Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aparelho de eletrocardiograma do Huerb quebra e paciente recebe exame ilegível

unnamed


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), que fica no Bairro Bosque, está encontrando grandes dificuldades em sua estrutura logística, e uma delas está relacionada ao aparelho de eletrocardiograma que, segundo usuários, estaria quebrado e os resultados de exames são emitidos sem condições de análise.


Os familiares de Mateus Almeida, que sofreu três infartos, e foi encaminhado ao hospital de ambulância, estavam preocupados com a situação. Temerosos com o estado de saúde do paciente, eles informaram que e eletrocardiograma feito no centro médico não “serve para nada” e que um dos servidores do órgão informou a situação a eles.

Anúncios


Um funcionário do Hospital, que não aceitou gravar entrevista por temer “perseguição” administrativa, relatou à reportagem que há alguns dias os pacientes estão enfrentando problemas com a falha do aparelho. Além disso, disse o servidor, o atendimento de alguns tem sido retardado para que de tempo de a empresa contratada pelo hospital regularizar o problema que, segundo ele, ocorre rotineiramente, “colocando em xeque” a vida dos pacientes.


unnamed (1)Marilda Nunes, irmã do paciente Mateus, disse que o rapaz estava sentindo dores no braço e dormência. “Aqui no Pronto Socorro disseram que o exame não ia servir porque a máquina de fazer estava quebrada. Na hora da caneta escrever no papel, ela não termina as linhas e o médico não pode identificar o que tem de errado”, contou a mulher.


Segundo ela, o irmão foi “encaminhado da UPA do 2º Distrito. A gente fez um eletro lá, mas quando chegou aqui o médico pediu outro para confirmar. Agora, meu irmão está lá dentro doente e a gente não pode fazer nada. Nós estamos aqui preocupados com essa situação. É bom que alguém do governo tome providencias, porque a situação é drástica aqui no Pronto Socorro”, reclama Marilda.


Segundo o médico Giovanni Bady Casseb, gerente assistencial do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, não houve atendimento prejudicado. O paciente Mateus foi encaminhado corretamente aos serviços do hospital. Ele explicou que o eletrocardiógrafo está apresentando falha em uma das variações do exame, mas disse que isso é indiferente e que o exame pode ser lido da mesma forma pelo médico.


“Apenas uma variação não funciona. Essas variações são espelhos das outras, então essa que tá faltando não vai interferir na análise do médico”, afirmou o profissional ao lembrar que Mateus já possuía outro exame feito, segundo o médico, na UPA da Sobral. Contudo, o paciente não foi atendido no Bairro Tucumã, mas na UPA do 2º Distrito de Rio Branco.


Ainda de acordo com a irmã do paciente, desde as 11 horas da terça-feira os familiares estão em hospitais da cidade. “Agora já são três horas da tarde. Desde que a gente chegou aqui no Pronto Socorro o médico que tá de sobreaviso ainda nem apareceu e ninguém aqui tá sabendo dele. Isso acontece porque o nosso governador, o Tião Viana não precisa da saúde pública. Ele deve ter plano de saúde. Isso aqui é uma vergonha, um falta de respeito e amor”, completa a mulher emocionada.


unnamed (2)Procurado, o diretor do Hospital de Urgência e Emergência da capital, Rodson Souza, confirmou que o aparelho apresentou falhas, contudo, esclareceu que a empresa contratada pelo hospital para fazer a manutenção nos aparelhos de imagem já teria sido acionada e que o conserto já era aguardado.


“Essa variação não traz prejuízos para a avaliação do médico. Todos foram atendidos em tempo hábil. O Mateus já veio da UPA com o exame, mas como cada médico tem sua conduta, o médico daqui pediu um novo exame e ele foi feito, sem prejuízo”, finaliza o gestor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido