Menu

Sebastião Viana tenta aplicar rasteira em partidos nanicos e provoca crise política no governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

vupt_01


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

Dois episódios de extrema falta de habilidade política, atribuídos ao governador do Acre, Sebastião Viana (PT) poderão provocar uma crise sem precedentes na Frente Popular do Acre (FPA), coligação controlada pelo PT. Antes de prosseguir, quero dizer aos meus três leitores, que não acredito que pela pequenez dos acontecimentos, a atitude tenha partido da mente privilegiada do chefe de estado da capital mundial da economia sustentável. O primeiro ato foi a tentativa de intervenção nos diretórios de PDT e PSDC, legendas que integram a FPA. O governador teria visitado o presidente nacional do PSDC e pedido a cabeça de Afonso Fernandes, recebeu um sonoro ‘não’. O mesmo aconteceu na investida no PDT, onde Luiz Tchê também foi mantido pela direção nacional.


O principal motivo para tentativa de rasteira nos dois dirigentes, seria as constantes reuniões de seis partidos nanicos, detentores de sete cadeiras na Aleac. Eles reivindicam participar da indicação do candidato a vice-prefeito de Rio Branco, além da composição das chapas majoritárias nos demais municípios. Nos bastidores, os dirigentes de PDT e PSDC afirmam que o governador tentou desarticular o bloquinho, pedindo suas destituições. O segundo episódio, classificado de “amadorismo sem tamanho” pelos líderes do PRB, o assessor especial Francisco Nepomuceno, (o Carioca) anunciou o rompimento do governador Sebastião Viana com o deputado federal Alan Rick (PRB), uma demonstração da intransigência e da falta de diálogo na FPA.


Não faça pré-julgamento. Isso não pode ser creditado a Viana. Ele é um gestor preocupado em idealizar projetos grandiosos de economia sustentável. Inciativas que fazem o Acre se destacar, ser invejado pelas grandes potências do mundo, mesmo sem possuir sequer uma fábrica de botões produzindo. O petista não gastaria seu precioso tempo com articulações pequenas, rasteiras e amadoras contra seus aliados. E daí que o presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael, tenha informado que Sebastião pediu a cabeça do dirigente acreano? E daí que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi também tenha apresentado a mesma informação? Vai ver que o culpado é o Carioca, que pode ter articulado esta confusão à revelia dos cardeais. Sabe de nada, inocente!


saia_01Machado coloca Zen numa saia justa
“Hoje me sinto feliz com a palavra ‘não’ que foi dada pelo nosso presidente Nacional José Maria Eymael, no momento que um dirigente do PT foi em Brasília tomar nosso partido. O PSDC tem comando aqui no Acre. Não podemos aceitar de maneira nenhuma, este tipo de investida. O sentimento que nós temos hoje é de um ato de traição”, disse Eber Machado (PSDC) sem citar que o governador do Acre foi o petista que reivindicou o comando de sua legenda no Acre. Provocado pelo líder do governo, Daniel Zen (PT) para revelar o nome do petista “golpista”, Machado não se conteve e colocou Zen numa saia justa: “o governador Sebastião Viana foi a Brasília é procurou os dirigentes. Procurei vossa excelência e relatei a situação. Até me assustei com esta atitude do senhor dizer que desconhece o episódio. Tive o zelo de conversar com o líder do governo. Quero dizer que fico com a palavra do nosso dirigente”. Desconsertado, Zen remendou: “fico com a palavra do governador que disse que a informação não é verdadeira”.


ATROPELA_01Nanicos convocam coletiva e ameaçam endurecer o jogo com o PT
Os dirigentes PSDC, PDT, PTN, PPL, PRB e PRP, os partidos nanicos, considerados rebeldes pelo alto clero da Frente Popular do Acre (FPA), coligação que ocupa o poder há 17 anos, se reuniram na noite de terça-feira (15) e decidiram fazer um contra-ataque às tentativas de intervenção que o PT fez nos diretórios regionais de PDT e PSDC. Eles anunciaram uma entrevista coletiva às 9h, na Aleac, com a presença dos sete deputados estaduais para anunciar que vão endurecer o jogo com o PT. Nos bastidores, militantes ligados aos dirigentes nanicos informaram que um dos argumentos poderá ser a possível união dos sete votos do bloquinho com os oito votos da oposição, o que garantiria uma vantagem numérica para aprovar projetos de interesse do grupo e derrubar as matérias de interesse da administração petista. Providencia o cafezinho dos rebeldes, governador.

mandioca_00Deputados brigam para arrancar macaxeira

Os debates de nossos bravos deputados a cada dia ficam mais interessantes. Apesar do assunto recorrente continuar sendo o setor produtivo, os confrontos de oposição e situação sempre reservam discursos inusitados e troca de acusações impagáveis, como foi o bate-boca entre Jairo Carvalho (PSD) e Lourival Marques (PT). Eles brigaram para tirar as dúvidas de quem planta e arranca melhor a macaxeira. “Os agricultores estão plantando a mandioca de qualquer jeito. Eles plantam com a mão e arrancam com a mão”, disse Carvalho. Sem deixar a peteca cair, Louro retrucou: “a oposição parece que se alimenta de titica de galinha. Se o senhor achar uma máquina para arrancar mandioca pode trazer que nós vamos comprar. Nem de mandioca o senhor entende”. Sabia que Lourival entendia de milho, a novidade é sua experiência com macaxeira.


venda_01
O que é isso, companheiros? Não estão preservando nem a memória de Chico Mendes, o líder seringueiro que simboliza a luta pela preservação do meio ambiente na capital mundial da economia sustentável? 


concurso_01Servidores da saúde estariam sendo contratados sem concurso
A denúncia é grave, merece atenção dos órgãos fiscalizadores das atividades do Poder Executivo. A questão foi levantada pelo deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN), que disse que a situação dos hospitais da rede pública de saúde é preocupante pela falta de profissionais para fazer o atendimento dos pacientes. O parlamentar destaca que o concurso que está com dois anos, poderá encerrar o prazo para convocação nos próximos meses, mas a grande maioria dos aprovados não foi convocada. “Não estão convocando os aprovados no concurso, estão entrando algumas pessoas para assistência na área de saúde, sem prestarem concurso público”. Mesmo fazendo parte da base de governo, Raimundinho da Saúde vem fazendo cobranças e denúncias sistemáticas dos problemas ligados à área de saúde pública estadual.


discrimina_01Discriminação no concurso da PM do Acre
As regras para participar de um concurso público no Acre estão ficando cada vez mais invasivas e discriminatórias. O comandante da Polícia Militar excluiu um candidato aprovado no certame para contratação de novos soldados, porque ele é portador de hepatite B. O caso foi denunciado no Poder Legislativo. O deputado Heitor Júnior (PDT), que trabalha no acolhimento e tratamento dos portadores do vírus da hepatite, considera que a “exclusão de PM portador de Hepatite B é um ato discriminatório do comandante da corporação e da junta médica”. O parlamentar recomenda que todos os concursados que se sentirem prejudicados devem entrar com uma ação na Justiça. “No entendimento do judiciário acreano, o vírus da Hepatite B não impede o exercício da função, sendo assim ,a justiça o considerou apto – sem ressalvas – a exercer o cargo de PM mediante parecer e laudo médico”.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido