Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Vagner Sales e Major Rocha em pinga-fogo sobre sucessão de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Talvez o município que esteja mais adiantado no seu processo pré-eleitoral para 2016 seja Cruzeiro do Sul, o segundo maior do Acre. Isso porque o deputado federal Major Rocha (PSDB) lançou a pré-candidatura, em agosto, do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). Um mês depois, o atual prefeito Vagner Sales (PMDB), indicou como candidato à sua sucessão, o ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PMDB). A pretensão dos dois partidos de oposição de lançarem um cabeça de chapa para as eleições municipais em Cruzeiro do Sul gerou muitas intrigas de bastidores. As principais envolvendo uma disputa justamente entre Vagner e Rocha. Nesta sexta, 30, o prefeito e o deputado federal se encontraram na Convenção Estadual do PMDB, em Rio Branco. Eles toparam fazer um debate à coluna sobre os seus candidatos e a possibilidade de união em torno de candidatura única.


Assista ao debate entre Vagner Sales e Major Rocha sobre a disputa eleitoral de Cruzeiro do Sul.

Anúncios


video
play-sharp-fill


O renascimento do PMDB
Quem participou da Convenção do PMDB que reconduziu à presidência regional o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) deve ter se surpreendido. Não só pelo número de militantes em pleno feriado prolongado, mas pelo novo ânimo dos seus filiados.


Fênix
Depois de um período ruim o PMDB parece ter renascido das cinzas. Além de ter pré-candidatos a prefeitos em 18 dos 22 municípios acreanos, a sua convenção, atraiu importantes lideranças da oposição de outros partidos como Major Rocha, senador Petecão (PSD) e Bocalom (DEM).


Ânimo de menino
O deputado federal Flaviano Melo, que já foi governador, prefeito da Capital e senador estava muito entusiasmado. Atendeu um a um os pré-candidatos do partido de Rio Branco e do interior. Depois de passar por uma recente intervenção cirúrgica cardíaca Flaviano se diz pronto para a luta de 2016. Parece que está iniciando a sua carreira política.


O novo PR
O advogado cruzeirense Tarcito Batista assumiu realmente a presidência do PR no Acre. O ex-deputado Ilderlei Cordeiro conseguiu manter o partido na oposição. O PR era pretendido por alguns políticos da FPA.


Índio quer mais do que apito
O professor da aldeia Asaninka do Apiwtxa, Isaac Pianko (PMDB) terá o apoio das principais lideranças do partido para ser candidato a prefeito de Marechal Thaumaturgo. Segundo o que me informaram, o indígena tem grandes chances em 2016 de vencer a parada.


Sem racismo
Na Convenção do PMDB dois pré-candidatos a prefeitos eram muito comentados e geraram brincadeiras. A pré-candidata do Quinari, Inês Wosniack (PMDB) ficou conhecida como a “Loira do Flaviano”. Já Francisco Bessa (PMDB), o gari do Bujari, de “Negão do Flaviano”. Tudo numa verdadeira integração racial.


Confirmação já prevista
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) teve a confirmação do seu nome como pré-candidata à prefeitura de Rio Branco durante as convenções. Dentro do PMDB é unanime as pretensões do 15 voltar às ruas com candidatos majoritários.


Alianças quase certas
Presente a convenção do PMDB, tudo indica que o senador Petecão irá apoiar a candidatura do partido na Capital. No interior o PSD terá alguns nomes na disputa. O PP é outro partido que deverá apoiar o PMDB em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.


Bocalom de volta ao trono
O DEM também realizou a sua convenção estadual. O ex-prefeito de Acrelândia, Bocalom irá continuar a presidir o partido no Acre. Os filiados do DEM se articulam para a disputa de 2016 em todo o Estado. Evidentemente que um dos temas da convenção foi a candidatura de Bocalom a prefeito.


Circulando
O deputado estadual Jenilson Leite (PC do B) trouxe sangue novo ao PC do B. Além da sua liderança natural em Tarauacá, Jenilson tem circulado todo o Estado organizando o partido para as eleições municipais de 2016.


No Alto Acre
Jenilson aposta na eleição do empresário Jesus Pilique (PC do B) em Assis Brasil. Ele estará no sábado à noite, 31, no município acompanhado da ex-deputada Perpétua Almeida (PC do B) lançando o nome do empresário como pré-candidato. Jenilson acha que Pilique pode unir a FPA no município.


Campeão de participação
Pelo que tenho acompanhado os trabalhos na Câmara Federal, o Major Rocha é o parlamentar acreano que mais tem ocupado a tribuna da Casa. Ao contrário dos acomodados, Rocha chega cedo para se inscrever e ocupar a tribuna da Casa Federal para omitir as suas opiniões.


Mais mulheres na Capital
Acredito que a chapa à reeleição do atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), terá uma mulher como vice. Seria o natural já que na oposição duas candidaturas femininas já despontaram, de Eliane Sinhasique e Socorro Nery (PSDB). Nesse caso, dois nomes disponíveis seriam da atual super-secretária de Tião Viana (PT), Márcia Regina (PV) e da ex-deputada Perpétua Almeida. A quantidade de mulheres disputando os cargos majoritários no Acre mostra as mudanças do tempo. O lugar da mulher é sim na política e em qualquer outro lugar que quiser. Essa discriminação de gênero está ultrapassada. O que importa é a capacidade das pessoas e não o seu sexo.

Anúncios


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido