Menu

João Correia, deverá disputar uma das vagas do Senado em 2018

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sem luz no fim do túnel
Não é promissora a situação política da FPA para a eleição municipal do próximo ano em Cruzeiro do Sul. Os nomes ventilados até o momento não têm densidade eleitoral para disputar uma eleição para presidente de um bairro pequeno do município. Estão pagando por não terem preparado uma candidatura viável. Um nome que poderia ser hoje um referencial para enfrentar os bons candidatos da oposição foi estupidamente queimado pelo PT na eleição para deputado estadual, Marcelo Siqueira, que foi jogado às feras, enquanto as candidaturas dos secretários estaduais e de alguns iluminados eram priorizadas com estruturas de campanhas poderosas. O fato hoje do PT não ter um nome capaz de ser mostrado ao eleitorado cruzeirense é constrangedor, mas não pode colher o que não plantou.


Quem vai apagar a luz?
O prefeito Vagner Sales (PMDB) está deixando o PT só nos cueiros em Cruzeiro do Sul. Depois do Zequinha Lima, a figura mais emblemática do PCdoB no Juruá, agora foi a vez do Coronel  conseguir trazer para a aliança que apoiará o candidato à sua sucessão, o sindicalista “Todo Feio”, que sempre comandou as campanhas do PT no meio rural. Com ele veio o sindicalista Chagas e a diretoria do sindicato. Sem falar que o Zequinha está fazendo um limpa na Educação, levando muita gente para a aliança. Restará uma alternativa ao coordenador do PT no Juruá, Itamar de Sá: apagar a luz da sede do PT e ir pescar mandi no Rio Juruá.


Dois nomes competitivos
A oposição está surfando com dois bons candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul: o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) e o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). Nesta altura do campeonato, com o PT sem nome, a disputa ficará polarizada entre ambos.


Aliança certa
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) teve uma longa reunião com o prefeito Vagner Sales (PMDB) para que os candidatos a vereadores pelo PTN integrem a coligação que apoiará a candidatura de Iderley Coreiro (PMDB) para prefeito de Cruzeiro do Sul. A aliança só será desfeita se o deputado Josa da Farmácia (PTN) for candidato a prefeito. Quando se trata de montar alianças tem um fato que pesa muito a favor do Vagner Sales: cumpre promessas.


Pulando do barco
Da FPA, já pularam para a Bajola do prefeito Vagner Sales o PHS, o PDT e agora o PTN


Fato esclarecido
O deputado Gehrlen Diniz (PP) provou com documentos que não tem nenhum irmão como assessor em seu gabinete, acabando com os boatos soltos pelos seus adversários. Se tem algo pelo qual não pegarão na munheca do parlamentar é ele praticar deslizes. É um moço sério.


Representante dos nanicos?
Um membro do governo perguntado ontem o motivo do secretário Pedro Longo estar na comitiva do governo que andou por Milão e Israel, justificou com uma explicação política: “está representando os partidos nanicos”. E dito isso saiu rindo.


Altamente prestigiado
O presidente do PSL, Pedro Longo, é altamente prestigiado pelo governo, seu partido não tem um vereador, militância, mas ganhou uma secretaria estadual, a do Meio-Ambiente. Longo não tem votos, mas sabe cantar afinadinho para o PT a cantiga de roda- ciranda/cirandinha/ vamos todos cirandar – e solfejar no coro dos contentes. O Roque do PHS e o grupo dos seis partidos nanicos (PPL-PRB-PDT-PTN-PRP-PSDC) deveriam pegar umas aulas com o Pedro Longo, que colocou todos no chinelo.


É o que pode queimar
Um ex-vereador de Senador Guiomard comentava ontem que o vereador Ney do Miltão (PRB) é um candidato a prefeito competitivo, mas o que vai lhe puxar para baixo na campanha é a aliança com o PT. “O PT é detestado no município, por isso não lançou candidato”, explicou.


Proposta rejeitada
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, descartou ontem a hipótese da deputada Toinha Vieira (PSDB) apoiar o deputado Gehrlen Diniz (PP) para a prefeitura de Sena Madureira, e diz que o único acordo a ser feito e ele ser o vice da Toinha: e se ele quiser.


Só agora descobriu?
O prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), só agora descobriu que os ex-prefeitos Eliane Gadelha (PT) e Manoel Lima (PT) sucatearam a prefeitura do município? É verdade. Mas não é desculpa para a sua administração se equiparar às gestões petistas no quesito ruindade.


Não há com diferenciar
O prefeito Betinho caminha para o último ano da sua administração, sabia de antemão que pegaria a prefeitura destroçada, só que nos comícios prometia ser diferente e não vem sendo.


Cavando recursos
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, tem um referencial positivo ao seu favor: não fica chorando miséria contra os ex-prefeitos e vai em campo buscando recursos para as suas obras. Agora mesmo está em Brasília na cata de verbas para a construção de um anel viário.


Duas considerações
Sobre o deputado Heitor Junior (PDT) faço duas considerações: acho altamente positiva a sua luta e preocupação em ajudar os portadores de Hepatite C. É exemplar. Mas, quando se trata de promessas do poder público de liberar os novos medicamentos só depois que eu ver. Deputado Heitor Junior, a minha descrença é porque já ouvi muitas lorotas da equipe da Saúde a este respeito.


Anúncio oficial
Para o próximo dia 22 está prevista a chegada do coordenador nacional do DST-AIDS, Fábio Mesquita, para anunciar oficialmente a liberação para os pacientes de Hepatite C do Acre das novas drogas para combater a doença. Volto a dizer: quero ver a liberação acontecer.


Farra dos cargos federais
A fragilidade política do governo Dilma levou o PT a perder a indicação dos dirigentes de cargos de confiança, no Acre. Todos estão sendo indicados pelos políticos da oposição, como fazia o PT, sem critério técnico, apenas pelo apadrinhamento. Por isso não cabe a crítica do PT.


Valor zero
Ocupar os cargos federais com representação no Acre, politicamente, tem valor zero, por isso não vejo motivo para os partidos estarem se engalfinhando para indicar os seus ocupantes.


Burrice política
Quando militantes do PT investem contra os professores que portavam cartazes de protesto no 7 de Setembro, cometem uma burrice política: acirram mais a categoria contra o governo, que como troco pode descarregar a raiva na eleição de prefeito de Rio Branco no próximo ano.


Passou este tempo
Passou o tempo em que ações agressivas rendiam votos. O protesto tinha pouca gente, não teria tanto destaque na mídia, mas acabou tendo por causa das ações agressivas, por isso é que digo que foi uma grande burrice da militância petista.


Um caminho com pedregulhos
Que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) é hoje o melhor nome da oposição para disputar a prefeitura na Capital não tenho a menor dúvida. Que será uma adversária competitiva, também não tenho dúvida. Mas entre isso e alguns áulicos do PMDB propagarem que já ganhou a eleição sem combinar com o eleitor, o buraco é bem mais embaixo.


Sabe, não é burra
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) sabe que não vai enfrentar um Zé das Couves, mas um prefeito bem avaliado como o Marcus Alexandre, em que pese o desgaste do PT no seio da população. Está história de militantes do PMDB que já ganharam é uma tolice infantil.


Desce para o baixo clero
O deputado federal Sibá Machado (PT) aparecer entre os políticos mais influentes do Congresso tem uma explicação lógica: a visibilidade que tem como líder do governo Dilma na Câmara Federal. É perder a liderança e desabar para o baixo clero, onde sempre esteve.


Mandando para o bispo
Recebo mensagem do Abrahim Farhat, o Lhé, com um apelo para que os acreanos recebam os imigrantes senegaleses. Sugestão que dei: abra a porta da sua casa, os receba, e faça bom proveito. Respondeu: “vou mandar para a casa do Bispo Dom Joaquin Pertinez”.


JC está de volta
O último dos Jacobinos do PMDB, ex-deputado federal João Correia, deverá disputar uma das vagas do Senado em 2018. É o quadro mais preparado do PMDB, mas também o mais rejeitado pela cúpula partidária. Foi um dos mais brilhantes deputados estaduais que tivemos.


Câmara Federal
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, deverá ser candidato a deputado federal em 2018, na vaga da filha, deputada federal Jéssica Sales (PMDB) e não ao Senado como se propalam.


Bem para um novato
Numa roda ontem de jornalistas o comentário era sobre os novos deputados federais. E foi unanimidade que o deputado federal Léo de Brito (PT), mesmo em primeiro mandato, tem conseguido cavar espaços nas comissões da Câmara Federal, aparecido, e não é omisso.


Sonho de consumo
O sonho de consumo do PCdoB é que o deputado federal César Messias (PSB) seja candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, ganhe a eleição, para que o primeiro suplente Moisés Diniz (PCdoB) assuma a sua vaga. Ficará no sonho. César não cairá na burrada de ser candidato.


Não é possível
Está virando brincadeira! Depois da primeira tentativa de assalto já era para a secretaria de Segurança ter montado um esquema preventivo na Fundação Hospitalar e não montou.


Convicto e decidido
O deputado Gherlen Diniz (PP) está convicto em ser candidato a prefeito de Sena Madureira e já tem uma chapa com 14 candidatos a vereadores. Ontem, me disse ser uma decisão pensada e repensada.


Prestes a desabar
É como se encontra o quartel da Polícia Militar em Assis Brasil, segundo denúncia feita ontem pelo deputado Jairo Carvalho (PSD), que ainda deu mais gravidade ao dizer que os coletes à prova de balas dos PMS estão com prazo e validade vencido. Que situação!


Ponto de bala
Uma das melhores equipes de assessores parlamentares é a do gabinete do senador Jorge Viana (PT), em Rio Branco, que é célere em dar qualquer informação a respeito do seu mandato. Quando se tem uma boa equipe é meio caminho andado para deslanchar o mandato.


Mais uma do maninha
O radialista Estevão Bimbi resolveu dar uma chance como locutor ajudante em seu programa na Rádio Difusora Acreana ao amigo Ilson Nascimento Maninha e lhe deu como primeira tarefa ler um anúncio fúnebre chegado do Departamento Comercial. Distraído como sempre foi, o Maninha começou assim a locução: “quero registrar com prazer a morte de…. Não chegou a ir uma letra adiante, de um salto o Bimbão tomou-lhe o microfone e releu furioso a nota. O Ilson Maninha passou alguns dias sumido com medo de pegar uma surra dos parentes do morto e o Estevão Bimbi não quis mais saber da sua ajuda no programa.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.