Conecte-se conosco
Fechar

Friale será palestrante de seminário sobre o clima no Acre

Publicado

em

Considerado uma verdadeira lenda urbana, uma espécie de mito no Acre, o pesquisador meteorológico Davi Friale será um dos palestrantes do seminário sobre mudanças climáticas, nesta sexta-feira, 27, na Livraria Paim, em Rio Branco. O evento começa às 8h da manhã.

Friale não será a única estrela do seminário. O pesquisador estará ao lado da ex-ministra do Meio Ambiente Ambiente Marina Silva, internacionalmente conhecida pela luta em favor das causas ambientais. Também estão escritos como palestrantes o perfeito de Rio Branco, Marcus Viana, o pesquisador Forster Brown, o coronel George, da Defesa Civil Municipal, e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Edgar de Deus.

O seminário terá como foco principal o resultado das mudanças climáticas no Acre. O evento é promovido pelo deputado Genilson Leite (PC do B).MANHÃ: 8h – Abertura: Atividade Cultural (Coral da Assembléia – Música Planeta Terra- autor: Xororo e Aldemir)

8h 15 min. – Composição da Mesa.

MESA 1 – Crise climática global e seus impactos sobre o Brasil, Amazonia e o Acre.

8h 30 min. – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil e na Amazônia.
Palestrante: Eufran Amaral – Chefe Diretor da EMBRAPA.

9h – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas no Estado do Acre.
Palestrante: Dr Foster Brown (Professor e Pesquisador da UFAC). (30 min.)

9h 30 min. – Palestra: O impacto das mudanças climáticas nas comunidades indígenas.
Palestrante: Francisca Arara (Representante da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais indigenas do Acre – AMAAIC). (30 min.)

10h – Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas na Gestão Municipal. Palestrante: Marcos Alexandre (Prefeito de Rio Branco). Palestra: Os desafios de atendimento das populações atingidas pelos eventos climáticos extremos no Acre. Palestrante: TC. BM.George Santos (Representante da Defesa Civil Municipal). (1 hora.) (JUNTOS)

11h – Aberto para debates. (1 hora)

12h – Intervalo

TARDE: 14h – Retomada das Atividades: Apresentação Cultural (Jabuti Bumbá)

MESA 2 – Como enfrentar a crise climática.

14h 15min. – Palestra: Aboragem sobre a Política Nacional de Mudanças Climáticas. Palestrante: Davi Friale. (30 min)

14h 45 min. – Palestra: Gestão dos Riscos e Adaptação as Mudanças Climáticas.
Palestrante: Vera Reis (Diretora técnica do Instituto de mudanças climáticas do Acre – ICM/AC). (30 min.) Representando SEMA

15h 15 min. – Palestra: Economia Florestal: A nova lei da Biodiversidade. Palestrante: Senador Jorge Viana. (30 min.)

15h 45 min. – Palestra: Um modelo de desenvolvimento para lidar com a crise climática. Palestrante: Ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. (30 min.)

16h 15 min. – Aberto para debates – (1h 45 min.)

18h – Encerramento – Coffee break (entrega dos certificados de participação)

Continuar lendo

Destaque 7

Violência no Acre gera debate acalorado entre deputados na ALEAC; Sinhasique e Lourival discutem sobre Segurança

Publicado

em

Continuar lendo

Destaque 7

Excesso de sessões solenes esfria debate na Câmara de Rio Branco e afasta presença do público; Vereador pede solução

Publicado

em

A entrega de moções de aplauso e o número excessivo de sessões solenes vem esfriando há algum tempo os debates na Câmara de Vereadores de Rio Branco, que no começo desta legislatura foi bastante elogiada pela opinião pública por causa de discussões acaloradas de interesse público, como o transporte coletivo.

Essas sessões solenes em horários normalmente destinados ao debate no parlamento são, vez por outra, criticadas entre jornalistas que cobrem os trabalhos na Casa e até por alguns vereadores.

Para frear o tempo gasto com essas moções e sessões, o vereador Emerson Jarude (LIVRES) acredita ter achado uma solução. Na manhã desta quarta-feira, 18, ele propôs a regulamentação da apresentação das moções da Câmara. Pela proposta, as homenagens oferecidas teriam uma duração de dez minutos, 5 minutos para o vereador autor da moção e 5 minutos para o homenageado.

“O objetivo da proposta é realmente tornar as sessões da Câmara mais produtivas tendo em vista que já que já tivemos moções com duração de 1h30min que acabam prejudicando o andamento dos trabalhos da Casa”, argumenta o vereador.

O excesso de solenidades, além de reduzir a quantidade de pessoas anônimas na galeria da Casa, também diminui o interesse dos jornalistas pela cobertura das sessões diárias.

Continuar lendo

Destaque 7

No Dia das Crianças, Marcus Viana inaugura creche no Loteamento Jenipapo com mais de 220 matriculados

Publicado

em

No Dia das Crianças, o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, inaugurou a creche Olindina Bezerra, no Loteamento Jenipapo, no bairro Parque dos Sabiás, região do Apolônio Sales.

A creche tem 220 crianças com idade entre 2 e 3 anos e em pré-escola com idade de 4 e 5 anos matriculadas.
Já é a 12ª creche entregue pela gestão do petista nesse padrão. São mais 5 mil vagas geradas.

“Hoje é um dia de alegria. Primeiro porque estamos comemorando o Dia das Crianças e reafirmando o compromisso com as crianças da nossa cidade. O dia hoje é de agradecer as crianças e cuidar delas cada vez mais pra garantir o futuro da nossa cidade”, reafirmou o prefeito.

A creche atende famílias dos residenciais Abunã, Macuã e Santa Cruz, além de outras localidades vizinhas ao Apolônio Sales.

A inauguração contou com uma programação especial do Dia das Crianças: pula-pula, escorregador e atividades com brinquedos pedagógicos.

Continuar lendo
Publicidade

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.