Menu

Mano Rufino pede apoio para construção de 400 casas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (5)


O governador  Sebastião Viana (PT), realizou no começo da tarde desta sexta-feira, 6, uma visita ao município de Sena Madureira para verificar de perto a situação das famílias afetadas neste ano pela enchente do rio Iaco. Acompanhado do prefeito Mano Rufino (PR), o chefe do Palácio Rio Branco esteve visitando os abrigos públicos e também o local onde são preparadas as refeições diárias para os moradores atingidos.

Publicidade

Viana disse que a situação em vários municípios do Acre é preocupante, mas adiantou que todos os esforços estão sendo concentrados no sentido de minimizar o sofrimento das famílias. O governador também prestou sua solidariedade e ao apoio aos moradores de Sena Madureira que tiveram que deixar suas casas. “Estamos aqui com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros, as secretarias de governo acompanhando a situação e o prefeito Mano Rufino organizou um plano de contingência para socorrer as famílias. O governo do estado fará uma intermediação junto à Defesa Civil Nacional para tratar sobre a reposição das perdas. Tudo o que estiver ao nosso alcance será feito para ajudar Sena Madureira”, salientou.


Um dos locais visitado pelo governador foi a Fundação Amigos da Amazônia, onde se encontram abrigadas sete famílias indígenas. Por lá, Sebastião e o prefeito Mano Rufino conversaram com os indígenas manifestando apoio nesse momento adverso. Em seguida, aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito envolvendo várias autoridades e representantes do povo senamadureirense. Na ocasião, foram apresentados por parte da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros os números oficiais da enchente no município.


Mano Rufino pede ajuda do governador para construção de 400 casas populares


Desde o principio da enchente em Sena Madureira e da retirada das famílias, o prefeito Mano Rufino tem acompanhado de perto a situação, visitando os abrigos públicos bem como as áreas alagadas. No encontro de hoje, Rufino agradeceu o apoio manifestado pelo governador e disse que é preciso uma intervenção para resolver de forma definitiva a situação de muitos moradores. Uma das alternativas será a construção de casas populares em locais seguros.


unnamed (6)


A Prefeitura trabalha um projeto para a construção de 400 casas populares no município. “Temos acompanhado o sofrimento das famílias, mesmo com todo o suporte que está sendo dado. Por isso, apresentamos essa demanda ao governador Tião Viana e vamos lutar para que esse sonho de muitos moradores se torne realidade. Desde já, agradecemos o governador Tião Viana que desde o primeiro momento em que mantivemos contato se colocou à disposição, inclusive, fornecendo cestas básicas para a alimentação dos moradores atingidos pela cheia. Temos certeza de que com a ajuda do governo do estado esse projeto será colocado em prática porque os nossos moradores merecem”, comentou.


Sobre este assunto, ou seja, Sebastião Viana garantiu que o governo estará ajudando. “O prefeito fez a solicitação de 400 casas a serem construídas em um ambiente seguro. Nesse sentido, o governo vai avaliar a doação de um terreno e ao mesmo tempo mediar junto ao Ministério da Integração Nacional a autorização para que nos próximos meses tenhamos o inicio da construção dessas casas para que o problema não venha a se repetir nos outros anos”, complementou o governador.


Nesta sexta-feira, 6, o rio Iaco apresentou sinal de vazante, mas neste ano a força da enchente já retirou mais de 90 famílias de suas casas.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido