Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quem ganha a eleição no Acre e tem boca vai a Roma

roma_02


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador reeleito Tião Viana (PT) e o seu vice César Messias (PSB), deputado federal eleito, passaram alguns dias em Roma, na Itália, acompanhados das esposas Marlúcia e Vanuza. Segundo as minhas fontes a viagem foi para descanso depois da árdua campanha eleitoral de 2014. Mas não é impossível que contatos relacionados à ações no Acre tenham sido feitos. Tanto na área de designer de movelaria quanto em outros setores da economia do Estado há tempos se tenta fazer parcerias com empresários italianos. Tião e Messias desembarcam em Rio Branco no sábado, dia 29. Quem sabe os dias de descanso na Cidade Eterna possam também ter ajudado na definição da lista do governador para os futuros secretários da nova gestão que começa em janeiro de 2015.


A espera de um encaixe
Pelo menos três deputados estaduais que perderam a eleição devem estar ansiosos para verem a lista do novo secretariado. Astério Moreira (PEN), Jamyl Asfury (PEN) e Élson Santiago (PEN) estão no compasso de espera para saber para onde irão.

Anúncios


A força dos 13 mil votos
Alguns candidatos a deputado federal apesar de derrotados saíram bem da eleição de 2014. Ilderlei Cordeiro (PR), Raimundo Vaz (PRP) e Vanda Milani (PP) tiveram em torno de 13 mil votos cada um. Portanto, são cartas dentro do baralho nas articulações para a disputa municipal de 2016.


A hora e a vez
O ex-deputado Ilderlei Cordeiro é um nome forte para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Resta saber se a oposição sairá com um ou dois nomes. Mesmo porque tudo indica que o candidato do PT está definido e será o professor Marcelo Siqueira (PT).


Questão de estratégia
Claro que o atual prefeito Vagner Sales (PMDB) deverá ter um nome a indicar à sua sucessão. Como em Cruzeiro do Sul a eleição é em apenas um turno mais de um candidato da oposição pode facilitar o sonho do PT de administrar o município.


Livre para sonhar
Além disso, o deputado federal Henrique Afonso (PV) ficará sem mandato a partir de fevereiro. Não acho impossível Henrique tentar novamente disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Pela FPA foi derrotado em 2004 e 2012. Mas pode se arriscar agora pela oposição.


De volta pra casa
O deputado federal Taumaturgo Lima (PT) poderá retomar o seu projeto político original: ser prefeito de Mâncio Lima. Sem ter disputado a reeleição e nascido no município, Taumaturgo, seria realmente um candidato forte em 2016.


Articulação gospel
O presidente da Assembleia de Deus da Capital, pastor Luiz Gonzaga, segundo especulações, deverá lançar o seu filho Ozéias Lima, candidato a vereador, em 2016. Depois de não conseguir eleger o outro filho Marcos Lima (PSDC) e, nem o candidato a estadual Pastor Cabral (PDT), o projeto político poderá tomar outra direção.


Lembranças do passado
O deputado estadual Elder Paiva (PEN) foi o último político eleito com as bênçãos da Assembleia de Deus, da Capital. Sem disputar a reeleição Elder deverá ser candidato a vereador por Rio Branco. Mas deve mudar de partido.


Bancada forte
O PMDB do Acre terá a quarta bancada mais representativa do partido na Câmara Federal. Com dois deputados eleitos, Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB), só terá menos representantes peemedebistas que o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.


Explicação
Na maioria dos estados brasileiros o PMDB conseguiu eleger apenas um federal. Com dois parlamentares o Acre ganha um reforço considerável. Levando-se em conta a força do PMDB no atual Governo essa representatividade pode resultar em ajudas substanciais às prefeituras do Acre.


De novo outra vez
Pelas recentes declarações do candidato derrotado ao Governo Márcio Bittar (PSDB) a disputa da prefeitura da Capital não está descartada. Resta saber se terá apoio dos seus colegas da oposição para a sua nova aventura.


Informações contraditórias
Recebi a informação de uma fonte quente de que Márcio Bittar irá trabalhar na representação, em Brasília, do governo do Mato Grosso do Sul. Mas um outro aliado do deputado tucano garante que não. De qualquer jeito acho difícil Bittar permanecer no Acre fora de período eleitoral.


Parceria firmada
O deputado estadual Major Rocha (PSDB) e a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) andam trocando figurinhas. Rocha que vai para a Câmara Federal está passando o bastão de liderança da oposição na ALEAC para Sinhasique, eleita deputada.


Ninho dos tucanos
Major Rocha será realmente, a partir de 2015, o presidente regional do PSDB acreano. Qualquer deputado federal tem a prerrogativa de dirigir o partido a que pertence. Afinal as verbas partidárias são diretamente ligadas ao número de federais de cada partido.

Anúncios


Reforço considerável
O PT terá agora três deputados federais, Sibá Machado (PT), Raimundo Angelim (PT) e Léo Brito (PT). Somados ao senador Jorge Viana (PT) a bancada parlamentar petista acreana poderá despertar uma maior atenção da presidente Dilma (PT) ao Estado.


Telhado de vidro
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Roger Correa (PSB) tem que explicar melhor o aumento do aluguel do prédio que abriga os vereadores. Senão fica aquela impressão que a transparência da Casa é a de um telhado de vidro.


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido