Menu

Mano Rufino tem mais de 70% de rejeição na última pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

rufino_01Perguntei ontem a uma importante liderança do PT, se o apoio ao prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (foto), estava garantido na eleição do próximo ano e ouvi uma explicação religiosa: “com mais de 70% de rejeição na última pesquisa, ele está no purgatório, as pesquisas do próximo ano é que dirão”. Há certa indisposição no PT, em lhe dar um cheque em branco um ano antes da eleição, pelo fato do Tião Viana ter perdido nos dois turnos no município. A filiação do Mano no PSB, acontecida ontem, não muda nada, porque o partido só existe no nome no município. Mano Rufino jacta-se de ter 7 milhões de reais em caixa para mudar sua péssima aceitação popular. Pelo tamanho dos problemas, nas áreas rural e urbana de Sena Madureira, o valor pode não ser suficiente para resolver a sua situação política. Pesa contra ele ainda não ter o apoio de duas importantes lideranças da FPA da região, o deputado Nelson Sales (PV) e o ex-prefeito Nilson Areal. Por tudo isso, será preciso muita reza para o prefeito Mano Rufino sair do purgatório.


Volume morto                                                                                                                                                                                  
Fui checar e são reais os números citados pelo deputado Gehelen Diniz (PP) de que a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB), sua adversária na oposição na disputa da prefeitura de Sena Madureira, está em queda livre nas últimas eleições. Estacionou no volume morto.


Continua prestigiada
Mesmo em queda na sua votação, o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, bateu o martelo e Toinha Vieira será a candidata do partido à Prefeitura de Sena em 2016.


Previsão de queda
Os prefeitos não esperem que aconteça aumento no repasse do FPM nos próximos meses. Segundo avaliação do senador Jorge Viana (PT), a tendência é que continue desabando.


Apostando as fichas
Dirigentes do PMDB decidiram que a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) é a candidata ideal à prefeita no próximo ano. Acreditam que chegará em 2016, num bom teto de popularidade.


Duas faces
O deputado Antonio Pedro (DEM) é bem rápido em cobrar apoio do governo para resolver problemas de Xapuri. Mas, até o momento, não ouvi uma cobrança ao seu amigo prefeito.


Não é a varinha mágica
Não será uma Audiência Pública, em Tarauacá, acontecida este final de semana, que irá resolver os problemas na Segurança, no município. É muito discurso e pouca ação. É sempre assim.


Porteira fechada
O presidente do PHS, Manoel Roque, está montando uma chapa para vereador de Rio Branco competitiva, com suplentes que tiveram boa votação. A porteira está fechada para quem tem mandato.


Não precisa
Basta o governo se adequar à legislação federal e criar no Estado a categoria de “condutor de ambulância”, inócuo, pois, este anteprojeto do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), com a proposta.


Voto de silêncio
O deputado Nicolau Junior (PP), ao que indica fez voto de silêncio após retirar a sua assinatura da “CPI da BR-363”, faz um bom tempo que não usa a tribuna da Assembléia Legislativa.


Tirar bandido
O deputado Josa da Farmáia (PTN) fez um discurso confuso contra a redução da maioridade penal, sob alegação que vai “tirar os jovens das ruas”. Errado: vai tirar os bandidos.


E o “marreirão”?
O estádio “Naborzão”, em Tarauacá, fechado desde 2009, está sendo reaberto às atividades esportivas. E o “Marreirão”, em Sena Madureira, onde gastaram milhões de reais e está abandonado, alguém dá uma notícia?.


Quem vai fiscalizar?
Este Projeto de Lei da deputada Eliane Sinhazique (PMDB) que fixa em 30 minutos o tempo máximo para atendimento pelo DETRAN, se aprovado, será mais uma Lei inócua, quem vai fiscalizar? Lembra a Lei da fila nos bancos, que até hoje só existe no papel?.


Prepare o lombo
O clima de cordialidade entre a comitiva do Tião Viana, a deputada Leila Galvão (PT), em ato em Brasiléia, com prefeito, Everaldo Gomes, fez parte do ritual, mas ele prepare o lombo que o PT, a partir do próximo ano, vai para cima dele com gana para lhe tomar a Prefeitura.


Candidatura única
No intervalo da sua gravação no programa de debates da TV-RIO BRANCO, a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) admitiu ser uma opção para disputar a PMRB, mas que o foco principal antes de uma definição do nome, será o de buscar uma candidatura única.


Comentário lúcido
Este foi o comentário mais lúcido que ouvi sobre o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB): “é o primeiro presidente, após décadas, que é independente, e não submete o Legislativo ao Executivo. Por isso a ira dos partidos da base do Palácio do Planalto”.


O “homem das malas”
Assim é conhecido o Pastor e Ministro do Esporte, George Hilton, que chega hoje na Capital, por no dia 14 de junho de 2005 ter sido flagrado no aeroporto de Minas Gerais, com 11 malas cheias de dinheiro. Era até aqui sua única notoriedade. Agora: virou “Cidadão de Rio Branco”.


Nada mais vulgar
Não existe no Legislativo acreano, nada mais vulgar que receber títulos de “Cidadão Acreano” ou de “Cidadão de Rio Branco”, porque se deu o pergaminho para gato, papagaio e periquito.


“Comunista pidão”
E-mail de um petista: “Crica, o PCdoB tem a secretaria municipal de Educação de porteira fechada, quase 200 cargos de confiança entre governo e prefeitura, o DEPASA de porteira fechada, e o deputado Jenilson continua resmungando por mais cargos? Não é um pidão?”.


Caso dos sucos
Também estou entre os que acham que o secretário Edvaldo Magalhães não ia sujar sua biografia superfaturando fornecimento de sucos. Nem fez uso. Faltou só detalhar no Diário Oficial o que ia usar ou não na licitação legal do MP. Foi seu erro. Mas, tudo foi esclarecido.


Questão de sobrevivência política
Os partidos nanicos começaram a entender que, as suas sobrevivências e fortalecimento passam pela unidade num bloco na sucessão municipal, ou continuarão meros coadjuvantes.


Sentimento que aflorou
Nas reuniões que os nanicos realizam, o entendimento da unidade aflorou e a cada dia se solidifica mais. Será difícil aceitarem o PT ou o PCdoB indicar o vice do Marcus Alexandre.


Uma das duas
Conversando ontem com um dirigente de um dos partidos nanicos, ouvi o seguinte: “ou a gente faz valer os nossos votos ou continuaremos humilhados de pires nas mãos na FPA”.


Sem reajuste
Para um bom entendedor uma meia palavra basta. O governador Tião Viana deixou antever ao falar sobre a greve dos professores que, o governo não atenderá ao pedido de reajuste salarial.


É a realidade
O caso é simples: se o governo fizer a concessão não terá como manter a regularidade do pagamento. A realidade econômica do Estado é a mesma do Brasil, de crise financeira.


Radical com os inimigos
O ex-governador Geraldo Mesquita era radical com os adversários políticos, rastreava onde tinha um simpatizante do MDB em seu governo para determinar a degola. Certo dia estava em seu gabinete, quando entra seu assessor Nemézio Coelho, todo diplomata e lhe sugere que permaneça com um filiado do MDB em um cargo de confiança. Mesquita coçou o dorso da mão – cacoete que lhe acompanhava quando não gostava de algo – e soltou uma frase que ficou célebre no anedotário político acreano: “Nemésio, no meu governo quem for do MDB e precisar de um como com água morre de sede. Entendeu?”. O Nemésio tanto entendeu que em poucos minutos trouxe o decreto de exoneração para ser assinado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.