Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores e demais categorias de servidores públicos do Acre poderão ter salários congelados

 


afinados_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


O governo do Acre poderá não cumprir a promessa de voltar à mesa de negociação para debater o reajuste salarial dos professores. Os educadores e as demais categorias de servidores poderão ter os salários congelados, seguindo o exemplo do que acontece no Governo Federal. Não que a economia pujante da capital mundial da economia sustentável esteja passando por problemas, longe disso. Temos peixe, frango, porco e água de coco para dar e vender. O detalhe, é que o estado modelo para os países mais desenvolvidos precisa ser solidário com a administração Dilma Rousseff (PT), que passa por momentos difíceis. Já imaginaram como seria constrangedor para a presidente, se o governador Sebastião Viana (PT) concedesse um reajuste, em plena crise no resto do Brasil?

Anúncios


Portanto, professores, vamos ter paciência. Sugiro que participem ativamente da campanha eleitoral de 2016, ocupem as ruas com as bandeiras vermelhas do PT. Defendam este projeto que abraçaram em anos anteriores. Aguentem firme esta pequena falta de reajuste salarial desde 2012. Nada de greve, fechamento de pontes, invasão de prédios públicos e vigílias. Estas atitude são de pessoas irresponsáveis que não conseguem enxergar as coisas maravilhosas que mudaram a vida deste grupo que ocupa o poder há 17 anos. Está certo que a crise é um lampejo da incompetência administrativa, do populismo e da corrupção, mas os acreanos estão dispostos a pagar um pouquinho mais de imposto e abdicar de reajuste salarial para tapar este “pequeno rombo”.


CPMF_01
A volta dos mortos vivos
Uma pergunta para meus três leitores: qual a saída para esta famigerada crise econômica? Apesar de criticar os “coxinhas” do PSDB, os petistas decidiram que o melhor antídoto é promover a volta dos mortos vivos, ressuscitando a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) criada pelos tucanos. Extinta em 2007, a CPMF que ficou conhecida como o impostos para bancar a saúde, agora vai ser usada na previdência. A diferença é que os estados não vão participar da divisão do bolo, o total da arrecadação vai ficar com o governo do PT. Sem contar com o reajuste de impostos aplicado às refinarias que deixou os combustíveis mais caros. O detalhe é que FHC continua servindo de inspiração para os petistas que pilotaram o projeto herdado dos tucanos.


nanico_01Recado desaforado dos nanicos
“O PT vai ter que ceder. Os partidos pequenos da Frente Popular não abrem mão de indicar o vice em Rio Branco e participar dos debates da composição das chapas nos demais municípios”. Não vou citar o autor da frase até porque os dirigentes de PSDC, PDT, PTN, PPL, PRB e PRP – partidos que ocupam sete cadeiras na Aleac, assinam embaixo da frase, e decidiram que não serão mais coadjuvantes nas definições políticas que antes eram tomadas apenas pelos cardeais do PT. No recado desaforado, os nanicos afirmam que não aceitam que o PCdoB indique o vice na chapa do prefeito Marcus Viana (PT). Eles afirmam que os comunistas estariam sendo privilegiados, sem apresentar peso político ou densidade eleitoral nas últimas eleições. Os dirigentes do pequenos partidos acreditam que os mais de 120 mil votos que receberam definem qualquer disputa eleitoral, seja ela estadual ou municipal. O recado foi dado.


Heitor_01O defensor dos portadores de hepatite
Falando em partido nanico, este blogueiro não poderia deixar de citar o deputado estadual Heitor Júnior (PDT), não por sua atuação como uma das lideranças pedetista, mas pelo trabalho que ele desenvolve junto aos portadores de hepatite em todo Acre. Além de manter uma agenda constante no Ministério da Saúde, para proporcionar tratamento digno para os pacientes do Estado, Heitor Júnior tem acolhido demandas de pacientes acreanos que fizeram transplantes em centros médicos de outras capitais, mas não estariam recebendo ajuda de custo do TFD para continuar o tratamento e evitar a rejeição do órgão. Esta assistência proporcionada por Heitor, que é uma das obrigações que governo do Acre não estaria cumprindo, vem acontecendo sem nenhum tipo de divulgação pelo deputado. Quem luta pela vida merece reconhecimento.


Dourado_01Uma dia de homenagens
Distante da turbulência da crise econômica no centro do poder, em Brasília, o Acre viveu uma segunda-feira de homenagens. A visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, parou Rio Branco. Ele foi homenageado pelo Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz Giordani Dourado. Lewandowski recebeu de Dourado, o título de Associado Emérito da Asmac. “A Asmac reconhece e agradece o ministro Ricardo Lewandowski por seu inestimável trabalho em favor da democracia e valorização da magistratura nacional, conferindo-lhe o título de Associado Emérito”, disse Giordane Dourado, um dos juízes mais bem preparados da magistratura acreana.


zen_02O contraponto de Daniel Zen
Seguindo a tradição que o blog do Ray é um espaço democrático e livre para o debates de ideias, mesmo que elas confrontem a opinião do blogueiro, estou publicando o contraponto do líder do governo na Aleac, o deputado Daniel Zen (PT), sobre uma nota que o critiquei pelas constantes indicações pedindo a reforma de escolas públicas, pouco tempo depois que ele deixou o cargo de secretário de educação. Segue a íntegra da mensagem do petista: “Amigo Ray, faça justiça ao seu amigo: quando ocupei a função de Secretário de Educação, entre reformas, ampliações e construções de novas escolas cravei a marca de 392 obras. Temos hoje 660 escolas estaduais. As indicações que tenho feito agora se destinam a escolas que não pude contemplar quando era Secretário. Agradeço a compreensão. Abs”. Esta é a contestação de Daniel, coerente e Zen.


SIBA_01Cuidado com a CIA, Sibá Machado
Os petistas são ferrenhos críticos do “imperialismo dos EUA”, mas não perdem uma oportunidade de visitar a terra do Tio Sam. O deputado federal Sibá Machado (PT), um esquerdista convicto, anuncia nas redes sociais que está em “missão oficial nos Estados Unidos, onde cumprirá agenda de visitas à Universidade de Harvard e ao Massachussets Institute of Technology (MIT), em Boston, com a proposta de abrir diálogos para futuras parcerias com as Universidades da Amazônia. Participará ainda da Missão Interparlamentar da Câmara de Comércio Americana (AMCHAM) para discutir “inovação em saúde”, em Washington”. É bom o petista ficar de olhos bem abertos, nunca se sabe quando a CIA poderá agir. Não podermos permitir uma conspiração contra um quadro tão qualificado da política brasileira. Não quero que nada de mal aconteça o nosso Tiririca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido