Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT é “contra”, mas terceirização é comum no governo do Acre

CABIDE_BLOG_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Amigo leitor, responda sem pestanejar, você já leu a íntegra do texto base do projeto de lei da terceirização, aprovado na Câmara do deputados? Se ainda não teve acesso à matéria, saiba que apesar dos deputados petistas do Acre votarem contra a iniciativa, alegando que a lei pode provocar a precarização dos serviços e prejudicar os concurseiros, a pratica da terceirização existe e é praticada com força, dentro do governo petista do Acre.


Aí você me pergunta: em quais setores? A terceirização dos serviços está diretamente ligada ao fornecimento de mão-de-obra para as áreas de segurança, tecnologia da informação e informática, conservação e limpeza, manutenção das secretarias e de prédios públicos, obras e serviços administrativos e de consultoria. Sem contar com os contratos provisórios de professores que se repetem há 17 anos, que não deixa de ser uma terceirização.

Anúncios


No Acre, a maioria das secretarias e empresas da administração do governador Sebastião Viana (PT) fazem uso dos serviços terceirizados. O governo firmou dezenas de contratos com cooperativas e empresas prestadoras de serviços que são responsáveis por uma significativa fatia das funções públicas. A OCA é um exemplo de terceirização total. Até mesmo na Polícia Civil, servidores terceirizados são contratados para atender que procura as delegacias.


Então, senhores deputados e militantes petistas, vamos deixar a demagogia de lado e esclarecer que a terceirização que vocês repudiam é algo comum nas administrações do PT no Acre. Afinal, se não fosse a exploração desta mão de obra, vocês não teriam quem balançasse a bandeira vermelha do partido, em cada esquina das 22 cidades acreanas, durante os sucessivos períodos eleitorais.
aluguel_01


Qual o preço para manter
o comando de um partido?

Um ex-deputado me respondeu esta pergunta durante um bate-papo informal. Ele afirma que a maioria das legendas funcionam como moeda de troca dos dirigentes nacionais, que costumam ganhar pequenas fortunas de alguns grupos políticos, simplesmente para destituir os dirigentes das agremiações no Acre. “O Astério Moreira, só perdeu a presidência do PEN, porque ele não quis repassar R$ 1 mil por mês, para o presidente nacional”, disse o político, revelando que os ecologistas do PEN queriam apenas receber 10 verdinhas para deixar a legenda de aluguel, sob o comando da coligação comandada pelo PT. A FPA costuma pagar os aluguéis de nanicos com cargos para os dirigentes e seus indicados. No caso do PEN, até que os dirigentes cobram baratinho para colocar a ecologia para defender qualquer bandeira, né?


Dissidentes do PEN serão barrados no PHS
Roque_01Os deputados que pularam fora do barco do Partido Ecológico Nacional (PEN), que foi cooptado pelo grupo político da ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC), poderão encontrar dificuldades na busca de uma nova sigla. O presidente do PHS, Manoel Roque informou que vai barrar possíveis investida dos seis ex-deputados do PEN. Nossa intenção é tornar o PHS orgânico, não queremos pessoas que buscam apenas suas eleições e não pensam no fortalecimento do partido. Aqui não”, disse Roque ao informar que vai se reunir com o presidente da executiva nacional do PHS, para o cardeal apoio sua decisão de manter “as velhas raposas da política do Acre, longe da porta das chapas formadas pelo PHS”.


viajados_01
Senadores dedicados e viajados
Nosso senadores são bastante dedicados com o trabalho. Principalmente quando as agendas de trabalho incluem viagens ao exterior. Depois de Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP) ganharem os ares rumo ao da 132º Assembleia da União Interparlamentar, em Hanói, no Vietnã, local com praias paradisíacas, agora foi a vez de Jorge Viana (PT) carimbar o passaporte para “participar do 7º Fórum Mundial da Água, conforme indicação da Presidência. E participar de missão parlamentar em Moscou junto ao Parlamento russo, a convite do governo da Rússia. Entre 09/04/2015 e 22/04/2015”. Sorte do povo do Acre, que tem parlamentares dedicados, prontos para se sacrificarem nestas viagens de trabalho para outros continentes. Deve ser estressante esta rotina.

dama_01Sempre recebida com festa
A ex-deputada estadual Antonia Sales (PMDB) é sempre muito bem recebida por servidores da Aleac e jornalistas que fazem a cobertura dos trabalhos da Casa. Nos últimos dias, ela tem sido um presença constante na Casa do Povo. A peemedebista ainda resolve questões do desligamento dos funcionários de seu gabinete no mandato que encerrou no mês de fevereiros deste ano. Abordada por eleitores que sentem falta de sua atuação, Antonia Sales é sempre questionada sobre uma nova candidatura. Sempre receptiva, ela diz que pretende continuar ajudando as pessoas, mesmo fora do mandato. Ela não foge do contato com os eleitores, como a maioria faz, depois que deixa o cargo. Nem busca uma “boquinha” como seus ex-colegas buscam diariamente.


reforma_01


A pensão da discórdia
A possível extinção da pensa vitalícia de ex-governador que beneficia alguns afortunados que ocuparam o cargo de governador do Acre, além de seus familiares, continua gerando questionamentos curiosos. O deputado federal Major Rocha (PSDB) disse que, caso a decisão liminar do STF, que considerou o benefício inconstitucional no Estado do Pará também se estenda ao Acre, ele vai entrar com uma ação para que os ex-governadores devolvam os valores recebidos. Ele cita em especial, Jorge Viana e Binho Marques, ambos do PT. Ele questiona ainda o fato dos petistas acumularem a pensão com outros rendimentos de cargos públicos. Não acredito que devolvam nada.


Comunista/capitalista do interior


karl_01Ainda recordo dos velhos discursos dos jovens comunistas nas portas de colégios e escolas públicas de Rio Branco. Eles usavam jeans rasgados, tênis e camisetas surradas e faziam longos debates sobre a importância do socialismo defendido pelo PCdoB. Tempo áureos, quando os comunistas sequer sonhavam em eleger um vereador. Atualmente, depois de experimentarem o gosto dos cargos e do dinheiro público, o sonho utópico defendido com base na doutrina de Karl Marx, parece que ficou no passado. Os comunistas do PCdoB, se tornaram capitalistas natos. Alguns são donos de pedaços significativos de cidades do interior do Acre. Outros investem na aquisição de veículos de comunicação. Já não se fazem mais comunistas como antigamente, apesar de alguns continuarem comendo menininhas.


Finalizando a atualização de hoje com um pouco de humor. Nem os ratos aceitam ser comparados com os envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.


roedores_01


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Ray Melo. Para falar com ele use o e-mail – raymelo.ac@gmail.com

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido