegância”. “Esse é o respeito da advocacia com a magistratura do Acre? Sinceramente, esperava mais elegância do senhor, disse o magistrado.


Logo em seguida, André Neri retrucou, enfatizando que a nota dos magistrados “é um ultraje” contra a advocacia. “Respeito é uma balança, dr. Quando falta de um lado, desequilibra do outro. E tenha certeza que meu repúdio à nota – além de ser pessoal – ñ se estende à magistratura, seja ao ofício ou à pessoa. O tempo em que autoridades limitavam os direitos profissionais dos advogados, fazendo o que bem entendem da forma que bem entendem, constitui um arbítrio que não se pode repetir nos dias de hoje. A nota é um ultraje!”, dispara o advogado.


Inconformado com a resposta, Giordane Dourado revelou que o conteúdo do comentário do advogado já seria de conhecimento da diretoria da Asmac e até mesmo da presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Cezarinete Angelim. “Saiba que a magistratura está indignada. A campanha para a presidência da OAB/AC não pode servir de motivo para o achincalhe dos magistrados. E aqui encerro o debate, que prosseguirá em juízo”, respondeu Dourado.


Ao encerrar a dicurssão com o magistrado, o advogado enfatiza seu repudio contra nota da Asmac e afirma que “as dores pessoais do magistrado não devem servir de combustível para ataques institucionais desapegados da verdade, contra a OAB e sua diretoria”.


Ao ver a repercussão do caso, o Conselheiro Federal da OAB, Erick Venâncio, saiu em defesa de Neri alfinetando o magistrado. “Chamar o presidente da OAB de mentiroso e politiqueiro não tem problema. É legítimo e institucional. Aliás, a eleição da OAB desperta um sentimento em alguns alienígenas que nem mesmo em nós advogados aflora. Alguns, que nada têm a ver com a advocacia, chegam até mesmo a procurar jornalistas para dar pitacos sobre eleições de ordem”, finaliza.


A reportagem do ac24horas procurou o Giordane Dourado para comentar o caso. Segundo ele, o comentário do membro da OAB “foi lamentável e chulo”.


“A ASMAC e o TJ estão avaliando o caso para posterior encaminhamento. O advogado André Neri é membro da diretoria da OAB/AC, razão pela qual o que ele comentar será indissociável da própria instituição. Além disso, o advogado Erick Venâncio, Conselheiro Federal da OAB/AC, também manifestou no Facebook apoio ao comentário de Andre Neri.  Participarei a situação à ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, para cientificá-la dos ataques da OAB/AC à magistratura do Acre”, informou Dourado.


O magistrado disse ainda que os advogados citado “querem fazer campanha utilizando ataques a magistrados como meio de projeção da candidatura”, destacando que na época do ex-presidente Florindo Poersch esse tipo de situação não ocorreria. “Não imagino isso acontecendo na época do advogado Florindo. Ele tinha uma postura forte, enérgica, mas era elegante e respeitoso, como um líder deve ser”.

Publicidade

A reportagem não conseguiu tentou contatar os advogados André Neri e Ericl Venâncio para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria, não havia conhecido. O presidente da OAB também não foi encontrado.


Segue o Link da postagem: https://www.facebook.com/andre.neri.7/posts/883632728379801


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido