Conecte-se agora

PF encontra planilha com nome de Sibá Machado em supostas anotações de repasses de dinheiro

Publicado

em

Dando continuidade a uma das várias frentes de investigação da Operação Lava Jato, numa ação de busca e apreensão na sede da empreiteira Camargo Correia, em São Paulo, a Polícia Federal encontrou várias planilhas com nomes de políticos em supostas anotações de repasses de dinheiro. Entre os nomes que constam na lista, aparece o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), além de políticos rondonienses como o do senador Valdir Raupp (PMDB), o deputado federal Rubens Moreira Mendes (PSD) e Rodrigo Melo Nogueira (PDT), ex-superintendente do Trabalho e Emprego em Rondônia e sobrinho do ex-prefeito de Guajará Mirim, Dedé de Melo.  As informações e planilhas constam na Edição do Jornal O Estado de São Paulo desta terça-feira, 9.

Além de Sibá Machado, as planilhas contem o nome do vice-presidente Michel Temer (PMDB). A assessoria do Planalto nega qualquer envolvimento  de Temer com a empresa investigada.

Lista da corrupção900

LEIA TAMBÉM: PT repassou R$ 855 mil de empresas envolvidas em
corrupção na Petrobras para a reeleição de Sebastião Viana no Acre

Nesta ação, segundo levantamento, a PF não faz nenhuma análise sobre o documento porque os políticos mencionados detêm foro privilegiado perante os tribunais superiores – no caso dos parlamentares, o Supremo Tribunal Federal (STF) detém competência exclusiva para abrir investigação.

Sem autorização da Corte, a PF não pode investigar deputado nem senador.A PF apenas juntou aos autos da Operação Lava Jato o documento apreendido na empreiteira, que é alvo da investigação por suspeita de ter integrado o cartel que assumiu o controle dos maiores contratos da Petrobrás.

De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo, não há nenhuma menção nas planilhas encontradas na empreiteira a um suposto caixa 2 ou pagamento de propinas. São nomes lançados ao lado de valores.

Na apreensão, a PF também encontrou planilhas que apontam doações que teriam sido feitas pela empresa a políticos do PT, PSDB, PMDB, DEM, PDT e PT nas eleições de 2012.Os nomes dos políticos aparecem em tabelas, organizadas por partidos. Os políticos citados nas planilhas vem acompanhados por números isolados.

O criminalista Celso Vilardi, constituído pela Camargo Corrêa, disse que não iria comentar o documento apreendido pela PF porque não teve acesso a ele.

Procurado por ac24horas, Sibá Machado, que se encontra em Brasília (DF), disse por telefone que desconhece a planilha encontrada pela PF e nega qualquer envolvimento com a empreiteira Camargo Correia. “Eu não tenho qualquer envolvimento, eu desconheço essa lista e nunca tive qualquer contato com os proprietários dessa empresa ou representantes”, disse o parlamentar petista aparentando está desconfortável com a abordagem jornalística.

tião benedita leo brito siba machado e almerinda cunha - out2011

Apesar de negar envolvimento, Sibá fez parte do Conselho Administrativo da Usina Hidrelétrica de Jirau, localizada em Rondônia, quem tem como sócia acionista no empreendimento a Construtora Camargo Correia. Ele assumiu o cargo após Marina Silva deixar o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula e assumir a vaga ocupada no senado ocupada por Sibá, na época suplente.

Confira os documentos vazados da Operação Lava Jato
lista1 lista3 lista2

Propaganda

Acre

Preço da carne eleva inflação em Rio Branco, mostra dados do IBGE

Publicado

em

A inflação em Rio Branco voltou a subir em novembro depois de um outubro com preços deflacionados. A variação de 0,72% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo IBGE é o 3º maior entre as capitais brasileiras em novembro. Ou seja: no período, a inflação em Rio Branco só perde para a de Belém (aumento de 0,93%) e São Luís  (1,05%).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em novembro, com destaque para despesas pessoais (1,24%), que apresentou a maior variação no índice do mês, e alimentação e bebidas (0,72%), cuja contribuição de 0,18 ponto percentual foi a maior entre os grupos do IPCA.

A aceleração no grupo Alimentação e bebidas (0,72%) deveu-se, principalmente, à alta das carnes (8,09%), que exerceu o maior impacto individual (0,22 p.p) no IPCA de novembro. Com isso, a alimentação no domicílio, que havia registrado deflação (-0,03%) em outubro, subiu 1,01% em novembro. No lado das quedas, destacam-se a batata-inglesa (-14,27%) e o tomate (-12,71%), ambos com contribuição de -0,03 p.p. no índice do mês. A cebola (-12,48%) também recuou, embora menos intensamente do que em outubro (-20,84%).

Também merece destaque o grupo Habitação, que passou de uma deflação de 0,61% em outubro para alta de 0,71% em novembro, com impacto de 0,11. Juntos, os três grupos corresponderam a cerca de 82% do IPCA de novembro.

Continuar lendo

Acre

Segurança diz que já recuperou mais de mil veículos roubados em 2019

Publicado

em

IMAGEM ILUSTRATIVA

A Segurança Pública do Acre afirmou nesta sexta-feira, 6, que entre o período de março a novembro deste ano, mais de mil veículos com restrição de roubo ou furto foram recuperados em todo o Acre, automóveis e motocicletas, em sua maioria. Conforme os dados, grande parte dos veículos furtados são levados para fronteira do Acre, onde são trocados por armas e drogas.

O governo destaca que, para coibir a prática e controlar os índices de crimes, o Sistema Integrado de Segurança Pública realiza diariamente operações com abordagens em pontos estratégicos e atua em parceria com as forças de segurança dos países de fronteira. “A tecnologia está a serviço da segurança pública para uma ação mais célere, tendo em vista que, após a instalação do cerco, aumentou em mais de 50% a recuperação de veículos furtados e roubados, principalmente na capital. Entre os meses de março e novembro deste ano, foram 1.059 veículos capturados, tudo com a ajuda do sistema de monitoramento”, disse o secretário de segurança, Paulo Cézar dos Santos.

Além da implantação do cerco eletrônico este ano, a secretaria afirma que as ações de repressão ao crime contra a vida e ao patrimônio foram reforçadas.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.