Menu

Lewandowski é homenageado com Ordem da Estrela do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, foi agraciado, nesta segunda-feira, 14 de setembro, com a mais alta honraria que o governo do Estado pode conceder a um cidadão: a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grã-Cruz.


A Ordem da Estrela o Acre é  concedida a personalidades, que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos.

Publicidade

O evento, realizado na sede administrativa do Tribunal de Justiça do Acre, foi conduzida pelo governador Sebastião Viana, Grão-Mestre da Ordem, juntamente com a chanceler da Ordem, a Secretária da Casa Civil, Márcia Regina Pereira.


Antes de a cerimônia ser encerrada, Sebastião Viana precisou deixar o local. Ele não quis falar com a imprensa. Segundo a Assessoria do governante, ele teria compromissos fora da cidade, e já estaria atrasado para a agenda externa. A vice-governadora, Nazareth Araújo, permaneceu no local até o encerramento do evento.


sebaviana_02
HISTÓRIA


Formado em pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Lewandowski fez mestrado e doutorado na USP, onde é professor titular do departamento de Direito.


Em 1990 Lewandowski foi indicado pelo quinto constitucional a uma vaga no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Sete anos depois foi indicado para o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).


Lewandowski chegou ao STF em 2006, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi defensor da Lei da Ficha Limpa.


Mais recentemente, durante o julgamento do processo do mensalão no STF foi revisor do processo e principal contraponto ao relator, Joaquim Barbosa, com quem bateu boca em plenário em diversas ocasiões.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido