Menu

Pesquisar
Close this search box.

Soldados PM passam fome e não tem onde dormir no interior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os novos soldados PMs que passaram no último concurso público estão passando fome e não tem onde dormir. O caso está acontecendo no município de Santa Rosa do Purus para onde foram designados sete militares. Há uma denuncia da cobrança de propina para que seja feita uma troca entre os militares. A Associação dos Militares do Acre (AME) tem conhecimento sobre o caso e afirmou que tenta resolver a questão administrativamente, mas relatou que a situação triste acontece em Santa Rosa do Purus e se repete nas cidades de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Manoel Urbano.


“Em Santa Rosa do Purus e Porto Walter não existem quarteis para os militares ficarem abrigados”, informa Joelson Dias, presidente da AME.

Anúncios


A AME afirma que alguns direitos estão sendo feridos, “um deles é o edital com relação a regional que o militar fez o concurso”, comentou Joelson.


O presidente da AME acrescenta que a instituição vem mantendo um diálogo com o comando da Policia Militar no Acre no sentido de que algumas ordens sejam revistas, em casos extremos, a associação oferece advogado para que os militares entrem com mandado de segurança.


“Primeiro tentamos resolver politicamente, conversando, tentando que o comando reveja algumas decisões, em último caso oferecemos suporte jurídico para nossos associados”, acrescentou Joelson.


Outra denuncia grave feita pelos militares é a cobrança de uma propina por um militar do município de Santa Rosa do Purus para que seja feita permuta entre os militares e as regionais de interesse, o que, segundo a AME “é ilegal”.


“Só para ter uma ideia esses soldados de santa rosa estão cobrando Mais de R$ 10.000,00 para trocar de regional com esses novos soldados que foram enviados para Santa Rosa”, disse o denunciante.


A AME deixou claro que existe a necessidade de recursos humanos para a cidade de Santa Rosa do Purus e que eventualmente, militares mais antigos – que tiraram notas maiores – acabam se mantendo no município para atender a necessidade.


Há informações de que uma casa alugada pelo município para servir de Quartel foi fechada porque a prefeitura municipal não pagava o aluguel.
“Uma senhora cedeu a área da casa dela para que os militares dormissem”, concluiu Adonay Souza.


O OUTRO LADO:


A Policia Militar do Acre através de sua assessoria de imprensa disse que o comando está aberto para o diálogo e recomendou os militares que estão se sentindo prejudicados a formalizarem a situação via corregedoria. “Oficialmente nenhuma situação chegou ao nosso conhecimento”, informou.


Com relação à lotação dos PMs, a assessoria disse que o concurso foi estadual e que onde houver a necessidade de emprego de militares essa situação será atendida. Ainda de acordo a assessoria, o que foge à previsão, deve ser hierarquicamente conversado e detalhadamente atendido.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido