Menu

Acre, a nova superpotência econômica do “mundo”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

ECONO_01
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Há alguns dias, um amigo perguntou se este blogueiro tinha vontade de sair do Acre. Inocente, respondi que apesar dos problemas do meu Estado, jamais pensei em morar em qualquer outra cidade brasileira. Fiquei muito feliz depois que li uma reportagem divulgada num jornal local. Acabei de crer que minha escolha de não arredar o pé daqui estava correta. China, Estados Unidos e Alemanha, os países mais poderosos economicamente do planeta estão de olho no modelo econômico do Acre. Eu nem imaginava que o “Novo Acre de um governo parceiro e um povo empreendedor” era a nova superpotência econômica do mundo.

Publicidade

Os acreanos vão assistir os americanos, conhecidos com os reis do fast food, se empanturrando com os tambaquis e surubins produzidos nas nossas indústrias. Nossas empreiteiras ministrarão curso prático para fazer tanques para criar peixes no Central Park. Na economia dos Tigres Asiáticos nós também vamos interferir, eles vão deixar o arroz de lado para saborear o frango produzido na Acreaves. Os conhecidos salsichões da Alemanha também não serão os mesmos, eles será recheados com a carne de porco do complexo Dom Porquito. Todos os pratos regados com a água de coco das mudas doadas pelo governo.


Meus três leitores achavam que eu tinha esquecido a Bolívia, né? Claro que não, como eu poderia esquecer deste importante parceiro comercial. Vai ser a Bolívia quem vai fornecer toda “erva” para esta viagem tupiniquim terceiro-mundista para liderar a economia mundial. Ou vocês acreditam que quem escreveu as Crônicas de Nárnia, não contou com uma inspiração extra? Se foi fácil juntar um leão, a feiticeira e o guarda-roupa numa boa história, imagina se este escritor estiver nutrido com tambaqui, surubim, frango, carne de porco, água de coco e um toque especial do produto mais exportado pelo “companheiro” Evo Morales.


Haja “erva” para  tanta “viagem”!


As “belezas” do meu bairro
A partir da atualização de hoje, atendendo a sugestão de uma leitora que encaminhou algumas fotografias, o blog vai mostrar as “belezas” de alguns bairros de Rio Branco. As imagens serão identificadas com os nomes dos moradores e com suas observações das vantagens, locais aprazíveis e de grande utilidade para todos os moradores. Se deliciem com os primeiros flashes e as ressalvas dos ilustres moradores de cada localidade:


NOVO_01
BELEZA_02


 


pastor_01O dom do perdão
O deputado Jonas Lima (PT), um evangélico fervoroso, destaca que a maior qualidade de um cristão é “saber perdoar”. Ele acredita que queimar a Bíblia é um ato de intolerância, mas o autor do episódio não merece ser execrado pelos religiosos. “Muitos podem afirmar que a Bíblia é apenas um livro, mas este livro é símbolo da fé de milhares de pessoas. Queimar o livro sagrado merece repúdio, não tenho dúvida, mas quem queimou não poder ser odiado nem menosprezado pelos cristãos. Ele merece ser perdoado para que entenda o verdadeiro significado da palavra de Deus, que amou e ama a todos. Ele também é um filho de Deus”, pondera o petistas Jonas Lima.


Amém, tolerante deputado/pastor. Até quem enfim, um depoimento coerente.


Crime_01
Espaço do leitor
Este espaço do leitor de hoje vai para Antônio José de Souza. Ele denuncia o golpe do seguro, prática criminosa que pode ter feito algumas vítimas no Acre. Olho aberto leitor, quem alerta é um cidadão que conhece bem o sistema financeiro, um sujeito do bem.
“Bom dia meu filho, se você não tiver contando comigo na sua lista de leitores, então você tem quatro. Estou passando para pedir, se possível, que você alerte em seu blog sobre o golpe do seguro que está chegando correspondência informando que a pessoa tem um valor para receber e mais pensão vitalícia. Recebemos em nome de minha sogra, já falecida, entrei na internet para consultar e vi que várias pessoas receberam o mesmo tipo de correspondência. Como você sabe, há muitas pessoas com pouco conhecimento, às vezes caem nesses golpes. A correspondência vem com estes dados: Seguro no valor de R$ 145.000,00 e pensão vitalícia de três salários mínimos. Proposta nº 1598.0055946-4 – GBFAB – 1598 e outro número de proposta 0840.0036375-5 – Proteção Familiar 0840, seguradora NACIONAL SEGUROS DO BRASIL, assinado João Alfredo Silva – Diretor Financeiro – tel. (61) 7400-6902. Ainda informa que foi aprovado segundo o art. 1º § 6º da Lei 589764/1979”.


trem_01
Tabatinga X dormentes
A megaferrovia que a ferrovia sairá do Rio de Janeiro e cruzará o Acre até a fronteira com o Peru, para fazer a ligação com o Pacífico vem promovendo debates interessantes sobre a obra. O pecuarista Ildefonso Menezes, pediu que este blogueiro divulgasse sua opinião sobre o assunto. Ele faz o contraponto da obra da ferrovia com a construção da BR-364. “Avise ao Jorge Viana, que o solo no trajeto da BR-364, Sena Madureira/Cruzeiro do Sul é tabatinga; e, segundo o senador, não suportaria asfalto. E, se ele estivesse certo, que dirá ferrovia…”.

Publicidade

Minha opinião sobre a questão: A obra da megaferrocia, só não pode ser licitada nem ficar sob reponsabilidade de autoridades acreanas. Desenterrar milhares de dormentes todos os anos seria complicado. Outra, a vibração da passagem dos trens na tabatinga, poderá onerar as famosas obras de recuperação. Estes dormentes fundariam tanto que o Estado precisaria fazer uma parceria com o Japão para traze-los de volta à superfície. Bom, o certo é que o assunto não me preocupa. A BR está em obras há mais de 40 anos, nunca ficou pronta. A megaferrovia, com certeza, vai ser uma obra para meus netos apreciarem.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido