Menu

Pesquisar
Close this search box.

JV critica discurso da oposição sobre meta do superávit

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em discurso na tribuna do Senado nesta sexta-feira, 28, o senador Jorge Viana elogiou a composição da nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff apresentada nesta semana. O parlamentar afirmou que os desafios de Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda, Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, e Nelson Barbosa, que ficará à frente do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, será o de conduzir a política econômica brasileira com responsabilidade e criar condições para que o país se consolide como uma grande nação em pleno desenvolvimento.


“São profissionais respeitados por todos. São grandes brasileiros, preparados, que fizeram parte do primeiro e do segundo mandatos do presidente Lula, quando conseguiram alcançar indicadores de crescimento invejáveis no país, tudo isso conciliado com a política de inclusão social”, destacou ele.

Anúncios


Jorge Viana também criticou o discurso da oposição no debate sobre a mudança no teto da meta do superávit primário na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014. Segundo ele, o governo está cumprindo a meta fiscal com responsabilidade, garantindo inclusive investimentos ao setor produtivo, como a desoneração da folha de pagamento das empresas que resultou na perda de arrecadação de quase R$ 120 bilhões neste ano, mas garantiu a geração de emprego e renda aos brasileiros.


“O Governo está propondo uma alteração retirando da LDO o teto de abatimento da meta de superávit. Isso é muito importante de ser traduzido. Isso é como uma família: se o momento está difícil, se há algumas despesas extras, economiza-se, não se faz gasto supérfluo. E é isso que o Brasil tem feito”, defendeu.


Ele destacou que vários países do mundo, incluindo os que compõem grandes grupos econômicos como o G20, estão fechando o ano com déficit. “O governo está assumindo ainda ter um saldo positivo de 10 bilhões de reais. Então, onde está o rombo? Onde está a irresponsabilidade?”, questionou.


Desmatamento – Durante o discurso, Jorge Viana também destacou os números apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostraram uma redução de 18% no desmatamento da Amazônia Legal. “Esse é um dado muito importante, porque no período de 2012/2013 nós tivemos um crescimento do desmatamento, com uma área de 5.891km2 no período. Agora, com a redução de mais de 1.000 km2 de desmatamento, estou falando de 100 mil hectares que deixaram de sofrer corte raso. Então, eu queria cumprimentar também a Presidenta Dilma e, especialmente, a Ministra Izabella Teixeira e a equipe pelo resultado deste trabalho”, destacou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido