Conecte-se agora

O combativo Caçapava

Publicado

em

Nasceu na cidade de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, distante cerca de 240 km da capital Porto Alegre, em 26 de dezembro de 1954 , Luís Carlos Melo Lopes.

Começou no futebol no time da cidade, o Gaúcho, e em 1972 foi levado para o Internacional, onde passou a ser chamado pelo nome de sua cidade de origem, Caçapava.

Meio campista vigoroso, de pouca técnica, mas com muita disciplina tática e poder incansável de marcação, fez parte de uma das maiores equipes da história do Internacional.

Foi campeão gaúcho em quatro oportunidades, 1974, 1975, 1976 e 1978 e bicampeão brasileiro em 1975 e 1976. Junto com Carpegiani, Batista e Falcão, contribuiu muito para que a equipe colorada tivesse, durante muitos anos, o melhor meio campo do Brasil. O que sobrava em habilidade nos demais companheiros meio campistas era pouco notado em Caçapava, por outro lado, difícil que alguém fosse mais raçudo que ele. Para muitos, era ele quem fazia o trabalha “sujo” que permitia ao espetacular Falcão, um dos maiores jogadores da história do Colorado, ter a liberdade de avançar para o ataque.

Aliás, Falcão sempre foi um grande amigo e costumava dar dicas sobre como marcar alguns jogadores. Certa vez passou horas orientando sobre como ele poderia evitar um espetacular drible, o elástico, que era a marca registrada de Roberto Rivellino. Para executá-lo, o meio campista tricolor, puxava a bola para um lado e saía para o outro. Na primeira oportunidade que teve, Caçapava aplicou um “carrinho” no meio de Rivellino quase que dividindo o adversário em dois. Aborrecido, Falcão foi a sua direção questionando porque não tinha feito o que houvera sido combinado, e ouviu como resposta: “…esqueci para que lado ele ia sair, então resolvi ir no meio…”

A única coisa que media medo no volante era a necessidade de fazer qualquer tipo de cirurgia. Certa vez, após ser informado pelo médico do Internacional, que havia aparecido uma lesão em seu joelho direito no exame de artroscopia, e que por conta disso seria necessário uma operação, Caçapava retrucou: “…mas, doutor, não sinto nada, este joelho do exame deve ser do Batista (seu companheiro de equipe)…”

Entre os anos de 1976 e 1977 chegou a ser convocado para a seleção brasileira, atuando em 4 partidas.

Em 1979, o presidente do Corinthians tentou contratar junto ao Internacional o meio campista Batista, jogador tão combativo quanto Caçapava, mas com maior qualidade técnica, não conseguiu. Como alternativa, fechou junto aos dirigentes colorados outro acordo, a troca do lateral Claudio Mineiro por Caçapava.

Seu estilo de jogo caiu no agrado do torcedor alvinegro, sobretudo por sua raça. Logo em seu primeiro ano conquistou o estadual paulista como titular, condição que manteve durante grande parte do período em que vestiu a camisa do Corinthians.

Em 1982 foi contratado pelo Palmeiras para disputar o Campeonato Paulista. Atuou em poucas partidas, sobretudo devido as inúmeras contusões que prejudicaram seu condicionamento físico, principalmente o seu controle de seu peso. A saída foi passar a peregrinar por várias equipes brasileiras.

No ano seguinte já estava no Vila Nova de Goiás, em 1984, no Ceará, onde, como titular, foi campeão estadual. Em 1985 voltou ao Rio Grande do Sul para atuar no Novo Hamburgo, onde ficou por mais de um ano. De volta ao futebol nordestino, encerrou a carreira atuando pelo Fortaleza em 1987.

Caçapava foi um dos precursores, no Brasil, de uma linha de atletas que não precisou demonstrar muito qualidade técnica para ganhar destaque e importância em sua equipe, mas sim atuar com muita vontade, como se a cada jogada um prato de comida estivesse em disputa.

 

Propaganda

Cotidiano

Campeonato Brasileense de Futsal define os vencedores no Máster, 1ª e 2ª Divisão

Publicado

em

Após 108 dias de realização o Campeonato Brasileense de Futsal 2019 chega ao fim, consagrando dessa vez os campeões das categorias máster, da 2ª e 1ª divisão. O palco das disputas foi o Ginásio Poli Esportivo Eduardo Lopes Pessoa, onde a Prefeitura de Brasileia por meio da Gerencia Municipal de Esportes realizou o melhor campeonato de futsal acreano.

A competição contou com a participação de 60 equipes divididas nas categorias: Sub-11, Sub-14, Sub-17, Feminino, Máster, 2ª divisão e 1ª divisão. Na noite de quinta-feira (12), os responsáveis pelo espetáculo e fazer a alegria da torcida presente foram ORIENTE x DHARMA no máster, na 2ª divisão CSKA x REAL LIBERDADE e o jogo mais esperado da noite foi JARAGUÁ x REVOLUÇÃO na 1ª divisão.

A Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, esteve presente nas partidas e parabenizou toda a comissão organizadora e agradeceu a participação e empenho dos atletas e do público em todos os jogos. “Eu não tenho duvida que o campeonato de futsal de Brasileia seja o melhor do Acre, me enche de orgulho ver a casa cheia, ver o público cantando o hino do município com empolgação, ver as famílias reunidas para assistir os jogos, meu sentimento nesse momento é de gratidão. Aproveito para agradecer a equipe da gerencia de esportes que esteve presente durante todos os jogos fazendo essa linda festa”, destacou Fernanda Hassem.

Estiveram presentes no evento a Deputada Estadual Maria Antonia, Vereadores Edu Queiroz, Rozevet Honorato e Marquinhos Tíburcio. Os grandes campeões da noite foi o time Oriente na categoria máster, Real Liberdade na 2ª divisão e Revolução da 1ª divisão.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura de Sena Madureira realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal

Publicado

em

A prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, iniciou na noite dessa sexta-feira, dia 2, os jogos referentes à abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2019. O município já é conhecido como a “capital do futsal”, por revelar importantes craques do esporte ao Estado do Acre.

A noite foi animada e contou com a participação massiva do público, que animou os atletas diretamente das arquibancadas. O vice-prefeito Gilberto Lira representou o prefeito Mazinho Serafim na solenidade de abertura dos jogos. Para ele, um momento de extrema felicidade ao proporcionar um campeonato dessa magnitude.

“Estamos reunindo a juventude para a prática esportiva e tirar dela o risco social. Agradeço ao Mazinho por ter nos dado toda a estrutura para que esse evento pudesse ser concretizado”, pontuou Lira.

O campeonato é apenas um dos diversos que são proporcionados pela prefeitura do município. Gilberto Lira também agradeceu o apoio de todas as secretarias municipais para a realização dos jogos. O evento também é uma maneira de fomentar a economia de Sena.

“Aquece nossa economia, pois há a compra de vestuários dos atletas e ainda a venda de alimentos por parte de pequenos e microempreendedores na quadra. E nossa intenção é que essa economia só cresça”, destacou o vice-prefeito.

Este ano, a prefeitura incluiu dois times da Zona Rural de Sena Madureira na competição (Escola do 23 e Joaquim de Matos), um diferencial, tendo em vista que também são observados atletas e seleções de alto nível no interior do município e com grandes possibilidades de integrarem a seleção de Sena Madureira.

De acordo com o secretário Ecinairo Carvalho, da pasta de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, são 18 equipes disputando um título importante para o futebol local.

“Trata-se de mais uma etapa de um evento esportivo em que a prefeitura oferece toda a estrutura necessária para a realização do campeonato. Temos boas equipes e tradicionais, como São Felipe, Atlético Sena, do Bosque e novos times que também se destacam”, disse Carvalho.

Para o atleta Estéfesson Chaves, é muito importante o incentivo ao esporte dado pelo município. “A prefeitura está de parabéns. Espero fazer uma boa competição com minha equipe e só temos a agradecer por mais este evento”, falou Chaves, que é goleiro do time São Felipe.

Os vencedores serão premiados com troféu, medalhas e uma quantia em dinheiro – esta ainda a ser estimada.

Confira os resultados da primeira rodada:

SÃO FELIPE 12 X 3 VILLA SENA

DIRETORIA 2 X 2 REAL VITÓRIA

BOSQUE 8 X 0 PENAPOLENSE

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.