Menu

Afastado da prefeitura, Jonas Dales volta a vida de balconista de farmácia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Afastado do cargo desde a última quinta-feira (29), o prefeito Jonas Dales, do município de Acrelândia, localizado cerca de 100 km da capital, voltou a vida de balconista de farmácia. Desde ontem (3) que ele atende no balcão da Drogaria Brasil. Acusado por improbidade administrativa e de dificultar o trabalho de investigação da Justiça, o petista está proibido de entrar nos órgãos públicos e de ter acesso a qualquer tipo de documento.


unnamed

Publicidade

Em entrevista a um site local da cidade de Acrelândia, o prefeito afastado disse que até que seu recurso seja julgado – ele espera reverter decisão da Justiça – ele vai passar o tempo atendendo aos clientes.


Embora a banca de advocacia tenha agido rápido no pedido de reforma da decisão que lhe tirou do cargo por 60 dias, a situação não é tão simples assim.


Em seu relatório, o desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre, levou em consideração que a manutenção de Jonas Danes, no cargo de Chefe do Executivo, “prejudicará a instrução dos procedimentos investigatórios instaurados no âmbito da Promotoria de Justiça”. Ainda segundo o processo, o referido prefeito vem utilizando a máquina administrativa para impor a sua vontade.


O promotor de Justiça da Cidade, Teotônio Rodrigues Júnior, que solicitou o afastamento por 180 dias, classificou a decisão de afastar o prefeito do cargo, como “urgente e imperiosa”, o prefeito é acusado entre outras coisas de impor pressão nas pessoas para dificultar o acesso da Justiça a provas que podem mantê-lo longe da gestão municipal por muitos dias.


PREFEITO FICHA SUJA – Desde que assumiu a gestão municipal em janeiro de 2013, Jonas vem acumulando processos por improbidade administrativa. Essa é a segunda vez que ele é afastado da sua cadeira somente esse ano. Em janeiro, por força de liminar, o prefeito também foi afastado por descumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente nas ações de manutenção do Conselho Tutelar do município.


O OUTRO LADO:
O prefeito vem evitando falar com a reportagem do ac24horas. Ele não atende as chamadas feitas para o seu telefone particular. Em entrevista a um site da cidade, o gestor disse que está tranquilo e que acredita em sua absolvição nos casos por improbidade administrativa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido