Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dezesseis morreram por causa da AIDS no Acre em 2013

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dezesseis mortes por aids foram registradas no Acre ano passado, segundo dados do boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (1º), pelo Ministério da Saúde, durante evento em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a aids.


De acordo com o boletim, cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e aids hoje no país, deste total, 80% (589 mil) foram diagnosticadas. No Acre, por exemplo, de 1987 a setembro de 2014, foram registradas no Estado 763 pessoas soropositivas e 233 óbitos. Entre os soropositivos, 444 são homens e 319 são mulheres. A região com maior número de novos casos é a Sudeste – 38,6%.

Anúncios


O Ministério da Saúde apresentou também uma campanha a estratégia de prevenir, testar e tratar a doença. A campanha tem como público alvo os jovens. Haverá também material segmentado para a população jovem gay e travestis. A estratégia deste ano prevê a continuidade da campanha, com adaptações, para festas populares, como carnaval e outros eventos, durante todo o próximo ano.


A mensagem geral da campanha é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.


Porém, o Ministério da Saúde ressalta que a epidemia da AIDS no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de aids novos ao ano.


O coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,1 caso de mortes por 100 mil habitantes em 2004, para 5,7 casos em 2013. Do total de óbitos por aids ocorridos no país até o ano passado, 198.534 (71,3%) ocorreram entre homens e 79.655 (28,6%) entre mulheres.


O vírus HIV é transmitido pelo sangue, sêmen e leite materno. A infecção não tem cura, mas pode ser controlada por anos com o uso de coquetéis de drogas antivirais.


O SUS oferece um teste rápido, gratuito e sigiloso para interessados em descobrir se estão ou não infectados pelo vírus. O resultado sai em menos de 20 minutos, e não é necessário agendar o procedimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido