Menu

Pesquisar
Close this search box.

“O PT vai ter dificuldades na campanha de prefeito, os empresários estão quebrados”

barco_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Esta frase do título é de um empresário que mantém diversos tipos de negócios com as administrações petistas nos últimos 17 anos de poder do partido no Acre. Vou explicar o caso, meus três leitores. Eu relutei em falar sobre este assunto até porque fui convidado para um bate-papo com um punhado de empresários que apesar de demonstrarem revolta e reclamarem do acumulo das dívidas do Estado com suas empresas, não autorizaram a divulgações de seus nomes com medo de o “governo ampliar o calote como forma de represália”. Eles alegam que não estão sendo valorizados pelo chefe do executivo, mesmo cultivando uma estreita relação com os últimos ocupantes do Palácio Rio Branco.

Anúncios


“O PT vai ter dificuldades na campanha de prefeito, os empresários estão todos quebrados. Nós contribuímos de forma decisiva nas últimas eleições”, disse o empresário que convidou este blogueiro para um café da manhã. Questionei se esta contribuição foi financeira e alertei que as doações de pessoas jurídicas acarretaram diversos problemas para o PT, inclusive para o atual governador que foi citado por um delator por receber uma quantia de dinheiro de uma empesa envolvida no Petrolão. “Jornalista, você não é ingênuo, não queira passar por desentendido para estas pessoas que estão na mesa. Você sabe perfeitamente que muitas doações de campanha jamais serão declaradas”.


Questionei qual seria o motivo do convite, já que não denunciariam com documentos e provas de suas acusações contra Estado. “Você é muito apressado. Acha mesmo que entramos em um jogo sem conhecer os jogadores. Acredite, nós estamos movimentando a política bem antes de você sonhar em escrever num jornal. Da mesma forma que analisamos os nomes para apostarmos politicamente, estamos conhecendo melhor sua forma de agir”, disse o empresário. Eu retruquei: parece que a análise de vocês não foi a mais acertada na última partida que bancaram, caso contrário, não estariam reclamando de calote, (risos dos empresários). “O juiz ainda não apitou o final da partida, caro jornalista, aguarde e verá”.


O bate-papo durou mais de duas horas, com direito a flashback de acontecimentos políticos das últimas eleições, quando alguns empresários demonstraram que não são partidários. Um conhecido empreiteiro falou e não pediu segredo da seguinte frase: “você acha mesmo que numa eventual vitória do Márcio Bittar nas últimas eleições, nós não estaríamos no lado dele? Claro que estaríamos. Não somos políticos, somos homens de negócios”. Antes de sair do local, indaguei qual seria a possibilidade de uma reportagem para falar da difícil situação financeira de suas empresas. O anfitrião voltou a pedir calma, disparando um batido ditado popular: “o apressado come cru”.


heitor_01Um alerta importante de quem conhece o assunto
Durante a entrega da nova medicação para tratamento dos portadores de Hepatites C, na quarta-feira (28), o deputado Heitor Júnior (PDT) fez um alerta para a necessidade do exame de Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais. Ele acredita que a descoberta do vírus através do teste rápido evitaria que os pacientes eliminassem a necessidade de transplante na maioria dos casos. Estatísticas apresentadas pelo parlamentar revelam que, em 28 dias, nove portadores de hepatite morreram no Acre.


“Nós poderíamos zerar esta fila em seis meses, se tivéssemos uma campanha mais agressiva de conscientização da população para os riscos do vírus e a necessidade da doação, mas esta conscientização requer que a sociedade tenha sensibilidade para doar órgãos. Sei que não é fácil, mas podemos trabalhar numa campanha ampla”, disse Heitor Júnior, ao destacara que o novo medicamento evitará o sofrimento do tratamento convencional em combate à Hepatite C. “Sem dúvida um grande ganho para a saúde pública do Estado.”


 fera_01“É um direito democrático do PSDB apresentar candidatos”
Disse o prefeito Vagner Sales (PMDB) ao fazer um comentário sobre o lançamento de pré-candidaturas para disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. “Não quero polemizar com o deputado Rocha, ele tem o direito de defender seu candidato, de apresentar um nome de seu partido. Isso faz parte do jogo democrático, só não aceito levar a culpa por derrotas de candidatos que disputaram o governo do Acre. Não fui eu quem foi derrotada. Nunca pedir uma eleição em Cruzeiro do Sul. Fui o mais votado para vereador, em todas as minhas eleições para estadual fui o mais votado. As três vezes que Antonia Sales concorreu foi a mais votada. A deputada Jéssica Sales foi eleita em 40 dias de campanha. Já derrotei muitos, inclusive o atual candidato do PSDB, quando disputou com apoio do PT e das obras do Ruas do Povo. Se Henrique não conseguiu ser eleito com toda estrutura do governo, não vai ser sozinho que vai conquistar o mandato de prefeito”, dispara o Leão do Juruá.


MILHO_01Luiz Gonzaga volta questionar: “cadê o milho?”
Será que tucano também é chegado a milho? Um que tem o ninho na Aleac não para de perguntar pelo paradeiro de 600 toneladas de milho que sumiram misteriosamente do silo graneleiro de Brasileia. Luiz Gonzaga destaca que “a situação dos nossos agricultores está muito difícil, eles estão no maior desespero porque está finalizando o verão, mas as máquinas ainda não entraram na área rural para recuperar os ramais. Para acabar de completar a situação, os pequenos produtores ainda estão sendo roubados dentro de estruturas construídas e administradas através de parcerias público/privadas. Cadê o milho, governador?”. O tucano suspeita que as galinhas dos projetos econômicos sustentáveis do governo comem mais que as caipiras. Ô apetite voraz.


Mais uma ideia de gênio para nossa economia


genios_01
Não me canso de admirar a capacidade criativa dos nossos políticos. Através de boas práticas ambientais, o nosso governador ensinou ao mundo como se cria peixe, frango, porcos, (e retira madeira legalmente das florestas) transformando o Acre na capital mundial da economia sustentável, modelo para os EUA, Alemanha, China, França, Peru, Itália, Israel e Marte. Mas ele não está só. A cada dia novas mentes brilhantes são reveladas na política do Estado mais invejado no Brasil. Jairo Carvalho (PSD), deputado do partido de Petecão, o senador com a maior cabeça da bancada federal acreana, apresentou a iluminada ideia do programa lamparinas do povo, como nova fonte de energia para os pobres.


“O governo vai mudar a alíquota do ICMS para arrecadar mais. Porque acredita que a cobrança está defasada. Quer arrecadar mais do povo pobre, da baixa renda. Se preparem para voltar a época da lamparina. O governo do Acre tem que fazer uma fábrica de lamparinas, porque ninguém aguenta mais pagar esta tarifa extorsiva de energia elétrica que é cobrada no Estado. é uma falta de vergonha na cara, estão querendo matar o povo, só pode ser. Para os pobres não ficarem na escuridão completa, o nosso governador poderá abrir esta fábrica inovadora. Provavelmente vai ser modelo para vários países que acreditam nesta falsa sustentabilidade pregada pelo governo do PT”.


Flaviano_01PMDB realiza convenção estadual na sexta 30
Dirigentes e filiados do PMDB realizam na manhã de sexta-feira (28), a convenção estadual para escolha dos novos dirigentes e inauguração das novas instalações da sede do partido, na Avenida Antônio da Rocha Viana, número 2.237 – Vila Ivonete. O presidente regional, o deputado federal Flaviano Melo, deverá ser reconduzido ao cargo, já que apenas uma chapa de consenso foi inscrita na disputa eleitoral peemedebista. Flaviano Melo faz questão de destacar que o PMDB do Acre é oposição ao PT, mesmo que a executiva nacional faça parte do governo Dilma Rousseff. “Não faço parte do grupo político que governa com o PT. O nosso PMDB é oposição, uma direito democrático de escolher caminhos que é amplamente pregado no maior partido do Brasil”.


prefeito_01Quero encomendar uma pesquisa
Será que se eu pagar por uma pesquisa de intenção de votos, apareço como favorito para prefeitura de qualquer um dos 22 municípios? Acredito que sim, já que nas últimas realizadas, sem precisar de registro na Justiça Eleitoral, candidatos diferentes aparecem liderando na aferição de cada um dos institutos contratados pelos postulantes das cadeiras de prefeito. Nem entendo porque tanta gente quer ser prefeito, já que as projeções econômicas não são nada animadoras para os próximos anos. É uma aposta complicada para se fazer, mas quem não arrisca não petista, quem sabe as coisas mudem e os próximos prefeitos colecionem realizações invés de processos por improbidade administrativa.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido