Menu

Ilderlei Cordeiro assume ser o candidato do Vagner em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro está muito perto de ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul com o apoio de Vagner Sales (PMDB). Ele está essa semana em Brasília cuidando da situação do partido que preside, o PR, para provavelmente, se filiar ao PMDB.


Assista a entrevista em vídeo gravada com Ilderlei Cordeiro em Cruzeiro do Sul.

Publicidade

video
play-sharp-fill

Fantasminha assustador
Nunca tinha visto o deputado estadual Jonas Lima (PT) tão transtornado. Ele comprou uma briga com a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) que já se arrasta por duas sessões na ALEAC. O princípio da desavença é que Jonas quer que a oposição reconheça os avanços trazidos pelo PT ao Acre.


Cada macaco no seu galho
Para exaltar o PT, Jonas ataca as gestões passadas do PMDB. E tem exigido que Sinhasique cobre do Ministro de Energia a redução das contas de energia. A peemedebista o contradiz afirmando que quem pode fazer isso é a presidente Dilma (PT) e o governo do PT do Acre através da redução do ICMS.


Calcanhar de Aquiles
Ao dizer que Jonas é o Rei das Cooperativas no Acre, o petista se ofendeu. Ele prometeu levar os presidentes das cooperativas acreanas para realizar uma audiência pública. Quer colocar em pratos limpos toda essa questão.


Melhor uma CPI
Realmente pairam muitas desconfianças sobre o funcionamento das dezenas de cooperativas ligadas ao Governo do Acre. Principalmente se há ou não um esquema patronal. Para isso se esclarecer seria melhor uma CPI ouvindo além dos presidentes os “cooperados” que deixaram as instituições “sociais”.


O passado te condena
No mandato anterior Jonas Lima não andava muito afinado com a Casa Rosada. Tanto que foi convidado a se retirar de uma reunião com os deputados da base. Tudo isso muito ligado ao esquema de eleição interna do PT. Nessa legislatura virou o defensor número 1 do Governo.


Estratégia?
Não sei se foi de caso pensado colocar Jonas para polarizar o debate com Sinhasique. Na tribuna a ex-locutora se sai muito melhor por ter afinidade com as palavras. Mas o desgaste para o PT é grande porque as argumentações do deputado são estranhas.


Só os petistas têm honra?
Estou cansado de assistir nos debates da ALEAC quando acontece um confronto com a oposição os deputados do PT se sentirem ofendidos nas suas honras. Mas esquecem que as pessoas dos outros partidos também podem estar se sentindo ofendidas. Afinal, só os petistas que têm honra?


Debate sadio
Melhor para todos os lados os debates serem propositivos. Existe um ditado de que quem tem telhado de vidro não joga pedra nos telhados dos outros. O próprio líder do Governo, Daniel Zen (PT) contrapõe a oposição sem perder a elegância. Esse caminho é o melhor.


Exemplo a seguir
Acompanhei dois mandatos seguidos do ex-deputado Taumaturgo Lima (PT), primo do Jonas, na ALEAC. Assisti debates dele com a oposição. Mas nunca tinha visto tanto descontrole. Transformar questões políticas em pessoais é muito perigoso.


Democrático
O próprio presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT) tem mantido a Casa aberta para receber os vários setores da sociedade. Tem garantido o debate saudável da ALEAC na sua posição de mediador. Mesmo sendo do PT nunca vi Ney pender para nenhum lado.

Publicidade

Acerto
O governador Tião Viana (PT) acerta ao manter o diálogo aberto com os profissionais de educação. Essa questão envolve muito mais do que simplesmente política partidária eleitoral.


Mãos limpas?
Tanto no plano nacional quanto estadual os debates políticos baixaram demais o nível. A democracia brasileira está em xeque pela intolerância de todas as partes. A corrupção se espalhou como um câncer contagioso que atinge todos os partidos. Não há mais inocentes na história. Aqui no Acre também acontece algo parecido em determinados setores. Querem estabelecer uma batalha do bem contra o mal. Mas alguém que deve uma fortuna para um banco social é do bem? Melhor seria pagar as suas dívidas porque é com esse dinheiro que o Governo brasileiro faz os seus investimentos em melhorias sociais como escolas, hospitais e etc.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido