Menu

Diretor do conselho editorial de ac24horas, jornalista Roberto Vaz se afasta para cuidar da saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


vaz_01
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Atenção para este aviso importante. Antes que a urubuzada fale o que não deve, aqui vai um comunicado aos meus três leitores. O diretor do conselho editorial de ac24horas, o jornalista Roberto Vaz, se interna esta tarde no hospital Santa Juliana, em Rio Branco, para procedimentos de rotina. Ele ficará sob os cuidados da médica cardiologista Fátima Borges, que considerou importante um tratamento preventivo, tendo em vista que o idealizador de ac24horas tem reclamado de dores abdominais e arritmia.

Publicidade

O período previsto de internação é de três dias e se tudo ocorrer dentro do previsto, Vaz já terá alta na segunda-feira. Neste período, ele não receberá visita por decisão da equipe médica e da família. Bom, sem delongas, quero destacar que a linha editorial do jornal permanece inalterada, preservando sempre o livre direito de informar sem amarras ou subterfúgios para esconder qualquer tipo de fato de interesse da população de nosso querido Acre, principalmente no que diz respeito aos bastidores da nossa política.


Na ausência de Roberto Vaz, este blogueiro promete manter os leitores informados dos avanços de nossa economia pujante, que elevou o Acre a modelo de economia sustentável para China, Estados Unidos, Alemanha e Peru. Além de firmar este pequeno Estado, que alguns cidadãos preconceituosos da elite branca achavam que nem existia, na liderança global na conservação das florestas e ações produtivas com boas práticas sustentáveis. O único capaz de reverter as mudanças climáticas que atingem o mundo.


reforma_01Jorge Viana vai presidir a comissão especial de reforma política
Ele é o cara. Não escondo de ninguém, minha opinião sobre o senador Jorge Viana (PT), o único petista que analisa o momento político brasileiro e local, sem colocar as paixões partidárias à frente do que ele acha que está errado. Ele encaminhou para este blogueiro, a notícia dada na noite de quinta-feira (18) pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros, da composição da Comissão Especial de Reforma Política do Senado. São 27 membros e Jorge Viana foi indicado para ser o presidente da comissão.


A relatoria será do senador Romero Jucá (PMDB-RR). A intenção do Senado é analisar as propostas para que sejam apreciadas em Plenário antes do recesso parlamentar, entre 1º e 17 de julho. Viana acredita que esta será uma oportunidade de o Senado dar uma resposta à sociedade brasileira sobre este tema tão importante e urgente para o país. “Todos estão com expectativas sobre a reforma política. Toda aquela manifestação que ocorreu em junho de 2013 estava muito vinculada às regras da política brasileira”.


O senador acreano é contra diversos pontos da reforma aprovada na Câmara dos Deputados, entre os pontos principais, a contribuição financeira de empresas para os partidos políticos. “Em todos os lugares, nas reuniões, sempre me perguntam quando vai ser votada a reforma política. Espero sinceramente que antes do recesso se delibere sobre essa matéria, que encontremos um caminho do consenso razoável para dar resposta ao país e ao cidadão brasileiro”, comenta o petista que se diferencia de seus “companheiros”.


devo_01Não adiante espernear não vai haver aumento para os servidores
“Não adianta os servidores fazerem greve, o Estado está sem recursos para dar aumento”. Esta frase é de uma fonte do blog ligada ao governo do Acre. Ele afirma que o Estado não disponibiliza de recursos para conceder reajuste para nenhuma das categorias de servidores públicos, que os sindicalistas podem levar os funcionários para ruas e paralisarem até por 90 dias, que voltarão ao batente sem receber um único real de reajuste salarial. Nossa fonte informa que durante uma reunião com seus homens de confiança, o governado do Acre, Sebastião Viana (PT), deixou esta decisão pactuada.


A previsão para os servidores públicos não é das melhores. O governo já decidiu que não concederá reajuste este ano, se a crise persistir a medida deverá se prolongar por 24 meses. O governador Sebastião Viana, teria repassado um memorando para todos os seus gestores, solicitando que façam cortes de cargos comissionados e readéquem as despesas para equilibrar as contas da máquina do Estado. Pelo visto, a presidente Dilma Rousseff (PT) não foi a única que omitiu a verdadeira situação de seu governo, causando um efeito dominó nas demais administrações pilotadas pelo PT.


valia_01



“Novo conceito de exploração da mão de obra”
O blog também recebeu um e-mail de um servidor da Secretaria de Comunicação do governo do Acre. Por motivos óbvios, vamos preserva seu nome. A denúncia é de exploração da mão de obra. De acordo com este profissional os jornalistas que prestam serviço para administração petista, “estão sendo obrigados a ler todos os jornais locais, assistir todos os telejornais, monitorar todos os sítios de notícia e ao final fazer um relatório de tudo de positivo e negativo do governo. Uma pessoa que fica trabalhando o dia todo, chegando em casa é obrigado a continuar sua jornada para atender necessidades partidárias”.


Esta situação não chega a ser novidade para este blogueiro. No início dos primeiros quatro anos da administração Jorge Viana, eu presenciei por diversas vezes, cargos de confiança percorrendo os jornais impressos na madrugada para todo o conteúdo político que seria divulgado no dia seguinte. O servidor segue sua denúncia: “este é o novo conceito de exploração da mão de obra, exploração de trabalho de mais-valia, ampliando as horas que o trabalhador atua em favor do patrão, mas não recebe nenhum tipo de remuneração. O servidores da comunicação só descansam quando estão dormindo”.

Publicidade

Josa_01


A qualidade dos defensores de Sebastião
O governo do Acre vem se cercando de cuidados para defender suas ações na Aleac, mas a qualidade de seus oradores no parlamento não tem ajudado na hora que a Casa Rosada resolve dividir a missão com os representantes da base de sustentação petista. Todos recebem uma ligação para saber o que devem falar, mas alguns não conseguem assimilar o que é repassado. Um exemplo é o deputado Josa da Farmácia (PTN), que fez o seguinte aparte para proteger o programa Ruas do Povo e o sistema de saúde do Estado: “Rodrigui Zalve, Manço Lima tiveru as rua do povo concluída toda ar de cruzeru só presta ar da rua do povo, o que falam ao contrario tudo é uma contradição, por isso é preciso rever todas as área da saúde para melhorar as coisa”. Precisa dizer mais alguma coisa?


Um vídeo para descontrair



faca_01PT poderá perder mais um cargo federal no Acre
O Partido dos Trabalhadores (PT), poderá levar uma nova rasteira e perder mais um cargo de chefia num órgão federal no Acre. Depois de perder alguns espaços para o PMDB, agora será a vez de sofrer uma baixa para um partido nanico. As conversas estão avançadas entre um representante de uma das siglas que integra a Frente Popular e o ministro que representa a pasta em Brasília. O dirigente é acostumado a afrontar os cardeais petistas, inclusive, dizem nos bastidores, que o sujeito não é mais recebido pelo governador, só não foi defenestrado porque sabe de detalhes de algumas negociatas da administração pública.


 


sugestivo_01


LIVRO DE CABECEIRAJorge Viana segura o livro O ‘Ladrão no Fim do Mundo’, de Joe Jackson, junto a Aloysio Nunes Ferreira na audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que debateu os rumos da política externa brasileira, na quinta-feira (11). Reza a lenda que nós moramos no fim do mundo.


Eu não poderia deixar de publicar este post do acadêmico de Direito, Gabriel Santos. Sensato e equilibrado. Parabéns!


Gabriel_01


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido