Menu

Bloco evangélico quer disputar poder com a Frente Popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

evan_02
Um bloco político com uma grande quantidade de pequenos partidos, se prepara para dividir as disputas eleitorais com a Frente Popular do Acre, coligação encabeçada pelo PT e com a bloco de oposição comandado por PSDB, PMDB e PP. As conversas e bastidores entre alguns políticos que caíram no ostracismo nos últimos anos, além de líderes evangélicos que buscam espaço para eleger novos representantes estão em andamento nos 22 municípios do Estado.


A ex-deputada federal Antônia Lucia (PSC), juntamente com PTC e PEN, dois partidos que integram seu bloco político, já aderiu ao movimento de partidos nanicos que tentará edificar uma terceira via. Os líderes religiosos têm grandes pretensões. Uma delas é apresentar um nome para disputar a prefeitura da capital. O bloco sonho ainda em reunir 11 partidos com diretórios municipais em todas as cidades do Acre. Haja púlpito para os religiosos pedirem votos.

Publicidade

Será que os evangélicos terão cacife político para fazer Sebastião Viana, se ajoelhar confessar seus pecados?


rua_01Prefeito só receberá Ruas do Povo depois de avaliação técnica
Atravessando uma séria crise financeira, as prefeituras das 22 cidades do Acre estão com dificuldades até mesmo para pagar seus funcionários. Diante do sequestro de parte dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento de dívidas trabalhistas, os prefeitos estão às voltas com dívidas e faltam recursos para manutenção de vias e prédios públicos. O prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PSB) é um destes gestores em crise.


O gestor municipal informa que vai procurar o governador Sebastião Viana (PT) e a direção de Depasa, para pedir uma vistoria técnica das ruas pavimentadas através do Programa Ruas do Povo, antes de receber a responsabilidade pela manutenção. Roney Firmino justifica quem as empresas que executaram as obras precisam ser responsabilizadas pelo problemas apresentados, já que sua prefeitura não tem dinheiro para fazer a manutenção logo que receber as vias.


Intensivão na Rede Globojonas_01
O questionamento do deputado estadual Luiz Gonzaga (PT), sobre onde o governo do Acre aplicou os mais de R$ 2,5 bilhões de repasses federais recebidos pelo Estado em 2014, levou o petista Jonas Lima (PT), a suspeitar que o tucano passou os últimos 15 dias, que esteve ausente das sessões da Casa, fazendo um “intensivão” na Rede Globo. Lima disse que Gonzaga foi na Globo e pegou uma aula com base nas reportagens Cadê o dinheiro que tava aqui?. “Rapaz, o homem não parava de repetir esta frase. Será que ele viajou para fazer um curso na Globo?”, interrogou. Com seu linguajar simples, Jonas Lima justifica que basta andar pelo interior para saber onde Sebastião Viana (PT) investiu o dinheiro enviado pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Tudo foi para o povo”, diz Lima.


jesus_01
Cobrança de aliado
Apesar de fazer parte da base de sustentação do governo petista, o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) não faz a mesma linha de parlamentares que apoiam o projeto da FPA e fecham os olhos para os problemas das cidades do interior. Sem contar com o poder de cura de seu xará bíblico, Jesus, o de Tarauacá, busca alternativas para contribuir com os enfermos do Jordão, que também não é o rio citando frequentemente na Bíblia, o pedetista relatou a via-crúcis da população do município que não dispões de serviço de saúde de qualidade. Jesus afirma que os doentes saem de Jordão para Tarauacá, sem seguida para Cruzeiro do Sul, só depois é que são transportados para Rio Branco para receber atendimento médico. É a logística atrapalhada do governo provocando uma verdadeira peregrinação do povo defendido por Jesus.


educa_01A pátria educadora na mira
O deputado Gehlen Diniz (PP) até tenta, mas não consegue tirar o PT do repertório de seus discursos diário na Aleac. O progressista denuncia diariamente, o que ele classifica como descaso com o povo e com os bens públicos das administrações petistas. O alvo desta vez foi o slogan da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele afirma que estudantes no interior do Acre, viajam de pequenas canoas, durante horas para chegar à escola. “Alguns precisam cursar a mesma séria várias vezes, já que as escolas só oferecem ensino do 1o ao 5o ano”, disse Diniz, ao pedir que o líder do governo, Daniel Zen (PT), ex-secretário de educação interceda na questão. E dá-lhe pátria educadora!


jenilson_01
Comunista pé de valsa
O esforço do comunista Jenilson Leite é evidente para representar bem o PCdoB na Aleac. Suas pautas são diversas, mas é incontestável que ele mantém uma preocupação especial com a área de saúde. Médico por ofício, o único deputado eleito pelo partido que aparece em segundo lugar na hierarquia da Frente Popular elaborou uma estratégia para manter o espaço do PCdoB no Poder Legislativo. Leite lidera um bloco partidário, o que garante um generoso espaço na tribuna e nas comissões da Casa, e quebra também gera uma boa dose de estresse diário. Para esquecer os problemas do mandato, Jenilson Leite encontrou uma solução para se distrair enquanto não corre para o seu refúgio em Tarauacá. O parlamentar é um frequentador assíduo do forró do Senadinho. Pense num comunista pé de valsa, as velhinhas não se sentam com ele na pista.


Respeito ao número 1
O vice-presidente da Aleac, deputado Eber Machado (PSDC) presidiu a Casa por dois dias, enquanto o presidente Ney Amorim (PT) assumiu o governo do Acre. Apesar de ter a caneta na mão, Machado fez questão de não quebrar o elo de confiança com Amorim. Abordado no Salão Azul pela deputa Eliane Sinhasique (PMDB) e cobrado por não ter colocado os requerimentos da peemedebista em votação no plenário, Eber Machado justificou que não poderia tomar decisões sem comunicar Ney Amorim. O vice-presidente destaca que não teria como desrespeitar o petista que vem valorizando a atuação de todas as bancadas partidárias. Mesmo se o motor do número 1 quebrar na pista, a tendência é que os demais pilotos não sigam o safety car.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Ray Melo. Para falar com ele use o e-mail – raymelo.ac@gmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido