Menu

Fim do financiamento empresarial de campanha é uma enganação para esconder a corrupção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

forma_01


Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

O fim do financiamento empresarial de campanha é uma notícia fantástica. Apenas para quem não conhece o submundo das campanhas políticas. Posso afirmar que o mais humilde cabo eleitoral sabe que o grosso dos recursos utilizados para eleger alguns afortunados passam distante da prestação de contas que os candidatos e partidos apresentam à Justiça Eleitoral. Tenho conhecimento de histórias de derramamento de dinheiro em campanhas, como era o caso que acontecia num posto de gasolina de Rio Branco, quando o dinheiro saía em sacos de lixo, todo início de noite para alimentar currais eleitorais.


O eleitor precisa desconfiar do rompante de honestidade num ano que os escândalos de corrupção fervilharam, envolvendo partidos, dirigentes, diretores de estatais, mandatários e os famosos tesoureiros de campanha. Esta “reforma política” tem tudo para ser apenas uma cortina de fumaça para tentar minimizar episódios negros como a roubalheira na Petrobras. Um indicativo é o fato de o PT, legenda que mais recebeu doações de empresas, votar em peso na proposta. Costumo tratar estes assuntos com bom-humor, mas a piada ficaria completa se os petistas devolvessem todo dinheiro das doações empresariais que receberam.


Puts, quase esqueci que a lei não retroage para prejudicar. Portanto, esta encenação sem devolução das doações milionárias, não deve ser vista como uma vitória dos “moralizadores” senadores do PT e de parte dos seus aliados do PMDB, PSB e PDT. Outro detalhe, a barganha não será extinta com o fim das coligações proporcionais. O estabelecimento de teto de gastos para campanhas não vai acabar a compra de votos. Ou vão dizer que o dinheiro das vergonhosas listas que percorrem as comunidades é declarado? Já que não fiz piada, quero que os autores desta “reforma” contem uma melhor para eu começar a rir.


busao_01Vereador sugere “cotinha” para ajudar empresários do transporte coletivo
Depois de aprovarem um projeto que isenta as empresas de transporte coletivo de Rio Branco do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS) e não observarem a melhoria da qualidade na prestação de serviço para a população, os vereadores da capital travaram um debate acalorado durante a sessão de quinta-feira (3). Eles relembraram que os empresários prometeram não demitir os cobradores, mas não estariam cumprindo o que ficou acordado. Eles reclamam ainda que os cobradores estariam vendendo cartões no Terminal Urbano. Ironizando a quebra de palavra das empresas, o vereador Manuel Marcos (PRB) sugeriu que os colegas de parlamento façam um “cotinha” para ajudar a sanar as dificuldades do setor. A ideia não de todo ruim. Afinal, eles estão nadando em diárias.

inteligente_01Falta de conhecimento da própria função

Me deparei com um fato interessante quando fazia a costumeira leitura da coluna do colega Nelson Liano. Um deputado estadual que não teve o nome divulgado quer apresentar um projeto que proíbe sindicalistas e algumas categorias de servidores de terem filiação partidária. Ele jura de pés juntos que a proposta não é inconstitucional. Quando eu afirmo que a maioria dos parlamentares não sabe qual seu papel, alguns ainda fazem biquinho. A legislação eleitoral não pode ser modificada pelo legislativo estadual, nem este poder pode criar uma lei eleitoral especifica para o Estado. Os sindicalistas são cidadãos que gozam de pleno direito político. Presidente Ney Amorim, seria prudente um cursinho para alguns deputados que desconhecem a função.


Trabalho_01Uma novata do barulho
O Vale do Juruá vem mantendo a tradição de revelar bons políticos. Com a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) não poderia ser diferente. Pode-se dizer que ela vem fazendo barulho na política, mesmo sendo uma estreante no Congresso Nacional e nas articulações políticas de bastidores. Um exemplo é a atuação da parlamentar junto aos prefeitos no interior do Estado. Ela visitou todas as prefeituras durante o recesso parlamentar, verificando as necessidades das comunidades e dos gestores municipais. Colocando a questão das cores partidárias em segundo plano, Jéssica Sales acolheu os pedidos de emendas parlamentares apresentados. Algumas prefeituras já estão assinando os convênios para receber os recursos que serão investidos em diversas comunidades no interior do Acre. A peemedebista boa de gogo e de atuação.


Morales_01
Discreto_01Conhecendo Israel sem ostentação
Diferente das viagens internacionais anteriores realizadas pelas comitivas formadas pelo governo do Acre, quando as fotografias eram expostas como verdadeiros troféus nas redes sociais e no portal de notícias estatais, vem sendo discreto o passeio de uma semana que o governador Sebastião Viana (PT), secretários e empresários fazem na Itália e Israel, onde passarão uma semana em mais uma iniciativa da aposta de potencializar a capital mundial da economia sustentável na agroindustrialização. Eles não ostentam os novos carimbos no passaporte, mesmo destacando que os alemães estão bancando seus gastos. É estranho, mas acredito que é para proteger os segredos dos projetos desenvolvidos no nosso Estado. Afinal, o mundo está de olho no Acre. Alguns maldosos ainda dizem que nosso genial governador foi visitar o Muro das Lamentações onde pretende pedir um milagre para conceder o reajuste salarial dos professores.


Dicas de filmes
Dicas de entretenimento com os assuntos do momento: a viagem da equipe do governo para Israel e Itália, de onde pretendem trazer novas tecnologias para aquecer ainda mais a economia sustentável do Acre; a viagem dos senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP) para representar o Senado em Nova York e a reforma política aprovada no Senado. O blog traz algumas dicas de filmes abordando os temas. Divirtam-se no final de semana, meus três leitores. 


VOO_01


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido