Menu

Opinião: um Estado sem carnaval e o Acre de outros bons carnavais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Obviamente que realizar e produzir carnaval não é essencial para nenhuma gestão governamental. Mas por outro lado promover festas populares é importante. E no Brasil não existe nenhum evento popular que traduza tanto a alma do povo como o carnaval. O atual governo da FPA não tem investido nas festas de Momo. Na minha avaliação, o motivo não é apenas o momento econômico de “vacas magras”, mas resultado de uma presença cada dia maior de lideranças evangélicas na gestão. Infelizmente o carnaval foi associado com “festa profana” e motivo de preocupação para a segurança pública. Mas se esqueceram do mais importante dessa tradição brasileira que são as manifestações culturais espontâneas de alegria do povo. Assim o atual Governo não ajuda mais as iniciativas carnavalescas nos municípios do interior e menos ainda na Capital. Essa postura do governador Tião Viana (PT) difere das gestões anteriores dos ex-governadores Jorge Viana (PT), que fazia uma festa linda na Gameleira e, de Binho Marques (PT), que produziu o Carnaval Digital na Arena da Floresta.


Solução viável
Todos os municípios do Acre também passam por um momento financeiro difícil. O prefeito de Cruzeiro do Sul , Vagner Sales (PMDB), para não perder a tradição de promover carnaval passou a produção da festa aos empresários da cidade. Uma saída que me parece coerente. O poder público dará a estrutura básica de limpeza pública, segurança e etc.

Publicidade

Festa comunitária
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), realizou um bom carnaval no ano passado. Montou tendas nos principais bairros da Capital e colocou bandas e segurança. Neste ano, irá dar apoio às iniciativas comunitárias de 30 associações de moradores que desejam realizar a festa. Monta a tenda, oferece os músicos e a infraestrutura. E depois colhe o fruto da alegria popular.


“Adversários” e vizinhos
No Anexo 4 dos gabinetes dos deputados federais, em Brasília, o sorteio colocou o deputado federal César Messias (PSB) ao lado de Jéssica Sales (PMDB). Os assessores já fizeram amizade e trocam informações para ajudarem os dois federais do Juruá de primeiro mandato.


Brigas “inúteis”
O fanatismo e a loucura faz muita gente brigar por causa de política. Enquanto isso os detentores de mandatos não estão nem aí. Conversam amigavelmente e se tratam cordialmente. Deixam as brigas pros “tontos” que não entendem nada da verdadeira política.


Equipe boa
César Messias montou um bom time para tocar o seu mandato de federal. Tem gente que conhece os caminhos das pedras para conseguir recursos nos ministérios. O único problema é que agora o seu partido, PSB, é oposição no plano nacional.


Apoios poderosos
Jéssica Sales não estará abandonada em Brasília. Já conseguiu os apoios do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Se seguir a cartilha dos velhos caciques peemedebistas não tem como se perder.


A hora…
A história de vida do deputado federal Sibá Machado (PT) está relacionada com a agricultura. No Pará, ainda jovem, era plantador de pimenta do reino. Uma plantação que demora muito tempo para dar resultados comerciais.


…e a vez do Sibá
Acho que Sibá adquiriu o dom da paciência nos tempos de agricultor. Passou o ano passado sob fogo cerrado de todos os lados. Agora, será o líder da bancada do PT, a maior da Câmara. É aquela história quem sabe esperar pode alcançar.


É hoje?
O senador Jorge Viana (PT) deveria ter sido eleito na terça, 3, vice-presidente do Senado. Impasses relativos às secretarias do Senado deixaram a votação para esta quarta, dia 4. Mas ajustados os problemas Jorge deverá continuar no cargo.


Reforço à liberdade de imprensa
O juiz Giordani Dourado irá assumir nesta quinta, dia 5, a presidência da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC). O jovem magistrado tem se destacado pelas suas teses e sentenças a favor da liberdade de imprensa. Nada mais democrático. Afinal uma imprensa engessada significa liberdade para os mal feitos e a corrupção. Claro que os jornalistas precisam ter responsabilidade com a informação. Os excessos devem realmente ser punidos. Mas a regra geral deve ser a liberdade de expressão. Giordani assumirá a entidade com duas bandeiras principais, a valorização dos magistrados e uma maior aproximação dos juízes com as comunidades acreanas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido