Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre deve subir novamente em Brasiléia a partir de 4ª

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do rio Acre, em Rio Branco (AC), deve continuar com altas marcações pelos próximos dias. A previsão meteorológica aponta que mais chuva deve chegar ao Acre pela fronteira com o Peru e Bolívia, causando o aumento do nível do manancial mais importante da região baixa do estado.


A previsão é também que o manancial possa ultrapassar os 19 metros, caso as chuvas não cessem em toda a região. Na medição realizada às 12 horas desta terça-feira, 03, o nível já estava em 18,13 metros, informou a Defesa Civil Estadual, que acompanha o nível de hora em hora.

Anúncios


O rio ultrapassou a marca histórica registrada em 14 de março de 1997, quando o nível chegou aos 17,66 metros e deixou mais de 5.800 pessoas desabrigadas, além de ter atingindo outras 22 mil somente na capital acreana.


Neste ano, em menos de uma semana, o rio Acre já deixa ao menos seis mil pessoas desabrigadas. Voltou a chover na região de fronteira, e o rio, naquele extremo do estado, deve apresentar nova subida nas próximas horas. Consequentemente, as águas devem chegar a Rio Branco nos próximos dias.


Segundo dados obtidos pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), a previsão é de muita chuva durante todo o mês de março em todo o Acre. “Esperamos chuvas acima da média para todo o mês de março. Somente a partir de abril as chuvas devem diminuir. Para os próximos dias, muita chuva, principalmente na região da nascente, e também entre Assis Brasil e Xapuri, região com mais incidência no Alto Acre (sic)”, explica o meteorologista André Alves.


Como noticiado, o aumento foi considerável em menos de 24 horas. No sábado, dia 28 de fevereiro, o manancial marcava, às 21 horas, nível de 17,21 metros. Já neste domingo, a marcação do mesmo horário apresentou aumento de 41 centímetros. Às 21 horas, o rio marcava 17,62 metros. Ainda pela madrugada, o manancial atingiu a cota histórica. Tudo aconteceu de forma bastante rápida, afirmam especialistas.


Questionado se existe previsão para a baixa do nível do rio Acre, em Rio Branco, André diz não haver condições técnicas para explicar a possibilidade, mas esclarece que “pela previsão do tempo, esperamos que as chuvas fiquem bem volumosas a partir de quarta-feira, o que deve prejudicar a baixa do rio”, argumenta.


Sobre os motivos que levaram o rio Acre a uma rápida subida, André diz o seguinte: “O nível do rio Acre subiu principalmente após o período de muita chuva após o carnaval, quinta e sexta-feira. Houve volumes de chuvas a partir de 200 milímetros na região de Assis Brasil”, explica.


Segundo o meteorologista, “tudo isso fez com que o rio absorvesse toda essa chuva, e o transformasse em nível de rio. Então, tudo que chove, se transforma em nível, em poucos dias. Essa onda de cheia vem passando. Já passou por Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolandia e Xapuri. Hoje, está passando em Capixaba e agora, deve chegar aqui na região de Rio Branco (sic)”, informa o profissional.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido