Menu

Sibá Machado é aclamado líder do PT na Câmara dos deputados

Ibá interno
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na foto, Sibá Machado é aclamado lider do PT na Câmara

 

Publicidade

Foi batido o martelo. O deputado federal Sibá Machado (PT-AC) foi eleito, nesta quarta-feira (4), o novo líder da bancada do PT na Câmara, o que já era previsto.


Sibá substitui o atual líder, deputado Vicentinho (PT-SP). O nome do deputado do Acre foi escolhido em reunião entre líderes petistas. O presidente nacional da legenda, Rui Falcão, também participou do encontro.


“Nós abrimos mão do nosso próprio mandado para nos dedicar ao de vocês”, afirmou Vicentinho ao explicar na reunião a atribuição do líder partidário.


“Espero ter representado da melhor forma esta bancada constituída a partir de lutas populares, das quais não podíamos nos afastar”, acrescentou o parlamentar.


O perfil de Sibá Machado caiu como uma luva na liderança do PT na Casa. O parlamentar é conhecido por incisivas defesas aos governos petistas em casos polêmicos como o Mensalão e o Petrolão.


Sibá Machado foi citado recentemente na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, mas nega envolvimento no esquema de propinas da Petrobras, que repercute nacionalmente.


Perfil – Sibá foi o candidato a deputado federal pelo PT no Acre mais votado nas eleições de 1994. No entanto, ele não atingiu o quociente eleitoral necessário para obter a vaga.


Em 1997, ele foi eleito primeiro suplente de deputado estadual. Sibá foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Acre entre 1999 e 2001. No mesmo período, assumiu a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar.


O atual líder do PT na Câmara foi eleito, em 2002, presidente do diretório estadual da legenda no Acre e reeleito em 2004.


Sibá assumiu cadeira no Senado Federal entre 2003 e 2008. Em 2011, ele assumiu mandato como deputado federal, sendo o mais votado do partido no Acre.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido