Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Madeira pode deixar 20 mil pessoas desabrigadas em RO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 20 mil pessoas podem ficar desabrigadas com a cheia do Rio Madeira, em Porto Velho, este ano. Segundo a Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), existem aproximadamente 4 mil famílias vivendo em áreas de risco nas regiões central e rural da capital. De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o nível do Madeira atingiu nesta segunda-feira (16) 16,94 metros. A média histórica do dia é de 14,99 metros.


Na BR – 364, por exemplo, para tentar impedir a repetição do transtorno aos rondonienses e acreanos por um possível transbordamento no rio Madeira e, consequentemente, isolar o Acre do restante do Brasil, uma barreira de contenção de pedras foi construída no quilômetro 863, próximo à ponte sobre o Rio Igarapé, afluente do Rio Madeira, em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho.

Anúncios


A obra pretende proteger o talude de sustentação da rodovia contra as variações do nível do rio que podem comprometer o barranco da rodovia. A ação foi determinada à Usina Hidrelétrica de Santo Antônio pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).


O quilômetro 863 – local de construção da barreira – foi um dos pontos que ficaram submersos na enchente do ano passado. A contenção, conforme informou o Dnit, previne danos de uma possível nova cheia. O pedido se originou após uma vistoria nesses trechos que foram elevados pela Santo Antônio e sofreram com a ação da água após ficarem submersos pelo rio.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido