Menu

Silvano Santiago é acusado de fornecer informações falsas para obter registro de chapa na OAB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

quente_01O clima de paz na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre parece ter chegado ao fim. Declarações pelas redes socias evidenciam uma verdadeira guerra entre oposicionistas e situacionistas.


É que a Chapa Uma Ordem para Todos, que tem à frente o atual presidente da OAB/AC, Marcos Vinicius Rodrigues, impugnou o pedido de registro de candidatura do advogado Silvano Santiago em razão de inúmeras irregularidades.

Publicidade

Cada chapa que concorre à OAB/AC deve apresentar 76 nomes, todos com mais de 5 anos de inscrição, quites com a tesouraria e que não tenham sofrido sanções ético-disciplinares. Todos esses nomes devem autorizar formal e expressamente a sua inclusão na chapa.


Segundo a impugnante, a chapa apresentada por Silvano Santiago e Sanderson Moura contém uma série de vícios, dentre os quais a inclusão de pessoas com menos de cinco anos de inscrição, 28 advogados inadimplentes e 25 advogados que não autorizaram a inserção de seus nomes na chapa.


Porém, segundo a chapa impugnante, o mais grave é a suspeita de que Silvano Santiago tenha prestado declaração falsa à Comissão Eleitoral, quando incluiu pessoas que se negaram a autorizar a sua participação na chapa.


De acordo com o coordenador da campanha Uma Ordem Para Todos,  o conselheiro federal da OAB, Erick Venâncio, diversas pessoas já firmaram declarações informando à Comissão Eleitoral que jamais autorizaram ou sequer foram consultadas a respeito da inclusão de seus nomes na chapa de Silvano.


“Quem pratica tais atos contra a Ordem não pode se pretender seu dirigente. Cumprir a lei e os normativos internos da OAB é o mínimo que se pode esperar de quem queira ocupar a presidência da Ordem. Já superamos o tempo em que a OAB/AC compactuava com ilegalidade.”, conclui Erick.


Por outro lado, o advogado Silvano Santiago, cabeça da Atua OAB, acusa o grupo de Vinicius de querer se “perpetuar” no poder. Pelo Facebook, Santiago pregou alternância de poder na Ordem ao pedir apoio dos colegas.


“Parece que a nossa chapa Atua OAB está preocupando a chapa situacionista. Eles fazem impugnações porque não querem eleições, querem uma homologação apenas, pois, sem chapa concorrendo, não correm risco e continuam se perpetuando no poder! Colegas advogados e advogadas, vamos garantir a democracia na nossa Ordem, alternar o poder é salutar. Pernicioso é o poder que se petrifica”


A Comissão Eleitoral abriu prazo para que a chapa de Silvano regularizasse o seu pedido de registro, porém, segundo a coordenação da campanha Uma Ordem Para Todos, as irregularidades persistem.


A impugnação será julgada pela Comissão Eleitoral em sessão pública a ser realizada na próxima semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido