Menu

Ministério das Cidades cai no colo de Sérgio Petecão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O anúncio dos primeiros nomes do ministério da presidente Dilma Rousseff (PT) deixou ao menos um acreano feliz. O senador Sérgio Petecão (PSD) poderá ser o maior beneficiário político da indicação do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), para assumir a pasta das Cidades. Esse é o ministério que mais mexe com a ponta da política, ou seja, com os municípios. A maioria das verbas extra-orçamentárias tem origem no ministério que será comandado agora pelo PSD. Petecão foi um dos primeiros políticos a aderir ao partido criado por Kassab e poderá tirar proveito da situação facilitando a aprovação de projetos para os prefeitos acreanos. Não é pouca coisa levando-se em conta que a próxima disputa eleitoral será justamente nos municípios. O PSD terá uma bancada de quatro senadores, Omar (AM), Oto Alencar (BA), Hélio (DF) e Petecão (AC) e, o Ministério das Cidades, com o presidente do partido Kassab. Se no Acre, Petecão é oposição, no plano nacional, terá todos os elementos para apoiar o Governo Dilma. Todo esse movimento pode ainda significar que Petecão, ao contrário do que a maioria pensa, chegará forte para disputar a reeleição em 2018.


Tudo às claras
Petecão me disse que Kassab conhece bem a sua posição política e não tem nenhuma restrição. No Acre faz oposição ferrenha ao projeto da FPA. Mas no plano nacional acompanha o partido do qual faz parte da executiva.

Publicidade

Uma porta bem aproveitada
Deputado federal por dois mandatos, o senador eleito Gladson Cameli (PP), soube aproveitar bem o Ministério das Cidades quando estava na mão do PP. Gladson e a sua equipe trabalharam muito liberando recursos e ajudando a aprovar projetos das prefeituras acreanas.


Na contramão
O final de gestão do presidente da Câmara de Rio Branco, Roger Correa (PSB), não tem sido um mar de rosas. Além de algumas denúncias que estão sendo investigadas pelo Ministério Público, Roger fez um discurso de despedida do cargo que desagradou “quase” todos os vereadores. Roger deu a entender que os colegas do parlamento mirim pedem mais do que deveriam.


Decepção
O vereador Roger parecia que emplacaria um mandato brilhante. Mas pode ter se perdido no caminho. A política é cheia de armadilhas. Se não prestar atenção o cidadão se embanana na própria vaidade. E a artilharia mais cruel é a dos aliados. Muito pior do que a de opositores.


Elevadores em excesso
Entre as várias denúncias contra a gestão da Câmara a que me parece mais séria é a do aluguel do prédio. O valor praticamente dobrou. A justificativa é a do proprietário instalar um elevador. Mas uma pergunta que não quer calar. Depois de um ano o valor do elevador já será coberto pelo aluguel duplicado. E nos próximos anos se o contrato continuar em vigor? Será um elevador por ano?


Para simplificar a guerra
Esse caso da conselheira Silene Ferreira da Silva do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco que diz ter votado contra o aumento da passagem de ônibus é fácil de resolver. Basta um profissional verificar a sua assinatura. Se for verdadeira, não adianta gritar. Se for falsa ai já é outra história.


A gente lê o que assina
Recentemente o deputado federal Sibá Machado (PT) assinou um requerimento da deputada federal Antônia Lúcia (PSC) para instaurar uma CPI sobre a BR 364. Depois se arrependeu e disse ter sido induzido ao erro. O caso foi parar no conselho de ética da Câmara Federal.


Mensagens ao vento
Acho muito legal esse costume dos políticos do Acre de enviarem mensagens nas datas importantes como Natal, Ano Novo, Páscoa e etc. Mas isso pode ocasionar algumas confusões. Por exemplo, do político sem querer enviar mensagens de “amor” aos desafetos.


As coisas mudam
A política é tão dinâmica que os aliados de ontem são os adversários de hoje. Como essas mensagens são “impessoais” enviadas a partir de mailing lists os melhores desejos são enviados até para quem se tem os piores desejos. Acho é graça!


Os anos campeões de mensagens
Outro fator interessante é que em anos eleitorais o número de mensagens que a gente recebe quadriplica. Alguns que nunca nos viram mais gordo ou mais magro mandam aqueles textos “melosos” para denotar uma amizade que não existe. Em alguns casos é muita “cara de pau”. Só falta pedir o voto nos textos.


Um Natal iluminado aos leitores
Quero desejar aos leitores da coluna um Natal de muita paz e amor. O nascimento do Mestre Jesus é muito mais do que um simples evento para troca de mensagens e de presentes. É um momento para a reflexão. Na minha avaliação, significa a oportunidade de renovação para todos os seres. Jesus veio trazer a nova mensagem em que o amor se tornou o centro das leis. Na realidade vejo Jesus como um revolucionário que quis libertar o povo das amarras do egoísmo e da escravidão material. Ele combateu com o seu próprio exemplo leis arcaicas que beneficiavam apenas os poderosos. Algo parecido com o que atualmente ainda acontece. Infelizmente alguns oportunistas têm utilizado as palavras de Jesus em benefício próprio para enriquecimento pessoal e manipulação política. Mas a verdadeira mensagem de Jesus está escrita no coração da humanidade que aos poucos vai aprendendo a decifrá-la. Portanto, que esse Natal renove a nossa capacidade de amar e transcender a ilusão dos valores mundanos que tanto sofrimento têm trazido às pessoas. Feliz Natal!

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido