Conecte-se agora

Audiência debaterá PEC da gratuidade do ensino público na Aleac

Publicado

em

Uma audiência pública que acontecerá na sexta-feira (5), a partir das 9h, no plenário da Aleac, debaterá a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que especifica que o ensino superior na rede pública será gratuito apenas nos cursos regulares de graduação, mestrado e doutorado. O deputado federal Sibá Machado (PT) presidirás os trabalhos.

A aprovação da proposta na CCJ da Câmara dos deputados gerou polêmica no meio acadêmico. De acordo com o autor, deputado Alex Canziani (PTB-PR), o objetivo é excluir do princípio constitucional da gratuidade as atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, assim como os cursos de especialização.

Segundo informações da equipe do deputado Sibá Machado, há equivoco na interpretação da PEC. “É preciso separar o que é Mestrado acadêmico de um Mestrado profissionalizante. A PEC 395/14 trata exclusivamente dos mestrados profissionalizantes. O Brasil precisa melhorar sua Legislação para avançar em inovação”, destaca a assessoria de Machado.

O deputado estadual Jonas Lima (PT), que participará do evento, destaca que, “para ter inovação, é preciso aproximar a empresa Inovadora da Universidade. Todo esse Arcabouço de Leis já foi tratado na PEC 85/15 (já em vigor) e agora sendo tratado do PL 77/15 em tramitação no Senado. Que busca facilitar o Trabalho do Pesquisador Brasileiro”.

O petista destaca que o Mestrado/Doutorado Acadêmico na forma que todos conhecem, é geral, público, gratuito e para todos (desde que aprovado na seleção). e neste caso a PEC 395/14 não mexe. Já o Mestrado profissionalizante tratado pela PEC 395/14, é para atender apenas as demandas das empresas em avanços Tecnológicos.

“Não se mistura com os Mestrados Acadêmicos. São cursos para formar turmas únicas. Ou seja: se uma empresa quer formar um Grupo de 20 engenheiros em uma nova tecnologia de motores, essa empresa contrata a universidade e paga a conta. Do contrário, importará engenheiros de outros países. É preciso esclarecer esta questão”, finaliza Jonas Lima.

Anúncios

Cotidiano

Operação Verde Brasil prendeu 4 pessoas e autuou 17 no Acre, Amazônas e Rondônia

Publicado

em

Em apoio às ações do Comando Conjunto Amazônia, o 9º Distrito Naval realizou ações de inspeção e patrulha naval em diversos rios dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, em apoio a agentes.

Simultaneamente, diz o Ministério da Defesa, ocorreram ações preventivas de combate a incêndios florestais e queimadas, abrangendo várias localidades dos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Nesse contexto, inspecionaram e vistoriam 94 embarcações, das quais quatro foram apreendidas e 17 autuadas, além da revista de 1.147 veículos.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco e Atlético entram em campo neste sábado pelo Brasileirão da Série D

Publicado

em

Dois dos três clubes que representam o Acre no Campeonato Brasileiro da Série D estarão em campo neste sábado, 25. Em casa, na Arena Acreana, às 17 horas, o Atlético vai enfrentar o Bragantino (PA), após empatar fora de casa com o Ji-Paraná (RO) em 1 a 1.

A partida vai marcar a estreia do treinador Everton Goiano como comandante do banco de reservas do Galo Carijó, Everton conhece bem o futebol acreano, já que treinou o Rio Branco no ano de 2013.

Falando em Estrelão, neste sábado, o Rio Branco encara o Fast Clube, em Manaus, pela segunda rodada. As duas equipes venceram na estreia da competição.

Apesar da diretoria do Rio Branco ter anunciado a chegada de cinco reforços para a equipe, os jogadores não foram regularizados e ainda não estarão disponíveis para serem usados pelo técnico Celso Teixeira.

A partida, que será disputada no estádio da Colina, em Manaus, acontece a partir das 17 horas.

O Galvez, atual campeão acreano, e terceiro representante do Acre na competição, entra em campo neste domingo, 27, contra o Independente do Pará. A partida será disputada no estádio Navegantão, em Tucuruí, interior paraense.

Continuar lendo

Cotidiano

Um dos carros roubados de família em chácara é encontrado abandonado no Bujari

Publicado

em

Um dos veículos roubados durante assalto ocorrido a uma família que estava numa chácara na região do Calafate, na noite dessa quinta-feira, 24, em Rio Branco, foi localizado pela polícia. O carro, modelo Fiat Palio de cor prata, placa QLU-8910, foi encontrado abandonado no município do Bujari na manhã desta sexta-feira (25).

A área onde o carro estava foi isolada para os trabalhos de perícia e em seguida o veículo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para ser restituído ao proprietário.

A polícia acredita que os outros dois veículos podem ter passado a fronteira e podem está na Bolívia por se tratar de carros de luxo, pois a última vez que os veículos Hilux de cor preta de Placa NAA-5000 foi visto foi por volta das 22h53min na Via Verde e o veículo modelo Corolla de cor prata QLY-9749, por volta das 23h53min, na Avenida Amadeo Barbosa.

Continuar lendo

Cotidiano

Bando que rendeu família e roubou veículos, bebeu cervejas e levou até bolo

Publicado

em

A ousadia dos criminosos surpreendeu na noite dessa quinta-feira, 24, em Rio Branco. À reportagem do ac24horas, a polícia informou detalhes da ação em que o empresário teve sua esposa e filhos rendidos, amarrados e colocados dentro de um banheiro durante assalto na chácara localizada no Ramal do Polo Geraldo Mesquita, região do Calafate.

Ocorre que além dos vários pertences e dos três veículos roubados, os bandidos, que estavam armados, encapuzados e com roupas pretas, além de terem ameaçado as vítimas de morte e revirado toda a casa, tomaram cervejas, e ainda levaram um bolo da casa. Eles também usaram luvas durante toda a ação.

Tudo isso durou aproximadamente 6 horas dentro da casa do empresário, que nada pôde fazer estando amarrado dentro do banheiro. À polícia, a família alega que não houve agressão por parte dos criminosos. As forças policiais do Estado do Acre seguem nas ruas em busca de prender os bandidos, que até a publicação deste material, ainda não foram presos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas