Menu

Aos moradores da região do Amapá, prefeito Marcus Alexandre entrega 17ª unidade de saúde de sua gestão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, entregou na manhã desta quinta-feira, 5, a décima sétima unidade de saúde desde que assumiu a prefeitura. A UBS Ana Rosa de Amorim leva esse nome em homenagem a Dona Santana, uma importante líder comunitária da região, que foi também parteira e missionária católica.


unnamed

Publicidade

Da solenidade de entrega da nova UBS do Amapá participaram o secretário municipal de Saúde (Semsa), Oteniel Almeida, o deputado estadual Daniel Zen, representando o presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), Ney Amorim, os vereadores Manoel Marcos e Graça da Baixada, além do presidente da Associação de Moradores e Produtores do Amapá, Jânio Moreira.


De Porte I, a Unidade Básica de Saúde Ana Rosa de Amorim tem capacidade para atender quatro mil e quinhentas pessoas por mês e contará com um médico, um dentista e uma enfermeira, além de um auxiliar de saúde bucal e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS).


unnamed (1)


A nova UBS em prédio próprio substitui a antiga unidade da região que ficava em um imóvel alugado. Faz parte da política da prefeitura de Rio Branco instalar as unidades de saúde em um local apropriado, proporcionando melhores condições de atendimento aos usuários e um melhor ambiente de trabalho para os servidores.


O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, explicou que é parte da política da gestão do prefeito Marcus Alexandre homenagear lideranças comunitárias, daí o nome da nova unidade de saúde. Ele também destacou a importante parceria com o governo do Estado e o governo federal para realizar e concluir a obra.


O secretário destacou ainda que, ao todo, são treze unidades de saúde que a prefeitura de Rio Branco está tirando do aluguel. “A meta é entregar até o final da gestão do prefeito Marcus Alexandre vinte e sete novas unidades, substituindo todas as unidades alugadas, além dos novos investimentos que também estão sendo feitos”.


unnamed (2)


O presidente do Amapá, Jânio Moreira, disse que a comunidade está realizando um sonho ao receber do prefeito Marcus Alexandre a nova UBS. Ele destaca que além das mais de mil famílias da comunidade que são atendidas, pessoas também da Transacreana, do Benfica e até da Vila Acre e do Santa Inês costumam utilizar os serviços oferecidos pela prefeitura.


Dona Terezinha, sobrinha de Dona Santana e uma importante liderança comunitária, lembrou os avanços e conquistas da comunidade nos últimos anos. Outra liderança importante, o Seu Quintela, um dos primeiros moradores do Amapá, fez questão de parabenizar o trabalho que é realizado pela “equipe de primeira” da UBS.


“Temos que agradecer a muitas pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui, como a Presidente Dilma e o governador Tião Viana, que tem nos auxiliado muito a continuar trabalhando e ajudando as pessoas”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Publicidade

Menos um imóvel alugado


A antiga unidade funcionava em um imóvel alugado próximo a esta que foi entregue à população. O novo prédio da UBS é mais um importante passo dado no sentido de entregar imóveis alugados onde funcionam unidades de saúde que passam agora a funcionar em imóveis próprios com todas as condições de infraestrutura, construídos no padrão exigido pelo Ministério da Saúde.


O secretário Oteniel Almeida frisou que o serviço médico e odontológico é facilitado nas unidades construídas nos padrões do Ministério da Saúde. Ele cita como exemplos o tamanho, ventilação, iluminação e acesso dos consultórios. “Nas novas unidades o tamanho dos consultórios médicos é padronizado –  9 metros quadrados, e ficam logo no início das unidades. Em casas alugadas nem sempre esse padrão pode ser atendido”, relata Oteniel.


Quem foi Dona Santana?


Ana Rosa de Amorim, a Dona Santana, faleceu em agosto deste ano, aos 98 anos e era conhecida em toda a comunidade do Amapá. Nasceu em Limoeiro do Norte/CE e veio com sua família para o Acre. Foi seringueira, agricultora, missionária católica e parteira tradicional.


Foi, primeiramente, se instalar no seringal Nova Olinda, em Sena Madureira. Casou-se, teve 11(onze) filhos, criou todos eles, e juntos ajudaram a desenvolver a comunidade do Amapá, lutando por estradas para facilitar o escoamento da produção agrícola.


Dona Santana aprendeu com sua mãe a arte do parto e já no seringal Nova Olinda realizou os partos de quase toda uma comunidade, se tornado referência como parteira tradicional na floresta.


Dona Santana teve 31 netos, 52 bisnetos e 16 tataranetos, vivendo plenamente seus 98 anos de idade até falecer em decorrência da idade avançada.


A Unidade de Básica de Saúde do Amapá dispõe dos seguintes ambientes:


Acesso Coberto


Recepção/ Espera


Administração


Farmácia/estocagem de medicamentos


Almoxarifado


02 Consultórios de Clínica Médica


01 Consultório Odontológico


Sala de Imunização


Sala de Curativos


Sala de Observação/Coleta/Procedimentos


Sala de Reuniões/ACS (Agente Comunitário de Saúde)


Sala de Esterilização


Expurgo


Copa


DML


Sanitários acessíveis


Jardim


Bicicletário


Estacionamento


Equipe de Primeira


O trabalho da equipe de profissionais da UBS Dona Santana é reconhecido por toda a comunidade. Seu Quintela, que chegou na região do Amapá em 1938, sendo um dos seus primeiros moradores, exaltou o trabalho dos profissionais de saúde da unidade afirmando que se trata de uma “equipe de primeira” que atende ali.


O tratamento e o carinho que os profissionais têm com as pessoas já fez fama. Dona Silvânia Freitas é moradora do Ramal Santa Helena há treze anos e garante que além dos moradores da própria região, muitas pessoas da Transacreana, do Benfica, da Vila Acre e até do Santa Inês buscam atendimento na UBS do Amapá.  


Comunidades e ramais atendidos pela UBS do Amapá


Piçarreira


Pica-Pau


Santa Helena


Rodo


Dez


Evandro


Riozinho


Gurgel


Santa Lúcia


Amapá 2


Ações para a Comunidade


A entrega da UBS Ana Rosa Amorim faz parte de um conjunto de ações que a prefeitura de Rio Branco realiza na região do Amapá, que conta com mais de mil famílias residentes, sendo uma das comunidades mais importantes do Segundo Distrito.


Uma dessas ações realizadas pela prefeitura foi o reforço na iluminação na região, garantindo mais segurança aos moradores como no caso dos professores e estudantes da Escola Luiz Azevedo que fica próximo à nova UBS.


Além disso, a prefeitura de Rio Branco, através do Departamento de Ramais da Emurb, também realizou importantes melhorias no Ramal do Gurgel, outro pedido feito pela associação de moradores e produtores.


A construção de um abrigo de ônibus para a comunidade foi um outro pedido atendido pela prefeitura de Rio Branco, o que garante mais qualidade de vida aos moradores da região.


O que disseram…


“Com essa Nova UBS, ficou muito melhor. Porque agora está no meio do bairro, está mais perto e centralizado. Muito mais prático sermos atendidos aqui”.


Silvânia Freitas – moradora do Ramal Santa Helena


“Com essa nova unidade de saúde que a prefeitura de Rio Branco está entregando aqui vamos poder atender mais de mil famílias que residem nos ramais, trezentas delas somente nessa nova comunidade do Amapá 2”.


Jânio Araújo Moreira – presidente da Associação de Moradores e Produtores do Amapá.


“Já avançamos muito. Antes, não tínhamos sequer um módulo de saúde e, por isso, só temos que agradecer o carinho do prefeito Marcus Alexandre por estar nos entregando uma unidade de saúde com essa qualidade”.


Dona Terezinha – sobrinha de dona Santana e liderança comunitária do Amapá.


“Essa homenagem que a prefeitura de Rio Branco faz à minha mãe é muito justa porque ela lutou muito por essa comunidade e a partir de agora o nome dela vai ser sempre lembrado”.


Maria de Nazaré – filha de Dona Santana


“Essa equipe aqui dessa unidade de saúde é de primeira”.


Seu Quintela – um dos primeiros moradores da região do Amapá


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido