Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acisa vai orientar comerciantes sobre cobrança do ICMS

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Acisa vai orientar comerciantes sobre nova forma de cobrança do ICMS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os comerciantes acreanos devem ficar em alerta sobre as novas regras de cobranças do ICMS. Com o objetivo de ajudar seus filiados, a assessoria jurídica da Associação Comercial do Acre (Acisa) estará promovendo um ciclo de orientações sobre o assunto, que começa nesta quinta-feira, 20, e depois durante todo o mês de setembro. A primeira conversa será com os contadores das empresas e seus auxiliares. Depois os empresários e colaboradores.


O diretor jurídico da Acisa, Cil Farney Assis, informa que a nova forma de cobrança do ICMS funcionará em regime de apuração, ou seja, débito e crédito. Tudo que o comerciante comprar resulta em crédito e tudo que ele vender vira débito.

Anúncios


O modelo de apuração já existia antes de 1999, mas foi mudado no governo de Jorge Viana para cobrança fixa, o que de certa forma provocou uma deseducação fiscal nos comerciantes locais.


Após 16 acostumados com um cálculo simplificado de cobrança do imposto, os empresários acreanos terão que se adaptar a uma nova forma de cobrança que, aliás, é um modelo nacional. As novas regras aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Sebastião Viana começam a valer a partir do dia 1º de outubro.


O presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão Silva, destaca a necessidade de o empresário acreano conhecer as novas regras sob pena de ser pego de surpresa.


“O empresário precisa ser esclarecido como é que ele põe os preços na mercadoria. Como é que ele vai fazer os cálculos. Há 16 anos o empresário acreano paga o valor fixo do ICMS e terminou o assunto, não importa por quanto ele vendia a mercadoria, mas agora será diferente. A gente tá percebendo que vai haver muito ruído no início da validade da nova forma de cobrança do ICMS. Porque vai haver uma mudança radical. E as pessoas precisam saber sobre essa alteração que é para levar essa informação para os empresários sobre o que vai ser alterado. É importante é essa prevenção. Para que ninguém venha chiar e chiar muito”, completa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido