Menu

Pesquisar
Close this search box.

Alto Acre já soma mais de 3.100 famílias atingidas pelo Rio Acre

brasileia1


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sem trégua. Essa é a realidade enfrentada pelos moradores de Epitaciolândia e Brasiléia, cidades acrianas localizadas na área fronteiriça do estado. Nesta terça-feira, 24, em medição realizada às 15h, o nível do Rio Acre marcava 15,45m. Em menos de três horas, houve aumento de exatos três centímetros, número considerado pequeno, visto as últimas elevações do manancial.


Pela manhã, a medição das 6h apontou nível de 15,21m. Já a medição das 9h, revelou que o Rio Acre estava marcando 15,38m. Ao meio-dia, o nível do rio subiu ainda mais e marcou 15,42m. Em nove horas, o rio teve nível elevado em 24 centímetros.

Anúncios


Nos dois municípios, 961 famílias já estão sendo acompanhadas pelo poder público. Ao todo, 3.126 pessoas já foram atingidas direta e indiretamente. É bom lembrar que são 539 desalojados e 324 desabrigadas. Além disso, 18 bairros, em ambas as cidades, já foram atingidos. Ao todo, a região dispõe de 26 abrigos para receber populares.


TERRA DE CHICO MENDES



A pequena cidade de Xapuri, distante 188 quilômetros de Rio Branco, continua sofrendo com a cheia.  Várias ruas já foram tomadas pelas águas do Rio Acre. De acordo com a Defesa Civil Estadual, às 15h, o rio já marcava 16,64m, ou seja, 14 centímetros a mais, quando comparada à medição realizada ao meio dia, quando o nível do rio estava em 16,50m.


Em apenas nove horas, houve aumento de 65 centímetros, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Entre 9h e 15h, o número de atingidos saltou de 250 para 470 pessoas. Atualmente, 165 famílias estão desalojadas. Além disso, outras 34 continuam desabrigadas. Quatro bairros foram atingidos. A prefeitura disponibiliza 10 abrigos. Quem mais sofre, é a zona rural da cidade.


CIDADE DO ABACAXI



Em Tarauacá, a situação permanece a mesma desde as 9h, quando o Rio Tarauacá marcou 10,50m. a prefeitura da cidade informou que 30% do município foi atingido pela cheia do manancial. Além disso, sete famílias estão desabrigadas e outras 12, desalojadas. A cidade dispõe de apenas um abrigo público.


CIDADE-SEDE



Em Rio Branco, o Rio Acre marcou 15,66m às 15h desta terça-feira, 24. O aumento foi de 13 centímetros em nove horas.  Por conta da contínua elevação, 300 novos boxes devem ser entregues ainda hoje aos populares atingidos pela cheia.


Na capital, 945 pessoas estão desalojadas. A cidade conta com apenas um abrigo, localizado no parque de exposições. Doze bairros, além de comunidades ribeirinhas, já foram atingidos pela cheia do Rio Acre. O Riozinho do Rola, também em Rio Branco, marcava às 15h, 14,01m.


INTERIOR



Na cidade de Capixaba, que também é acompanhada pela Defesa Civil, os dados da Defesa Civil apontam o nível de 14,01m. A cidade fica a 75 quilômetros de Rio Branco, capital do estado.


Em Assis Brasil, o Rio Acre começou a baixar. A cidade não tem famílias desabrigadas, mas precisa ficar vigilante. A expectativa é de mais chuva para as cidades peruanas próximas à fronteira com o Acre, o que pode causar a subida Rio Acre que, às 12h desta terça-feira, 6,68m.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido