Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chapa vencedora acampa no Sintesac e afirma que Daniel que levar presidência no tapetão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Uma manobra rasteira e covarde”. Essa é a definição dos membros da chapa vencedora da eleição para presidência do Sindicato dos Servidores da Saúde do Acre (Sintesac), ocorrida durante o final de semana, quanto ao pedido de impugnação da Chapa 1, feita pelo atual presidente do sindicato  Antônio Daniel, que concorreu a reeleição do segundo maior sindicato do Estado.


Desde o início da manhã desta segunda-feira (3), a sede do Sintesac foi tomada por correligionários de Adailton Cruz, vencedor do pleito, ao tomarem conhecimento que o atual presidente Antônio Daniel havia protocolado, junto a Comissão Eleitoral, um pedido de impugnação da chapa vencedora. Daniel baseou o pedido em uma briga ocorrida entre um membro da chapa vencedora e o filho do presidente da Comissão Eleitoral, ex-vereador, ex-presidente do Sintesac e amigo pessoal de Antônio Daniel, Luiz Anute.

Anúncios


No pedido foi citado o item 18 do Estatuto Eleitoral do sindicato, que versa sobre que “fica vedada a participação de membros de qualquer chapa inscrita no pleito eleitoral em manifestações públicas ofensivas e prejudiciais a boa imagem do Sintesac, a sua diretoria e membros da Comissão Eleitoral em virtude do processo eleitoral”


A suposta briga teria ocorrido durante a apuração dos votos, em frente à sede do Sintesac. O Filho de Anute, João Mendes dos Santos Neto registro um Boletim de Ocorrência alegando ter sido agredido por um apoiador da Chapa 1, identificado pelo nome de Rodrigo.


“Tem o item 18 do estatuto do sindicato que deixa bem claro que o que aconteceu é passivo de punição e essa punição é a impugnação da chapa, a exclusão dela do pleito eleitoral. A comissão estará analisando o pedido, bem como as provas que tem para assim decidir qual será o desfecho”, disse Anute.


Luiz Anute e o filho exibiram marcas da suposta agressão e afirmaram que foi realizado o exame de Corpo de Delito, o que pode comprovar as agressões. Anute é acusado por membros das outras duas chapas concorrentes de ter tentado burlar o pleito, permitindo a votação de eleitores que apresentavam apenas a carteira do sindicato.


A legislação eleitoral obriga que o candidato compareça à seção eleitoral munido de documento de identificação com foto e o contracheque comprovando a contribuição sindical no mês de junho.


Membros da Chapa vitoriosa, afirmam que tem gravações que comprometem o presidente da comissão eleitoral, além de ser acusado de abandonar a apuração dos votos para tomar as dores do filho, que brigava na rua.


Anute alegou que o suposto agressor foi seu assessor parlamentar, quando era vereador e que foi exonerado do cargo, o que deixou revoltado “Não vou permitir que faça qualquer coisa com alguém da minha família, se quiser fazer comigo eu não ligo, mas com meu filho ou alguém da minha família eu não vou permitir. Quanto esse rapaz que agrediu meu filho, ele não gosta de mim, pois quando eu era vereador ele era meu assessor e depois foi exonerado do cargo”, justificou.


Temendo que a atual presidência do sindicato tente alguma outra manobra para tomar o sindicato no “tapetão”, os membros da chapa vencedora ocupam a sede do Sintesac e prometem só sair quando Adailton Cruz for empossado. A equipe vitoriosa providenciou almoço, lanche e jantar para os acampados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido