Menu

Promovido a liderança global o Acre poderá salvar o planeta com seus projetos sustentáveis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

poderoso_01
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


O final de semana não foi fácil. Sofremos uma perda irreparável com a morte do jornalista Jorge Said, o entrevistador mais completo da televisão acreana. A democracia partidária também sofreu um baque com a morte do Armando Dantas, um ícone do PMDB. Este blogueiro presta condolências às famílias enlutadas. Apesar das duas notícias ruins do final de semana, algumas coisas serviram como alento. Meus três leitores devem se lembrar que fiquei feliz com a prefeitura, quando ela tapou a metade de um buraco na rua de minha casa.

Publicidade

Então, o prefeito Marcus Viana (PT) concluiu o serviço. Ele foi inaugurar uma quadra no bairro que eu moro, para não aparecer feio na foto, mandou tapar o restante, nem precisei esperar pelo período eleitoral do ano que vem. Outra notícia que me trouxe muito alívio foi saber que o nosso Acre se tornou “uma liderança global na conservação das florestas e ações produtivas com boas práticas sustentáveis”. Acredito que em pouco tempo, nosso governador poderá ganhar o Prêmio Nobel, por salvar o planeta com suas práticas sustentáveis.


Algumas pessoas maldosas ainda questionavam que o Acre não existia. Tomem esta seus preconceituosos, a terra de Chico Mendes não só existe, como vai ser responsável pelas boas práticas climáticas para o futuro da humanidade. Para isso, nossos governantes não estão medindo esforços, mesmo diante de uma crise econômica, eles formam comitivas para percorrerem o mundo, mostrando que nossos projetos do peixe, coco, frango, porcos podem combater o aquecimento global provocado pelas indústrias dos países mais prósperos.


Eu apoio totalmente que esta visionária administração do governador Sebastião Viana (PT), gaste o dinheiro que não tem, com passagens, diárias e estadias para ser protagonista dos eventos ambientais. Tudo, claro, com o nobre objetivo de discutir as mudanças climáticas, além de se colocar como a economia baseada “numa política de redução do desmatamento com desenvolvimento de cadeias produtivas florestais e agropecuárias e incentivo aos serviços ambientais”, coisa que países tecnologicamente avançados ainda não tinham aprendido.


Não me belisque, leitor. Eu não quero acorda agora.


Acredito_)1Uma sugestão do blog para conservar o meio ambiente
Confio que o próximo passo do governo do Estado, será mostrar que o sonho do asfaltamento da BR-364 é ecologicamente incorreto. O mais viável será fazer uma parceria com a Mitsubishi e promover um “rally ecológico” pelo lamaçal da estrada para despertar a necessidade de não fazer pavimentação para conservar o meio ambiente. A competição poderá ser nos mesmo moldes do Rally Piocerá e Cerapió, realizados nos estados do Piauí e Ceará. No Acre, o blog vai deixar uma sugestão para batizar o evento sustentável na BR-364: “serasemprepior”.


casa_01“Minha Casa, Minha Empreiteira Preferida”
Feliz é o jabuti que anda com sua casa nas costas e não precisa votar nem ser expectador de eventos políticos para ganhar uma casa de projetos suspeitos de desvio de finalidade. Não sou eu quem está dizendo, mas o TCU, que detectou irregularidades no edital de seleção de empreiteiras para obras da Cidade do Povo, projeto idealizado pelo governador Sebastião Viana (PT), que pretende construir mais de 10 mil casas na cidade de Rio Branco, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), sob a gestão da Caixa Econômica Federal.


O TCU confirma que o processo de seleção realizado pelo governo do Acre, através da Sehab, foi irregular. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica, deveriam ter realizado a seleção das empresas. O processo de seleção realizado em 2012, , além de feriar as regras do FAR, pode ter desvirtuado o programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, direcionando a obra para empresas que tinha ligações com gestores públicos na época. Diante das constatações, ficou caracterizado que foi criado o programa paralelo, “Minha Casa, Minha Empreiteira Preferida”.


frase_01


ESPAÇO DO LEITOR
“Parabéns pela matéria sobre leis da ALEAC. A titulo de colaboração informo que tal trabalho (organização das leis) já foi feito e não foi dado sequência. Em meados da década de 90 o ex-deputado Luiz Garcia fez uma pesquisa sobre as leis, copiou todas e fez um programa de computador para organizar. Nesta época trabalhei na pesquisa das leis. Para ilustrar existem leis que tratam de aposentadorias, pensões, pagamento em bolas de borracha e doações de mesas e cadeiras. O nível intelectual dos deputados e o desconhecimento da importância das leis faz com que criem lei e situações hilárias. Sugiro enaltecer o trabalho do hoje deputado Dr. Jenilson, mas também lembrar e dar o crédito ao ex-deputado que trabalhou neste assunto”, do advogado Erivaldo Castro.


oscar_01

Publicidade

O jogo de cena de Nicolau Júnior
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) faz um verdadeiro jogo de cena, quando retira sua assinatura de um requerimento para criação de uma CPI para investigar os recursos aplicados pelo Estado na BR-364, que está praticamente intrafegável, e ao mesmo tempo apresenta um pedido esclarecimentos ao DNIT sobre a recuperação da via. Por que o nobre deputado não pede esclarecimentos sobre as cláusulas dos contratos assinados pelas empreiteiras, se eles preveem algum tipo de manutenção, caso seja apresentado problemas técnicos?


No Amazonas, O TCU apontou que a Construtora Colorado, empresa que pertenceu ao falecido empresário e ex-governador Oleir Cameli, vencedora da licitação para construir a estrada de Boca do Acre, cometeu algumas irregularidades na execução da obra, diante da acusação a construtora resolveu refazer parte dos serviços, levando prejuízo de alguns milhões de reais. Será que Nicolau Júnior recuou após assinar o pedido de CPI, para proteger alguma empreiteira que prestou serviços para o governo do Acre nas obras da BR-364?


niver_01Niver duplo no último sábado
Momento coluna social no blog. O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) e a ex-deputada estadual Antonia Sales (PMDB) apagaram velinhas no último sábado (13). O petista completou 38 anos. Já que é falta de educação, além de deselegância questionar ou falar a idade de uma mulher, não vou revelar quantos anos a jovem peemedebista completou. Tirando onda de colunista social, este blogueiro deseja que o jovem prefeito consiga tapar os buracos da velhas ruas da capital. Quanto a ex-deputada, eu desejo um breve retorno dela ao Poder Legislativo, para acabar com o marasmo da atual legislatura, repleta de parlamentares fracos de oratória e de boas iniciativas populares. Antonia Sales, só não gosta de falar o dia de seu nascimento, por motivos óbvios, ela é 15.


mundico_01Na base do morde e assopra
Prezado leitor, responda sem pestanejar, quem é o responsável pelo pagamento dos benefícios dos servidores públicos estaduais? Na minha humilde opinião é o governo, mas tem deputado que tem medo de criticar a administração que defende, e faz cobranças vazias, sem citar quem é o acusado de não cumprir as obrigações trabalhistas. Este é o caso do ex-sindicalista e deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que usou a tribuna da Aleac para deixar uma cobrança no ar.


Ele falou de um levantamento pericial que constatou irregularidades no pagamento da insalubridade em alguns setores, mas não apresentou o culpado pelo problema. Na base do morde e assopra, o governista entrou na onda do se colar, colou. Talvez ele espere que o chefe do executivo vista a carapuça. É apenas uma critica construtiva, deputado. Às vezes é bom demonstrar e colocar em prática aquela independência de atos que o senhor alega possuir.


NELSON_01Como é difícil ser governista
Se eleger com discurso de oposição é fácil. Difícil mesmo é se tornar governista e tentar manter um mandato atuante e fiscalizador das ações do governo. O deputado Nelson Sales (PV) está passando por este dilema. Sem poder fazer criticas incisivas à administração petista, o parlamentar quer saber qual o motivo do atraso das correspondências dos Correios. Ele reivindica ainda uma padaria comunitária para que as mulheres “tenham o que fazer”, em Sena Madureira.


Para encerrar sua série de indicações, ele deu uma ligeira cutucada no governo. Sem atribuir a culpa aos governos petistas que administram o Acre há 17 anos, ele falou da falta de peritos nas delegacias, prevista desde 2011, quando o atual governado já dava as cartas. “O estado está devedor e a categoria está a mercê da sorte, porque não está tendo por parte do estado um aporte para resolver esta questão”, diz Nelson, ao cobrar a realização de um concurso público.


Nelson Sales não quis ofender nem criticar, governador!


Vamos cantar um pouco?

video
play-sharp-fill


bla_01O discurso cansativo de Leila Galvão
Sabe aquelas conversas para falar de viagens inesquecíveis que fazemos em rodadas de bate-papo amigos? Pois é, foi isso que a deputada Leila Galvão (PT) fez na tribuna da Aleac, ao retornar da 19ª Conferência Nacional da Unale, no centro de Convenções de Vitória (ES), cidade de praias paradisíacas. A petistas misturou vários assuntos, mas não esqueceu de elogiar a organização do evento, a disponibilidade do legislativo pagar as diárias para estadia dela fora do Estado, sem esquecer de citar o governador Sebastião Viana, mesmo sem ele participar.


Leila Galvão revela que ficou “encantada” com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, um dos palestrantes do importante encontro. Coincidência ou não, o evento é sempre realizado em cidades com grande potencial turístico. A petista afirma que retornou com uma grande bagagem, após os cansativos debates. Antes que digam que a deputada se esbaldou nas compras, quero esclarecer que ela alega trouxe bagagem de conhecimento.


Hoje não vou encerrar a atualização com críticas à Eletrobras Distribuição Acre, pelo assalto nas tarifas de energia. O espaço será utilizado para uma homenagem ao jornalista Jorge Said e o peemedebista Armando Dantas, dois grandes sujeitos que nos deixaram no último final de semana.


homenagem_01


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido