Menu

Extintor veicular do tipo ABC está em falta em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Entrou em vigor desde ontem, 1º de janeiro de 2015, a obrigatoriedade do extintor automotivo modelo ‘ABC’. A reportagem do ac24horas percorreu os principais postos de gasolina e constatou que o equipamento de segurança está em falta na capital.


Em contato com a empresa líder no segmento no estado em extintores de incêndios, Casa Fahat, a informação foi confirmada pela funcionária Ângela Maria Cordeiro.

Publicidade

“Estamos sem estoque desde a quarta-feira, 31 de dezembro, a sorte foi que já havíamos feito um novo pedido que deverá chegar hoje à tarde, mas provavelmente ainda não dará conta da demanda, pois tem sido muito grande nesses últimos dias”.


Ângela Cordeiro explicou que são vendidos dois modelos de extintores veiculares: o pequeno redondo e um longo e fino. O modelo  (pequeno redondo) , que está em falta no mercado, é o que deveria ser instalado nos carros de passeio utilitário, já o modelo longo utilizado para carros de porte maior, do tipo caminhonete e outros podem ser encontrados facilmente em qualquer posto de gasolina.


O preço cobrado pelo novo extintor nos postos de gasolina é de R$ 100,00, mas quem não comprou a tempo deverá pagar com pequeno reajuste, a partir dessa semana, com a chegada do novo carregamento, informou Ângela Cordeiro.


COLHER DE CHÁ!


Detran  promete não aplicar multas até que estoque de extintor  ‘ABC’ esteja normalizado


Devido a falta de extintor veicular de incêndio, do tipo ABC, na capital, a assessoria de comunicação do Detran Acre informou à reportagem do ac24horas que irá flexibilizar a aplicação de multas aos condutores que ainda não adquiriram o equipamento de segurança obrigatório, que passou a vigorar desde ontem, 01 de janeiro de 2015.


“Estaremos em contato com as empresas fornecedoras dos equipamentos para acompanhar o processo de regularização de estoque do novo modelo de extintor ‘ABC’. Até lá, nas blitz, não será aplicado multas e estaremos oferecendo  orientação quanto à obrigatoriedade e os cuidados, porém vale destacar que aqueles que possuem carros com fabricação 2005, em diante, que estiverem com equipamento vencido ou fora dos padrões de uso sofrerão as penalidades previstas em Lei. A flexibilização valerá somente para aqueles que ainda não puderam comprar o equipamento por falta do mesmo no mercado”, informou a assessoria do órgão.


A assessoria ressalta ainda que o condutor que possui o modelo anterior de extintor e estiver com o equipamento vencido também será multado conforme prevê as regras do Conatran.


Qual a diferença e a vantagem do novo extintor do tipo ABC


A principal vantagem do novo extintor frente ao anterior é que o novo modelo (ABC) permite ao usuário apagar qualquer principio de incêndio, seja na parte mecânica (motor) ou no interior do veículo (painel, bancos, revestimentos internos, plásticos e outros, mangueiras de borracha e forro do capô do motor), coisa que o modelo anterior não possibilitava.

Publicidade

Vale destacar que a determinação passa a vale somente para os carros de fabricação anterior a 2005, porém cabe ao condutor verificar a validade e as condições do equipamento para que não venha ser penalizado, da mesma forma, por uso inadequado.


Dicas importantes


  1. Verifique o prazo de validade do extintor.
    2. Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização.
    3. Verifique sempre o indicador da pressão do extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde, o que quer dizer que o extintor está pressurizado.
    4. Verifique se a aparência geral externa do extintor está em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos). As dicas foram extraídas do site do Conatran.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido