Conecte-se agora

Sebastião Viana resolve cortar o ponto de professores em greve

Publicado

em

O secretário de Educação do Estado, Marcos Brandão, anunciou na manhã desta segunda-feira, 27, em coletiva na Casa Rosada, que a partir de agora os professores que continuarem em greve terão seus salários cortados.

Brandão disse ainda que em todo momento o governo buscou dialogar com a categoria, ao contrário do que diz o comando da greve, que reclama da falta de diálogo.

O secretário informou ainda que a decisão foi tomada por “via legal”, apesar da greve não ter sido declarada ilegal pela Justiça, como tenta fazer parecer o governo.

“Nós decidimos por via legal que a partir de agora a Secretária de Educação estará suspendendo os vencimentos dos professores em greve. Nós lembramos que em todos os momentos nós buscamos o diálogo para não chegar a esse ponto.”

O secretário ainda acrescentou que “a greve é legítima, mas também é legítimo pensar que quem trabalha recebe e quem não trabalha não recebe”.

Ao comentar sobre a manifestação dos professores, ontem na cavalgada, Brandão considerou o ato desrespeitoso e disse ainda que a greve passou a ser politizada.

Anúncios

Cotidiano

Ministério Público Federal alerta para golpe com e-mail da PGR

Publicado

em

O Ministério Público Federal emitiu nota para esclarecer à sociedade que o procurador-geral da República, Augusto Aras, não encaminha e-mails individuais aos membros do Ministério Público da União, aos servidores ou a quaisquer cidadãos com informações sobre andamento de procedimentos do sistema do próprio Ministério Público Federal e do Judiciário. Alerta, ainda, que os endereços de e-mails oficiais do Ministério Público têm domínio próprio e não são finalizados em “.com.br” e sim em “.mp.br”.

Caso de uso indevido de endereço eletrônico supostamente atribuído ao procurador-geral oferecendo um link para consulta de andamento de processos assemelha-se aos já conhecidos e-mail phishing, que buscam violar o sigilo de dados de usuários da internet, e está sob investigação.

Consultas processuais devem ser efetuadas por meios oficiais e direcionadas à Central de Atendimento ao Cidadão do MPF ou – no caso dos veículos oficiais de imprensa – à própria Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República e Assessorias de Comunicação das Procuradorias Regionais e Procuradorias da República.

Continuar lendo

Acre 01

Funcionária do Araújo morre ao ser atropelada por BMW que fazia racha em avenida

Publicado

em

Jonhliane Paiva de Souza, de 30 anos, funcionária do supermercado Arasuper do 2° Distrito de Rio Branco, situado no bairro Seis de Agosto, morreu na manhã desta quinta-feira, 6, após ser atropelada e arrastada por um carro de luxo que fazia racha com outro veículo no momento que atingiu a mulher. Os dois homens não identificados faziam racha em dois veículos na Avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Santa Quitéria, capital acreana.

De acordo com informações repassadas pela polícia, Jonhliane estava trafegando na sua motocicleta modelo Honda Biz, cor vermelha, no sentido bairro-centro da avenida, com destino ao seu trabalho, quando o condutor de uma BMW a atingiu.

A vítima foi atingida frontalmente. A BMW que fazia o racha a arrastou por cerca de 300 metros e motocicleta por aproximadamente 500 metros.

Os dois suspeitos de estarem fazendo o racha que culminou na morte da mulher fugiram do local. O carro BMW foi encontrado abandonado atrás de uma academia de ginástica situada na região.

Continuar lendo

Destaque 3

Aprovação do presidente Jair Bolsonaro é do mesmo tamanho da reprovação: 45%

Publicado

em

Por

A pesquisa PoderData — novo nome do Data Poder 360 — mostra empate na avaliação do governo Bolsonaro. 45% o desaprovam, 45% aprovam. Há dois meses a rejeição era de 50% e, a aprovação, de 41%. Há duas semanas, 49% dos homens avaliavam bem a administração federal. Agora, são 58%. Na região Sul, a percepção positiva passou de 46% para 55% no período.

Houve mudanças também entre os mais jovens — pessoas de 16 a 24 anos — que rejeitam menos o governo. Há 15 dias, eram 46%. Agora são 39%. O mesmo ocorreu com quem mora no Sudeste. No período, a desaprovação na região caiu de 51% para 43%. No Centro-Oeste, a desaprovação subiu de 30% para 45%.

Fonte – Poder 360

Continuar lendo

Cotidiano

Xapuri assina ordem para a continuidade da reforma do museu Casa Branca

Publicado

em

Data que marcou o início do fato histórico mais relevante do Acre, esse 6 de agosto de 2020 não terá celebrações em Xapuri, local onde eclodiu, há 118 anos, a Revolução Acreana. No entanto, um ato alusivo ao movimento armado liderado pelo gaúcho José Plácido de Castro será realizado pela prefeitura local. Será assinado nesta quinta-feira, 6, a ordem de serviço para a continuidade da reforma do museu Casa Branca.

A obra de restauração do antigo prédio está parada há 5 anos, desde a gestão do ex-prefeito Marcinho Miranda, por conta de problemas com o convênio firmado junto ao Ministério do Turismo. A reforma previa melhorias do patrimônio e da praça Plácido de Castro, que fica ao lado, além de adaptações estruturais para garantir o acesso de portadores de necessidades especiais, como a inclusão de um elevador no projeto original.

Inicialmente, foram destinados R$ 495 mil oriundos de emenda do senador Sérgio Petecão para a restauração do espaço cultural. O contrato de repasse tem a interveniência da Caixa Econômica Federal. De acordo com a assessoria da prefeitura, vários “gargalos” burocráticos vinham adiando a retomada dos serviços, que, finalmente, foi anunciada nesta quarta-feira, 5, pelo prefeito Ubiracy Vasconcelos.

Farsa histórica

Apesar de ser considerado como a sede da antiga Intendência Boliviana de Mariscal Sucre, onde Plácido e Castro teria travado com o intendente Juan de Dios Barrientos o célebre diálogo: “És temprano para la fiesta; não é festa, é revolução”, para alguns historiadores, como o acreano Marcos Vinícius Neves, a atribuição não passa de uma farsa histórica. Segundo ele, em 1902, o prédio sequer existia. Foi construído em 1910 para funcionar como hotel e restaurante.

“Até hoje a fraude da Casa Branca de Xapuri continua sendo ensinada às novas gerações de acreanos e prejudica enormemente a compreensão da formação de uma das cidades mais importantes da história do Acre. Afinal, na verdade, a Intendência boliviana ficava abaixo da boca do rio Xapuri (e não acima como está a Casa Branca) para viabilizar a cobrança de impostos sobre a borracha produzida nos seringais desse rio além dos seringais do rio Acre. Assim turistas acreanos, brasileiros e estrangeiros seguem sendo enganados por um verdadeiro estelionato histórico”, escreveu certa vez na coluna Miolo de Pote, que assinava no jornal Página 20.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas