Menu

Petrolão: Sibá quase pede a canonização dos acusados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Sibá Machado (PT) se superou. Fez ontem na CPI da Petrobrás uma defesa pungente dos deputados e senadores acusados de receber propina do Petrolão, como se estivesse defendendo inocentes Frades Capuchinhos em vias de serem queimados vivos. Para quem defendeu os condenados do Mensalão, não é novo defender os enrolados no Petrolão. Só faltou o Sibá pedir a canonização dos acusados ao Papa Francisco.


Não pode é misturar
Não pode é misturar quem recebeu recursos mensais com quem recebeu uma única doação e declarou. É o caso do Tião Viana que recebeu uma única doação e declarou à justiça eleitoral.


Aí fica comprovado
Agora, político que recebeu doação de forma rotineira fica caracterizada a propina.


Não vai se notabilizar
É atuante. Nem se discute. Só que a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) não vai crescer  com denúncias maldosas e vazias, de que o governo dará casas da “Cidade do Povo” aos haitianos.


Não é nenhuma tapada
A Eliane não é tapada. É qualificada, e sabe que mesmo que o governador Tião Viana pensasse em dar as casas da “Cidade do Povo” aos haitianos, juridicamente é impossível a operação.


Denúncias fortes e com provas
Um parlamentar se credencia no parlamento como oposição quando faz denúncias contundentes, com provas, com substância, como faziam Luiz Calixto e Werles Rocha.


Ordem na casa
O presidente da Aleac, Ney Amorim (PT), impôs a aplicação do Regimento Interno nas sessões ordinárias: não deixa o orador extrapolar o seu tempo. Tem que ser assim ou bagunça.


Sejamos práticos
Existe uma máxima na oratória: o orador tem que ir direto ao ponto e sem floreios. Se ficar com floreios foge do tema principal. O deputado Genilson Lopes (PCdoB) é o Rei do Floreio.


Fez a obrigação
Não vejo mérito na decisão do deputado Daniel Zen (PT) em dar um Título de “Cidadão Acreano” ao ministro Gilberto Ochi. Não fez mais do que sua obrigação em ajudar na alagação.


Ganha muito bem
O ministro Ochi ganha muito bem para cumprir as suas obrigações, sob pena de prevaricar. Mas, como o Título de “Cidadão Acreano” já foi tão vulgarizado,  será mais um na lista.


Só descobriu agora?
Me liga o ex-deputado Gilberto Diniz para lembrar que na primeira eleição da Dilma ninguém a elogiava mais nos comícios em Sena Madureira, que o hoje deputado Ghelen Diniz (PP).


Pergunta feita
E pergunta o Gilberto Diniz: – “naquele tempo não sabia que era ex-guerrilheira e que participou da luta armada”?.  Esclarecendo: Gilberto e Ghelen são primos.


Pedidos importantes
Dois pedidos importantes feitos pelo deputado Heitor Junior (PDT) ao governo: construção de duas casas de apoio aos portadores de hepatite, uma na Capital e outra em Cruzeiro do Sul.


Argumento com consistência
O argumento é consistente: portadores de hepatites não podem estar misturados a outros doentes por causa da contaminação e pela imunidade baixa podem ser contaminados.


“Este moço está fora”
O deputado Werles Rocha (PSDB) disse que não vai bater-boca com o vereador Rabelo Goes (PSDB): “este moço está fora, pode procurar outro partido, no PSDB não terá legenda”.


Ficar como?
“Como deixar no PSDB alguém cuja mulher foi à televisão dar apoio ao Tião Viana? Quem não tem força com a mulher para a impedir de trair a oposição, não pode ficar no PSDB”, dispara.


É bom que saia logo
Para Rocha, é bom  que o vereador Rabelo Goes (PSDB) saia logo antes dele assumir a presidência, porque a primeira coisa que vai fazer é lhe tomar a liderança do partido.


Mesmo caso
Para Rocha, o mesmo caso de infidelidade é o da vereadora Matilde (PSDB-Feijó): “também não terá legenda para disputar a reeleição, por ter apoiado Tião Viana no segundo turno”.


Alerta aos prefeitos
E fez um alerta aos prefeitos André Hassem (PSDB), James Gomes (PSDB) e Betinho (PSDB): “vão ter que se enquadrar, só poderão na campanha apoiar candidatos que forem do PSDB”.


Feito difícil de conseguir
Neste redemoinho negativo em que está a presidente Dilma, o governador Tião Viana foi o único a lhe levar num evento com muito público e ela não ser vaiada, mas aplaudida.


Panela solitária
Chega ser ingênua a crítica de que foi tudo montado para o aplauso. O problema é que a oposição armou um protesto é só apareceu o advogado Roberto Duarte com uma panela solitária.


No devido lugar
A desembargadora Regina Longuini conseguiu acabar com a cobrança de taxas absurdas pelos cartórios e situou os valores dentro do que é legal e suportável. Atendeu o clamor popular.


Campanha forte
O Acre é um dos Estados que apresenta um menor número de doadores de órgãos. O governo deveria encampar a luta e fazer uma ampla campanha na mídia, doar órgão é salvar vidas.


Papel da aleac
O deputado Heitor Junior (PDT), defensor da causa, deveria dar o exemplo pedindo que a empresa de publicidade da Aleac, que só produz frivolidades, faça também uma campanha.


Posição minha
Foi um golpe contra o ex-presidente Collor e o impeachment da presidente Dilma também seria um golpe. Foram eleitos pelo voto. Faço a observação sobre e-mail do amigo José Alves.


Situação grave
27 casas comerciais atingidas pela última cheio do rio Acre em Brasiléia foram condenadas pela Defesa Civil e terão que ser demolidos, o que complica ainda mais a situação da classe.


Merece credibilidade
Quem conhece a figura da secretária Flora Valadares sabe ser ela acima de qualquer suspeita. Afirma que a doação recebida por Tião Viana e declarada à justiça eleitoral foi dentro da lisura.


 Não vê outro motivo
Flora não vê um motivo para o envolvimento do nome de Tião Viana a não ser o político.


Furo e barrigadas
O cerimonial do governo deu uma tremenda furada ao anunciar a presença do senador Gladson Cameli  (PP) na “Cidade do Povo”, quando este estava em Brasília. E setores da imprensa deram duas barrigadas: a primeira ao publicarem que o senador Gladson esteve na “Cidade do Povo”, discursou, deu entrevistas e foi aplaudido. Só se foi por espírito. E a outra barrigada foi atribuir à presidente Dilma ter declarado que os abrigos dos alagados era a pior coisa que tinha visto. As três situações nunca existiram.


 Não ganha
Se o PT não lançar um nome que represente novidade para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, mesmo com todo o atual desgaste do prefeito Vagner Sales, não ganhará aquela prefeitura. O PT e o PCdoB não têm quadros com boa densidade eleitoral no município.


Muito tranquilo
O governador Tião Viana se mostra sereno em relação ao pedido de investigação feito pelo MPF sobre sua participação no Lava-Jato e aceito pelo STJ. Recebeu uma doação em forma de bônus da direção nacional do PT de 300 mil reais, que foram declarados à justiça eleitoral. É óbvio que não se declara bandalheiras. É uma acusação tão frágil que não deve nem sofrer Denúncia do MP. Se tivesse recebido mensalmente, aí seria outra coisa. Por isso sua serenidade.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.