Menu

Reforma Política: nem botas, nem chapéus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Francisco Rodrigues Pedrosaf-r-p@bol.com.br


Na década de 60, alguns moradores que viviam perto do Parque Nacional de Amboseli, no Quênia, imaginavam que, roubando as botas e os chapéus dos caçadores de animais, à noite, quando estivessem dormindo em seus acampamentos, poderiam conter os estragos que esses aventureiros causavam à região. Se continuassem a exploração todo um ecossistema desabaria, e com ele as condições de vida dessas pessoas que ali estavam há tantas gerações.

Publicidade

botas_inA propalada reforma política ganha feições parecidas: tenta-se olhar para o problema pela ótica do que lhe é consequente e não do que se evidencia causal. Os jogos de palavras, as retóricas vazias, os gestos sinistros e cínicos de tantos parlamentares oportunistas e medíocres, sugere que pensemos que os erros de um setor que vive a envergonhar muitos (não todos) estão na própria essência de ser a política como ela é, na forma, na moldura, na organização.


Não há negar os erros, todos sabem, a política brasileira está doente. Quantos renunciam para fugir da cassação? Quantos são condenados e presos? Quantos investigados por suspeita de envolvimento com o crime? Quantos não aparecem com ideias malucas e paranoicas? Quantos circenses não nos fazem gargalhar tristemente, ao exporem suas ideias alopradas? Mas os erros não estão somente aí, melhor dizendo, estão aí por que não surgem aí.


Como não é o furto das botas e chapéus que acabariam com o comércio ilegal do marfim na África, também não é reformando a política que se resolveria o triste quadro que vislumbramos. Precisamos olhar desconfiados os sujeitos que se alimentam, consolidam e, agora, como num passe de mágica lenta e agonizante, propõe a famigerada “reforma”.


Enfatizo: não nos enganemos! Nenhuma reforma sairá de políticos deformados de caráter, condenados pela Justiça, amarrados às latrinas da corrupção, do luxo sultanesco de parlamentos alijados da miséria de um país secularmente desigual no corpo. Nenhuma reforma será capaz de relevantes formulações, se os convidados forem os mesmos que, já por tanto tempo, tem uma relação placentária com o que existe de podre nas terras pobres do sul do mundo.


Não me levo pelos caminhos do determinismo e da generalidade, tampouco pela desesperança dos derrotados. Mas esse discurso alardeado de reforma política é falso, é inócuo e não vai destruir os monstros que nos lambem a carne aberta.


A mim me parece precisamos avaliar os sujeitos que levam, pelo voto, essas pérolas aos parlamentos, prefeituras e palácios. Não reformem a política; não reformem os políticos; mudemos os eleitores, e tudo o mais tem a chance de cair em uma agradável destruição. O resto são botas e chapéus.


 


 


 


 

Publicidade

 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido