Menu

Urna não apurada muda resultado das eleições para Conselheiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

20151005173144


Nas eleições para escolha dos conselheiros dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Rio Branco (AC) ocorridas no domingo, 04 de outubro, teve candidato que dormiu eleito e perdeu o mandato no outro dia devido a não apuração de uma das urnas da Escola Estadual Mário Oliveira. Na capital, 54 candidatos disputaram 15 vagas para CMDCA.

Publicidade

A assistente social Dilainne Vieira, 22 anos, que havia sido consagrada a candidata mais votada, com 947 votos, desceu para o segundo lugar após a apuração da urna faltosa. Embora a mesma tenha contabilizado ainda 17 votos a mais não possível permanecer no topo. A candidata totalizou 964 votos.


Já o segundo colocado, Severo Morais saltou dos 944 votos para 970, liderando a votação. A candidata Andrea Lima que ocupa o último lugar com 347 votos acabou perdendo a vaga para a concorrente Graziele que obteve 356 votos.


Candidatos descontentes alegaram sumiço de urna


Alguns candidatos descontentes alegaram – ao saber da mudança – que a tal urna teria sumido e aparecido nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 05. Em contato com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a reportagem foi informada que a acusação não procede e, segundo informações repassadas pelo Conselho Tutelar (órgão responsável pela organização do pleito) não houve sumiço algum, o que teria ocorrido foi um atraso em virtude da falta de atenção de um dos responsáveis pela urna quanto aos procedimentos, uma vez que o boletim de urna foi impresso, porém não foi apresentado na apuração realizada na noite do domingo, 04.


Somente nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 05, quando realizado a contagem oficial foi verificado a falta da urna no apurado parcial. Um novo boletim foi impresso para comparar com o não entregue na apuração e, esclarecido a falha foi procedido com a contagem, informou o órgão.


A assessoria do TRE aproveitou para esclarecer que não se responsabilizou pela eleição para Conselheiro Tutelar e, que seu papel, se limitou ao apoio e suporte técnico. A eleição foi organizada pelo conselhos municipais cabendo, portanto, total responsabilidade de seus organizadores.
TRE-AC cede urnas eletrônicas e de lona para a eleição de conselheiros tutelares


A eleição para a escolha dos conselheiros dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em todo o Estado ocorrerá neste domingo, 4, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). O órgão cedeu 111 urnas eletrônicas utilizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira, e 106 urnas de lona que serão adotadas nos demais municípios do interior.


Além da cessão das urnas, o Tribunal cedeu o sistema eletrônico de votação e disponibilizou servidores para prestar suporte técnico às urnas eletrônicas para a realização das eleições comunitárias, de acordo com a Resolução do TSE n. 22.685/2007. A apuração dos votos em cada município, no entanto, ficará a cargo dos CDMA’s. O Tribunal ministrou ainda treinamento aos mesários que trabalharam nos municípios onde a eleição será por meio das urnas eletrônicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido