Menu

Sistemas da prefeitura de Rio Branco ficarão inoperantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir desta quinta-feira, 15 até o dia 26 de janeiro, não haverá atendimento ao público nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC), na área reservada à Prefeitura de Rio Branco na OCA e nos demais órgãos do município que realizam atendimento. Durante este tempo, o Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização da Gestão (DTIMG), da prefeitura implanta um novo sistema, que vai modernizar os sistemas corporativos utilizados para a gestão tributária, orçamentária, financeira e contábil. Somente a Nota Fiscal Eletrônica continuará sendo emitida.


Os atuais sistemas (como o Safira e o Turmalina) serão substituídos por uma nova ferramenta, o Webpúblico, que garante facilidades para o público interno (funcionários) e externo e vai resultar em agilidade no tempo de atendimento, permitindo ainda a disponibilização de novos serviços online no portal da Prefeitura. Algumas áreas que não contavam com processo informatizado, estão contempladas no Webpúblico, como a Gestão da Fiscalização de Trânsito e Transporte; Gestão do PPA, LDO e LOA; Controle de precatórios; cobrança administrativa e previsão de receita.

Publicidade

O Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Modernização da Gestão (DTIMG), Pablo Mendes, esclarece que está tudo pronto para a migração do sistema e para que não haja problemas, a prefeitura alugou um gerador de energia e que todo o trabalho está sendo executado pela equipe da DTIMG e da empresa paranaense que desenvolveu o Webpúblico. Pablo Mendes relata ainda que foram colocados avisos sobre a interrupção dos serviços da prefeitura nos CACs, na OCA e nos demais órgãos do município há mais de uma semana, o que também foi amplamente anunciado a população em geral por meio da imprensa e do site da prefeitura.


A novidade do Webpúblico fica por conta da integração entre os módulos, onde todo procedimento realizado é refletido em tempo real, não sendo mais necessária a inserção de informações de um sistema para outro. O que acontece em qualquer um dos módulos é automaticamente recebido pela contabilidade.


Pablo Mendes, explica que o novo sistema foi desenvolvido para a prefeitura e com a participação de técnicos da DTIMG. “Desenvolvido em plataforma web, o sistema traz uma novidade, o fato de não precisar de nenhum tipo de instalação e poder ser acessado de equipamentos como tabletes e smartphones, além da segurança da informação, criptografia e controle de vírus”, cita.


Numa segunda etapa da implantação do Webpúblico, que deverá começar em março, será implantado o Portal do Cidadão, onde os cidadãos vão ter informações completas sobre situação de imóveis, débitos e ainda poderá emitir taxas para pagamentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido