Menu

Alan Rick e doutora Juliana são acusados de trocar carteiras de pescador por voto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

eleitos_01


A Bíblia revela que a multiplicação dos pães e peixes é um dos milagres mais conhecidos de Jesus Cristo. Se nas escrituras sagradas, o filho de Deus foi o responsável pela multiplicação dos peixes para alimentar uma multidão, nos dias atuais, os políticos são os responsáveis pela multiplicação dos pescadores, que mantidos pelo Ministério da Pesca, se multiplicam mais que os peixes nos rios.

Publicidade

Uma investigação da Polícia Federal, em andamento há algum tempo, revela que as carteiras de pescador que garantem um salário mínimo para os pescadores artesanais, no período de defeso, podem estar sendo usadas como moeda para compra de votos. No Acre, o aumento das carteiras deu um salto de 700 para mais de 10 mil carteiras, distribuídas nos 22 municípios do Acre.


Segundo reportagens de jornais de grande circulação, em nível nacional, um mês antes do início da campanha eleitoral deste ano, o Ministério da Pesca alterou a norma interna e permitiu que carteiras de pescador, antes confeccionadas pela Casa da Moeda, fossem emitidas em papel comum. A aquisição do benefício é concedida com uma declaração de uma associação de pescadores.


Na maioria dos estados, as superintendências do Ministério da Pesca são controladas pelo PRB. No Acre, não é diferente, o partido controla a pasta e está sob suspeição. Dois candidatos eleitos pela legenda nas eleições deste ano, a ex-superintendente do órgão, doutora Juliana, deputada estadual eleita, está no olho do furacão das acusações do uso fraudulento da carteira de pescador.


alanAlém da ex-superintendente, o deputado federal eleito, Alan Rick (PRB) também é citado. A PF e o MP investigam denúncia de que houve um derramamento de carteiras no período eleitoral para pessoas que não praticam a atividade pesqueira. A distribuição teria beneficiado Juliana Rodrigues de Oliveira e Alan Rick, respectivamente eleitos deputados estadual e federal pelo PRB.


Segundo informações de agentes federais, a PF colheu depoimento de eleitores que receberam as carteiras cinco dias antes das eleições. Eles disseram ter vendido o voto em troca do benefício. A investigação está sob sigilo. Em Rio Branco, a PF investiga ainda o desvio de recursos e o pagamento de propinas na obra de construção do prédio do Ministério da Pesca.


De acordo com o jornal o Estado de São Paulo, dados do ministério mostram que, no Acre e no Maranhão, o número de carteiras emitidas no período eleitoral supera o dos demais meses. De agosto a outubro, foram confeccionadas 30.177 carteiras no Maranhão, mais que as 22.581 dos sete meses anteriores do ano. A Polícia Federal tem 14 inquéritos abertos no Estado para apurar irregularidades.


O Estadão destaca ainda que o número de pescadores artesanais registrados no País hoje é de 1.005.888. Dados do Ministério do Trabalho mostram que, de abril a setembro, o número de requerentes do seguro da pesca chegou a 281 mil – foram 198 mil no mesmo período de 2013. A pasta não informou quais Estados tiveram maior crescimento do número de pescadores que recebem o benefício.


A reportagem falou com o secretário-geral do PRB, Diego Rodrigues, filho da deputada eleita doutora Juliana. Ele afirma que a ex-superintendente está muito tranquila em relação à denúncia. “É uma inverdade. Ela se afastou do Ministério da Pesca, no mês de abril, deixando de ter qualquer relação com a pasta. Nenhum dos nossos candidatos eleitos foi notificado sobre esta questão”, ressalta.


Apesar de não citar nomes, Diego Rodrigues atribui o caso a uma denúncia feita pelo senador Sérgio Petecão (PSD). “O PRB e seus membros estão tranquilos. Tudo não passa de perseguição política. Todos nós sabemos quem é o autor desta denúncia. Ele tenta relacionar as ações do Ministério da Pesca, com a campanha eleitoral para tentar obter um mandato no tapetão”.


O dirigente partidário diz que os membros de seu partido desconhecem qualquer irregularidade cometida no Ministério da Pesca. “É uma acusação falsa, devidamente esclarecida pelo Ministério da Pesca, pena que o Estadão ao invés de esclarecer, confunde seus leitores ao passar uma informação recheada de inverdades e acusações levianas contra nossos candidatos”.

Publicidade

O deputado federal eleito Alan Rick disse à reportagem que obteve informações que a denúncia é uma armação. “Uma tentativa de um senador que foi derrotado tentar ganhar no tapetão, mas não existe nenhuma citação contra mim. Não tenho nada a ver com o Ministério da Pesca. É um direito dele tentar de alguma maneira turvar meu nome, mas quem não deve não teme”, destaca.


Alan Rick revela não ter preocupação em fazer sua defesa no caso. “Continuamos nosso trabalho normalmente não tenho nenhum preocupação. É uma denúncia caluniosa e sem provas. É uma armação perversa de um senador que responde seis processos por compra de votos. Questionado pelas notícias veiculadas em nível nacional, Alan Rick foi enfático: “é uma notícia plantada”.


O senador Sérgio Petecão rebateu as acusações que ele estaria por trás da denúncia de derramamento de carteiras de pescador no Acre. “a denúncia é antiga. Eu não mando na Polícia Federal. Esta investigação já estava com a PF há muito tempo. É uma máfia que acontece em todo o Brasil, como é que estas pessoas querem me culpar por um crime cometido pelos gestores ligados ao PRB?”, questiona.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido