Menu

Estudantes que procuram Fies estão surpresos com novas regras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudantes que estão procurando o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) estão sendo surpreendidos com uma nova regra imposta pela presidente Dilma Rousseff no apagar das luzes do ano passado. Através do Diário da União do dia 29 de dezembro foi decretado que a partir de 2015 só terá acesso ao financiamento quem alcançar média de 450 no Enem. Antes, o aluno só tinha que ter registrado presença nos dois dias de provas de avaliação do ensino médio.


A medida está pegando muitos acreanos – que procuraram efetivar inscrição nessa segunda quinzena de janeiro – de surpresa. Diferente do que vem sendo anunciado pela assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de que a equipe técnica que está fazendo uma manutenção no sistema ainda não conseguiu terminar o trabalho, e ainda não estimou um novo prazo para que ele volte a funcionar, nas faculdades particulares de Rio Branco, a regra é bem clara: “o sistema está fora do ar para adequação do Fies às novas regras”.

Publicidade

A portaria vale para estudantes a partir de 2010. Quem zerou na redação não tem nenhuma chance de se inscrever. Quem tinha bolsa integral do ProUni e utilizava o Fies vai ter que optar por um dos financiamentos. Ainda de acordo a portaria, o bolsista parcial do ProUni, pode requerer o Fies para cobrir o restante dos custos, se ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso.


Embora os representantes de faculdades particular no Acre evitem falar sobre as novas regras que passam a valer no próximo dia 30 de março, fontes revelaram a possibilidade de algumas faculdades reverem a forma de oferecer financiamento.


Há previsão de uma redução drástica no número de beneficiados. O fies foi um dos principais incentivadores do crescimento do setor nos últimos anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido