Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputados brigam e trocam ofensas pessoais por causa de banana na Assembleia Legislativa

BANANA_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Ultimamente nossos bate-papos estão esporádicos, meus três leitores, mas nem por isso, este blogueiro vai deixar de comentar alguns fatos da versátil política da capital mundial da economia sustentável. Na última sessão da Aleac, os deputados de oposição tentaram transformar o Acre na república das bananas, só não conseguiram porque escorregaram na casca da banana, quando afirmaram que o Estado precisa importar a fruta de outras cidades que, ao contrario da terra de Galvez, não servem de modelo nem inspiração para as potenciais mundiais que estão de olho no modelo econômico acreano.

Anúncios


O debate dos nossos bravos representantes no Poder Legislativo, quase termina em bananada. Inclusive, com um tucano, que pela revolta adora uma fruta, levantando uma palma de bananas na tribuna da Casa, como se fosse uma verdadeira prova que o Estado não produz nem para o consumo interno. Os petistas discordam, relatando os investimentos e os projetos desenvolvidos pela administração Sebastião Viana (PT). Os oposicionistas ainda ensaiaram comer as bananas no plenário, mas a movimentação dos jornalistas ávidos por uma imagem, brecou o ímpeto de Luiz Gonzaga e os demais oposicionistas.


O deputado Lourival Marques (PT), ex-secretário da Seaprof, ainda tentou defender o governo na pendenga das bananas, mas ele entende mesmo é de milho.


Ney_01Um democrata no comando
Os acalorados debates na Aleac, mesmo quando acontecem motivados por banana, demonstram o respeito que o presidente da Casa, Ney Amorim (PT) tem pelo contraditório e pela democracia dentro do parlamento estadual. Em nenhum momento, o petista interfere nas discussões, deixando os blocos livres para apresentarem suas denúncias, questionarem e defenderem as realizações do Poder Executivo. Amorim evidencia como deve agir um verdadeiro líder político. Este é um dos motivos que levou o jovem parlamentar a ser aclamado presidente da Mesa Diretora, sem que o bloco de oposição apresentasse uma candidatura. É o comandante que agradar até os amotinados no barco do legislativo.


Jonas_01Jonas Lima está indo para o sacrifício
A falta de combatividade dos parlamentares petista está levando Jonas Lima (PT) para o sacrifício. Discriminado e desprestigiado, em algumas ocasiões, pelos companheiros de partido, Lima vem se destacando como um defensor intransigente dos cardeais petistas e do projeto da Frente Popular. Nas últimas sessões do Poder Legislativo, ele segurou as pancadas dos deputados de oposição, praticamente fazendo o papel do líder do governo Daniel Zen. De posse de um discurso simples, Jonas Lima levanta a bandeira do setor produtivo, destacando os projetos desenvolvidos nas comunidades rurais do Estado, enquanto a oposição não perdoa a falta de recuperação de ramais, além “da falta de apoio da administração do PT para o homem do campo”. 


Candidato_01


Com os dois pés no PMDB
O ex-deputado Ilderlei Cordeiro está com os dois pés no PMDB. Ele informa que está fechando os últimos detalhes para entregar a presidência do PR no Acre, ficando com o caminho livre para se filiar ao PMDB e assumir a pré-candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul, com o apoio do prefeito Vagner Sales. “Posso dizer que falta apenas assinar a ficha de filiação. Eu não poderia jamais recusar um convite do Vagner Sales. É uma honra ser o candidato de um líder com a densidade política que ele tem. Falta apenas resolver com a direção nacional do PR. Estamos discutindo um nome para assumir a direção do PR no estado. Acredito que o melhor nome seria o do senador Petecão”, diz Ilderlei.


chute_01
Fim do imbróglio no Sintesac
Quem perde sai. Ninguém pode querer permanecer no poder quando sofre uma derrota nas urnas. Para preservar a democracia no processo eleitoral da escolha da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), a Justiça invalidou a posse de Antônio Daniel, que mesmo derrotado insistia em permanecer na presidência da instituição. Uma comissão provisória irá administrar o sindicato. A Justiça deverá decidir pela posse Adailton Cruz, representante da Chapa 1. Este processo eleitoral revelou ainda a capacidade de articulação do deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN), que mesmo apoiando o governo (o patrão neste caso) foi um dos responsáveis pela derrota da Chapa 2 – comandada por Antônio Daniel.


Sinha_01Pesquisa nos ramais
Durante os debates sobre o setor produtivo, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) fez uma proposta que não pode ser descartada. Ele sugere que o governo do Acre realize uma pesquisa para descobrir quais as maiores dificuldades dos produtores na zona rural de Rio Branco. A peemedebista pede ainda que os técnicos do Estado escutem sugestões dos agricultores para “resolver os problemas que existem, mas muitas vezes o poder público não está aberto ao diálogo e acaba fazendo o que não é prioritário para as comunidades”. Sinhasique afirma que a principal reclamação dos produtores rurais é pela falta de recuperação dos ramais. Sem acesso não tem como o agricultor plantar a macaxeira e levar o que produzir para oferecer na cidade.


Genio_02Nosso querido Acre não para de surpreender
Depois de virar o objeto do desejo dos EUA, Alemanha, China, Peru e Marte, se tornando modelo de economia sustentável para o mundo, o Acre não para de surpreender. Em plena crise, o Estado registrou em abril, a menor taxa de desemprego dos 27 estados brasileiros. O petista Daniel Zen comemorou que foi registrado em abril, maio e junho, um crescimento na taxa de emprego de 23,5% em ralação ao mesmo período do ano passado. Um dos fatores, segundo o deputado, seria a inauguração do Call Center “que tem projeção de até o final do ano atingir os cinco mil postos de trabalho. Realmente, a capital mundial da economia sustentável merece ser estudada. Durmam com esta, cambada de obtusos que não acreditam no potencial deste pujante Estado.Tudo isso, graças ao nosso genial governador.


Jairo_01Faltou o cafezinho, governador
O deputado Jairo Carvalho (PSD) finalmente descobriu que é deputado de oposição. Depois de provar do açúcar do cafezinho do governador Sebastião Viana, fazer fotografias no gabinete de trabalho do petista e protagonizar defesas da administração petistas, mais contundentes que a do líder do governo, Carvalho saiu do transe. “Sou da oposição e não vi nenhum deputado chamar os produtores de preguiçosos. Os deputados do PT vem aqui e só falam de banana, como se no Estado só tivesse macaco. Nós vamos no mercado e compramos arroz de São Paulo, compramos tudo de fora. O governo tem o projeto, mas não tem o investimento”, sapecou Jairo Carvalho. Será que ele está com saudade do cafezinho da Casa Rosada? Convida o homem, governador.


filiado_01O nosso vereador
Mais uma vez os jornalistas terão representante numa disputa eleitoral. O jornalista Evandro Cordeiro assinou ficha de filiação ao PSC da missionária Antônia Lúcia, na noite de quarta-feira (26). Apesar da cerimonia de filiação concorrer com a partida de futebol entre Flamengo x Vasco – a área da casa do Senhor Osmar – pai de Evandro – ficou lotada de amigos e apoiadores do pré-candidato a vereador de Rio Branco. A missionária Antônia Lúcia fez questão de participar do evento. Ele se comprometeu em prestar apoio total para Evandro Cordeiro concorrer com chances de ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital. O ato foi eclético, contando com a participação de líderes evangélicos, católicos e do Santo Daime. Pode até faltar dinheiro, mas fé tem de sobra.


Coelho_01Curso de formação política
O professor Carlos Coêlho, que prestou assessoria para várias campanha eleitorais vitoriosas no Estado, promove nos dias 28 e 29 de agosto, mais um curso de formação política para qualificar pessoas que queiram ingressar na política partidária. Coêlho afirma que é uma iniciativa apartidária que tem como objetivo a busca do aprimoramento e fortalecimento da democracia. Podem participar agentes políticos, estudantes, parlamentares, dirigentes partidários e pré-candidatos nas eleições de 2016. O curso será ministrado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). A carga horária de 10 horas terá como palestrantes o senador Jorge Viana (PT), o advogado Sanderson Moura, o próprio professor Coêlho e Tácio Farias. Inscrições: Sede da Empresa, Rua Ipanema, 152, sala 202- Vilage Maciel (De segunda a Sexta, das 14 às 18horas) ou através dos telefones (68) 9998-8688 e (68) 9985-5085.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido