Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcianos querem conhecer o modelo econômico sustentável criado pelo governo do Acre

Marte_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Desde a administração do governador Binho Marques (PT), quando ele decretou que o Acre era o melhor lugar para se viver na Amazônia, eu não tomava conhecimento de notícias tão alvissareiras. Nunca imaginei que teria tanto orgulho deste pequeno Estado que está localizado num país de terceiro mundo, nem cogitei que ele fosse se destacar no meio das grandes potenciais econômicas mundiais, se sobressaindo até de São Paulo, a quinta maior cidade do mundo. Este é o meu querido Acre, padrão Fifa de administração.

Anúncios


Diante do sucesso do modelo da econômico sustentável deste pequeno pedaço de chão, que sulistas chegaram a questionar a existência, este blogueiro se atreveu a fazer um exercício de imaginação dos próximos passos desta economia pujante, cobiçada pelos EUA, Alemanha, China, Bolívia e o Peru, que enviou um grupo de governadores para colher algumas ideias e pelo menos chegar na COP 21, na França e, aparecer na foto como um país que tenta copiar as maravilhosas iniciativas que poderão salvar o planeta futuramente.


Vamos ao exercício de futurologia. Eu imagino um disco voador pairando sobre o Palácio Rio Branco, já que é grande demais para pousar na praça Povos da Floresta, um tapete vermelho sendo estendido pelo cerimonial de Nena Mubarac, policiais militares perfilados para fazer as honras de Estado, o governador Sebastião Viana (PT), de terno preto, faixa bem engomada, esperando o representante marciano, enviado para conhecer a economia do Acre, além de Lula, preparado para fazer o lobby do projeto de piscicultura em Marte.


Quando o primeiro diplomata marciano tocar o pé em solo acreano, o deputado federal Sibá Machado (PT), chegando com todos os agentes da CIA, armados até os dentes, com o único objetivo de evitar que o nosso governador seja abduzido e lavado ao planeta vermelho onde os extraterrestres estudarão seu cérebro privilegiado, que concebeu um projeto de desenvolvimento econômico sustentável tão fantástico. Meu único medo é que uma guerra interplanetária seja deflagrada para os ETs, se apossarem do nosso projeto.


doutor_01Na luta pelo sistema público de saúde
O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) procurou o blog para dizer que em nenhum momento omitiu informações sobre denúncias ou problemas na área de saúde. O comunista informa que apenas alertou que os parlamentares do bloco de oposição não deveriam usar as questões como palanque político. Ele acrescenta que vem apresentando indicações e requerimentos para solucionar algumas falhas detectadas nas unidades de saúde do interior do Estado. Jenilson destaca que foi um dos primeiros deputados que usou a tribuna na Aleac para pedir solução imediata para os problemas encontrados na região Juruá tanto nas unidades de saúde do Estado como do Município. “Sou médico, conheço o sofrimento dos pacientes que buscam atendimento diariamente no interior do Acre. Jamais serei omisso com quem mais precisa”, destaca Jenilson Leite.


Pronto, doutor. Pedido atendido e espaço garantido, esta é a especialidade da casa.


sabatina_01Vagner Sales na tribuna da Aleac
Os eleitores que sentiram saudade da irreverência e dos discursos picantes do ex-deputado estadual e atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, terão a oportunidade de vê-lo novamente na tribuna da Aleac, na próxima quarta-feira (3) de junho. Os deputados aprovaram um requerimento de convocação do gestor municipal para ele falar sobre o alto índice de casos de dengue na segunda maior cidade do Acre. A sabatina foi requerida pela deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB). A proposta foi aprovada por unanimidade, a única exigência dos governistas é que um representante da Sesacre esteja presente.


A sabatina promete ser quente. Sales não ficou nada contente com a acusação do governador Sebastião Viana. O petista disse que o peemedebista estaria cometendo uma “omissão criminosa” no combate à dengue, insinuando que o prefeito não estaria adotando medidas eficazes para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti. Para Vagner Sales, “omissão criminosa é deixar faltar medicamentos para os pacientes do Hospital do Câncer de Rio Branco e inaugurar e fazer propaganda de um centro de hemodiálise que não funciona por falta de uma UTI, no município de Cruzeiro do Sul”.


No Chefe tem


chefe_01
Depois de iniciar minhas caminhadas diárias (por recomendação médica), percebi que precisava de um calçado adequado para esta prática. Procurei muito este sapato nas lojas especializadas, mas não encontrei, só não imaginava que localizaria o “pisante” numa loja onde dizem que o que você procurar de utilidade doméstica geralmente vai encontrar. Aproveitei e fiz uma foto do proprietário do Bazar Chefe, estabelecimento tradicional no Novo Mercado Velho, mostrando o sapato ideal para quem deseja fazer suas caminhadas pelas ruas de Rio Branco. Fiquem tranquilos pois o estoque é grande e as cores são variadas, tem cano longo, cano curto e tradicional. Quer uma sete léguas personalizada? Encomende a sua. No Chefe tem!


Amorim_01Democracia é sua especialidade
Houve quem duvidasse de sua capacidade política, mas o deputado estadual Ney Amorim (PT) vem demonstrando diariamente, que foi a escolha certa para presidir o Poder Legislativo. O petista consegue agradar aliados e oposicionistas com suas decisões. Amorim não coloca empecilho nem articula nos bastidores para impedir a convocação de nenhum gestor público para prestar esclarecimentos dos problemas detectados em suas pastas, como acontecia na legislatura passada. Durante o período que surgiram várias denúncias de mortes de crianças na maternidade Bárbara Heliodora, o presidente apoiou o requerimento de convocação do diretor da unidade de saúde.


Ney Amorim também deu uma aula de democracia, ao colocar em votação, um dia após ser apresentado, o requerimento de convocação do prefeito Vagner Sales (PMDB) para se defender e explicar o alto índice de casos de dengue confirmados em Cruzeiro do Sul, uma iniciativa do próprio PMDB. Sem querer fazer comparações com ninguém que se destacou como o portador nas boas novas, não é prudente. Entretanto, o presidente da Aleac é uma das melhores opções de seu partido, principalmente agora que foi aprovado o fim da reeleição. Para não se tornar antipático, o PT tem este trunfo na mão.


PETECA_01
Ele também faz contas
Ele é muito criticado pelos adversários pela atuação parlamentar, mas nos últimos dias, demonstrou que a cabeça grande dele não serve apenas para separar as orelhas e fazer suas tracionais piadas. De quem estou falando? Claro, não poderia ser de outra pessoa senão o senador 100% popular, Sérgio Petecão (PSD). Apesar de fazer parte da base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, Petecão não está nada satisfeito com os cortes realizados pela administração petista. Ele calculou que o Acre perdeu R$ 150 milhões de investimentos das emendas parlamentares individuais. Quero ver quem é que ainda vai duvidar da capacidade do matemático do PSD. O homem entende de números, críticos da Frente Popular do Acre.


Para não esquecer da Eletrobras Distribuição Acre, que nos assalta duas vezes por mês…


 


eletro_01


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido