Menu

Cruzeiro do Sul já tem um “possível” favorito à prefeitura em 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conversei com muitas pessoas em Cruzeiro do Sul sobre a sucessão do atual prefeito Vagner Sales (PMDB), tanto da FPA quanto da oposição. O nome mais cotado é do jovem empresário Linker Cameli, filho mais novo do ex-governador Orleir Cameli falecido há dois anos. Mesmo sem nunca ter se filiado a partidos políticos e nem mesmo ter manifestado a vontade de entrar para a política, as pessoas acham que Linker seria o prefeito ideal para Cruzeiro do Sul. Claro que essa tendência está diretamente relacionada com o mito ainda vivo de Orleir. Acreditam que Linker poderia repetir os feitos do pai que em pouco mais de dois anos na prefeitura urbanizou o município e fez obras importantes que permanecem até hoje como referência.


Opção de vida
Atualmente Linker comanda a Construtora Colorado. Acho difícil que aceite deixar os negócios herdados do pai de lado para administrar a prefeitura. Mas se for candidato, em 2016, pelo que senti em Cruzeiro do Sul, seria praticamente imbatível.

Publicidade

Todo mundo quer
Os três principais grupos políticos que têm influências no município sonham com o jovem empresário como aliado. O governador Tião Viana (PT) mantém uma boa relação com a viúva Beatriz Cameli, mãe de Linker. Vagner Sales teria seus problemas de candidato resolvido e, o senador Gladson Cameli (PP), é primo e amigo de Linker.


strong>Veia política
Ouvi muitos comentários em Cruzeiro do Sul de que a esposa de Linker, a jovem médica, Aline Cameli, deverá ser candidata a deputada federal, em 2018. A se confirmar as previsões as vias políticas da família não estão assim tão distantes da realidade.


Trocar o certo pelo duvidoso
O fato é que se tornar gestor de uma prefeitura em tempos “bicudos” pode não ser um bom negócio. Mas se tiver um projeto e quiser assumir a herança política deixada pelo pai, Linker terá grande apoio popular em Cruzeiro do Sul.


Andanças
O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) passou praticamente todo o “feriadão” andando pelas barrancas do Rio Juruá Mirim. Visitou todas as comunidades da região agradecendo votos e colhendo as demandas das famílias para levar à tribuna da ALEAC.


Grande evento
O SEBRAE, através do superintendente no Acre, Mâncio Cordeiro, promove uma série de encontros com os prefeitos da região do Juruá e empresários. O evento que acontece em Cruzeiro do Sul, é uma maneira do SEBRAE ajudar com sugestões a vencer o momento econômico difícil que todos atravessam no país.


Renascido das cinzas
Não achem que o jovem professor universitário Marcelo Siqueira (PT) é carta fora do baralho na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Apesar da derrota para deputado estadual, Marcelo continua a ser um nome cotado para a disputa de 2016.


A hora dos novos
Não sei se Linker quer ser candidato. Mas quando vejo o nome de jovens como o dele e de Marcelo Siqueira sendo debatidos acho que existe uma luz no final do túnel. Está na hora dos “antigos” voltarem para o poleiro para dar chances aos novos.


Sonho antigo
Não acho difícil o ex-deputado Taumaturgo Lima (PT) ser candidato a prefeito de Mâncio Lima, em 2016. Tem uma família grande no município e experiência política. Se resolver arriscar será um candidato forte, sem dúvidas.


Na encolha
Por mais que digam que Márcio Bittar (PSDB) não será candidato à prefeitura de Rio Branco, ainda tenho minhas dúvidas. Uma fonte me revelou que Márcio anda debatendo teses sobre a eleição da Capital entre as quais que cada partido de oposição tenha seu candidato para se juntarem num eventual segundo turno.


A hora do comando
O fato é que quando o deputado federal Major Rocha (PSDB) assumir a presidência regional dos tucanos muita coisa vai mudar. Liderança tem quem está no mandato e trabalhando aqui no Acre. Ficar mandando factoides de Brasília para ver o circo pegar fogo é besteira.

Publicidade

Desgastados
As seguidas derrotas a cargos majoritários de Márcio Bittar e Bocalom (DEM) mostram o óbvio: está na hora da oposição escolher novos personagens para disputar as eleições no Estado. A renovação nunca foi tão necessária.


Crescendo como massa de pão
Nos próximos dias o PMDB vai anunciar mais uma lista de novos filiados. Tem gente conhecida e com liderança política entre eles. A renovação de quadros do PMDB está atraindo jovens que sonham com sucesso na política.


Desfeita
O suplente de deputado estadual do PV, Francineudo Costa (PV), criticou nas redes sociais a presidente do seu partido, Shirley Torres. Ele acha que oferecer uma candidatura para vereador com a projeção da disputa em 2018 para deputado federal, para Henrique Afonso (PV), é desdenhar da sua trajetória política.


Cara da oposição
Francineudo precisa entender que o PV optou por voltar à FPA. Ele mesmo como uma jovem liderança política da região da Baixada da Sobral precisa escolher o seu rumo político para 2016. Não acredito que o PV volte à oposição.


A fumaça e o fogo
O judiciário do Acre poderá viver momentos de “tensão” nos próximos dias. Alguns magistrados não andam satisfeitos com os rumos do comando do Tribunal de Justiça. A falta de liberdade de expressão interna poderá gerar reações publicas, segundo me informaram. Alguns magistrados e servidores me enviaram comunicação dizendo que não aceitarão nenhum tipo de postura totalitária.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido